Enzo Kalinke*
Passados os maiores percalรงos trazidos pela pandemia que ainda estamos vivendo, comeรงamos a perceber as mudanรงas que ela trouxe para o cotidiano. Para todos, um perรญodo extremamente difรญcil e carregado de novos hรกbitos, novas discussรตes e novos costumes.
Analisando as mudanรงas trazidas por esse perรญodo, principalmente os efeitos que as mesmas tรชm para com os jovens, percebemos uma significativa diferenรงa na forma como eles se relacionam e se comunicam.
A presenรงa das tecnologias nos relacionamentos interpessoais, bem como na vida dos jovens, jรก crescia antes do cenรกrio pandรชmico, porรฉm, aumentou drasticamente. Desde 2020, a internet deixou de ser apenas um centro de buscas e comunicaรงรตes, tornando-se uma sala de aula, atรฉ mesmo um local onde uma reuniรฃo de amigos poderia ser realizada de maneira segura. Pais, responsรกveis, professores e gestores acostumaram-se ao uso da internet como forma de se aproximar das pessoas que nรฃo podiam ter por perto naquele tรฃo difรญcil momento. Alรฉm dos pontos positivos citados, devemos considerar tambรฉm os possรญveis malefรญcios trazidos pela โpandemia tecnolรณgicaโ, que chegou para ficar em nossas vidas.
A grande vantagem das tecnologias, principalmente da internet, รฉ o seu uso como um espaรงo aberto, no qual, temos mais fรกcil acesso a informaรงรตes confiรกveis, artigos cientรญficos e atรฉ mesmo livros, antes restritos a bibliotecas. O benefรญcio do livre acesso ร informaรงรฃo traz consigo o ponto de atenรงรฃo referente ao conteรบdo que รฉ acessado. Um dos soft-skills trabalhados em muitas escolas diz respeito ร criaรงรฃo de um senso crรญtico em nossos estudantes. Tal habilidade torna-se cada vez mais indispensรกvel para eles, principalmente nos momentos em que estรฃo โplugadosโ. ร papel de toda a comunidade escolar auxiliar nossos jovens no desenvolvimento dessa habilidade, para que o conteรบdo falso e as famosas fake news facilmente encontradas na rede sejam identificadas e nรฃo causem danos para nossos alunos.
Em tempos nos quais as tecnologias estรฃo tรฃo presentes dentro de lares e escolas, a proteรงรฃo de nossos jovens contra conteรบdos nocivos e inapropriados deve ser uma atribuiรงรฃo conjunta das famรญlias e da escola. Muitos jovens encontram facilmente os bons caminhos das tecnologias, seus benefรญcios e fazem uso das mesmas para fins positivos. Porรฉm, รฉ necessรกrio um acompanhamento cauteloso para que todos tenham a capacidade de discernimento dos conteรบdos encontrados na rede. Saber diferenciar conteรบdos e notรญcias embasados, fundamentados e confiรกveis de notรญcias falsas, ou conteรบdos inverรญdicos, รฉ uma necessidade que se apresenta nรฃo apenas para nossos jovens, mas para toda a sociedade.
No ambiente escolar essa funรงรฃo รฉ dividida entre famรญlia e escola. Quando um desses pilares nรฃo consegue desempenhar seu papel, todo o processo pode ficar comprometido. ร necessรกrio que ambos trabalhem juntos na formaรงรฃo de jovens que possam diferenciar os conteรบdos que podem fazer a diferenรงa, dos conteรบdos que nรฃo agregam valor. Educando nossos jovens para o bom uso das tecnologias, tornaremos mais positiva a nossa sociedade e o nosso futuro!
*Enzo Kalinke, especialista em Educaรงรฃo Internacional, รฉ professor de Histรณria do Colรฉgio Positivo.