Salão de Turismo conta com apoiadores para impulsionar atividade

Assim como em outras edições, algumas empresas participam novamente do evento deste ano

Em 2017, alunos do curso de jornalismo da Unisecal cobriram o 2º Salão de Turismo dos Campos Gerais | foto divulgação

Chegando em sua 4ª edição, o Salão de Turismo dos Campos Gerais já teve diversos apoiadores e, neste ano, a Abrasel, Centro Europeu, Senac e Unisecal se unem ao maior evento do segmento na região.

A Abrasel e o Senac são os responsáveis pela área gastronômica, onde farão degustação e aulas-show. Já os alunos do Centro Europeu, do curso de design de interiores, desenvolveram atividades práticas, tendo o salão como objeto de estudos, apresentando propostas para o layout do evento. A Unisecal participa com o curso de jornalismo, onde os acadêmicos produzem conteúdos sobre a feira e expositores.

Urubatan Sena, presidente da Abrasel, ressalta que a união de forças é essencial no turismo. “Vamos estar juntos no Salão de Turismo para mostrar o que de melhor a gastronomia regional tem, enaltecendo nossos participantes e estimulando que as pessoas presentes os visitem depois”.

O Senac reforça que como escola referência em gastronomia não poderia ficar de fora de um evento. “A nossa ideia é apresentar os produtos regionais através de receitas que valorizem nossos insumos, como por exemplo o café. Nosso estado tem influência de várias culturas, o que torna a gastronomia ainda mais rica, comenta Sidnei Lopes de Oliveira, diretor regional do Senac PR.

Ele ainda reforça que o Senac como escola profissionalizante para o comércio de bens, serviços e turismo, tem “o papel de divulgar esses preparos e fortalecer ainda mais o turismo gastronômico no estado”.

Athos Carneiro de Sá Jr, diretor do Centro Europeu, comenta que os alunos estão na reta final de formação. “Logo, entendemos ser uma excelente oportunidade para vivenciarem na prática e deixar sua contribuição com um evento desta magnitude”.

A parceria com a escola de profissões aconteceu através do curso de design de interiores sob supervisão das professoras Paola Deganutti, Ana Gabriela Moro e Khaterine Oliveira. “Temos certeza de que o Salão de Turismo será um sucesso e que várias novas oportunidades serão geradas em nossa cidade, e ser convidados a fazer parte de tudo isso engrandece e traz ânimo e ainda mais propósito a todo nosso time do Centro Europeu”, finaliza Athos.

Já Helton Costa, coordenador do curso de jornalismo da Unisecal, comenta que a parceria é importante para aprendizagem dos alunos e a prática do que eles vêm em sala de aula. “Como em anos anteriores, esperamos que também seja um sucesso e estamos felizes por poder participar desse momento de retomada do Turismo nos Campos Gerais e no Paraná”.

Em 2017, os acadêmicos do curso também participarem do Salão de Turismo produzindo materiais audiovisuais.

Thaís Pius, presidente do Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau, comemora as parcerias. “Ficamos muito felizes ao ver tantos parceiros conosco no Salão, o que nos motiva a realizar esse evento e continuar em busca de tornar nosso turismo cada vez melhor”.

O 4º Salão de Turismo dos Campos Gerais é realizado pelo Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau com parceria da AdeTur Campos Gerais e Sebrae/PR. Tem patrocínio do Shopping Palladium Ponta Grossa, através da Lei Municipal de Apoio a Grandes Eventos, Fecomércio e Federação Brasileira de Alimentação e Hospedagem. Ainda conta com apoio da Abrasel, Centro Europeu, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Senac e Unisecal e tem a Aracê Turismo como agência de receptivo.

 

Palestra de abertura

A tradicional palestra de abertura do 4º Salão de Turismo dos Campos Gerais acontece no dia 25 de agosto e é exclusiva a convidados.

Neste ano, o tema da palestra é “Turismo de natureza como ferramenta de sustentabilidade!” com Tatiana Perim, idealizadora do Ekôa Park.

Segundo ela, a palestra tem como objetivo despertar a criatividade dos empresários presentes no evento e o desejo de gerar mais negócios através da conservação da natureza. “Espero conseguir mostrar que existe uma grande oportunidade de gerar negócios responsáveis a partir da gestão de áreas naturais protegidas”, afirma Tatiana.

E o tema tem importância, pois um levantamento realizado pela Opinion Box em 2021, revela que 82% dos brasileiros têm preferência por empresas que trabalham com a preservação ambiental.

Segundo a palestrante, o turismo em áreas naturais valoriza e conserva o ativo ambiental através da geração de renda e riqueza com a floresta em pé. “A produção de natureza promove a convivência entre atividades econômicas com a preservação do ecossistema, oferecendo uma grande oportunidade de gerar uma nova economia restaurativa”, comenta.

O Paraná é rico em áreas verdes e atrativos turísticos e muitos deles estão localizados nos Campos Gerais. São cânions, parques, cachoeiras e outras opções naturais que proporcionam diversas atividades aos visitantes de todo o país.

 

Estimativa

A organização do 4º Salão de Turismo dos Campos Gerais estima a passagem de 3 mil pessoas em 2 dias de eventos.

Além disso, haverá área institucional com seis municípios dos Campos Gerais, mais de 20 empresas, seis apresentou culturais e oito degustações, além de palestras promovidas no Bureau de Negócios.

Estima-se também seis aulas-show, 20 agentes e operadores de viagens, apresentação de cases de sucesso e lançamento de produtos turísticos.

Destaque da Semana

AG7 lança Ícaro Casa-Térrea, novo ícone de wellness real estate com VGV de R$ 600 milhões

Localizado em área nobre de Curitiba, o empreendimento conecta...

Solidão na velhice aumenta em 31% o risco de desenvolver demência

Revisão de estudos analisou autorrelatos de solidão e saúde...

Audi contrata Escritório Ricardo Amaral para projeto da Fábrica de Ideias em Curitiba

Com projeto inovador e disruptivo, a Fábrica de Ideias...

Papas da Língua celebra 30 anos de carreira em Curitiba

No próximo dia 24 de novembro, a banda gaúcha...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor