Solidariedade e voluntariado: um paradoxo brasileiro

Solidariedade e voluntariado. Duas palavras que miram para um mesmo sentido (ou seja, da fraternidade, da compaixรฃo), mas que, na prรกtica, revelam-se de forma bastante paradoxal na sociedade brasileira. Temos muitos solidรกrios para poucos voluntรกrios em nossa Naรงรฃo. Essa รฉ a realidade que se impรตe e exprime a enorme diferenรงa que hรก entre โ€˜ser solidรกrioโ€™ e โ€˜ser voluntรกrioโ€™ โ€“ ao menos por aqui, no Brasil.ย 

Temos a fama, e muito boa por sinal, de ser um povo caridoso, sempre a postos para intervir em momentos de tragรฉdias ou catรกstrofes. Casos como o de Brumadinho/MG e outros mais recentes, como as chuvas que devastaram cidades do Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco sรฃo provas repetidas do imenso espรญrito altruรญsta que mobiliza os brasileiros. Em todas essas ocasiรตes vimos exemplos maravilhosos de generosidade, desprendimento e empatia.ย 

Algo, aliรกs, que nรฃo รฉ novidade. Podemos enumerar aqui centenas de outras situaรงรตes semelhantes nas รบltimas dรฉcadas. ร‰ indiscutรญvel, somos solidรกrios!ย 

Por outro lado, quando se trata de voluntariado, pode-se dizer que ocorre uma situaรงรฃo surpreendentemente inversa. O engajamento รฉ muito pequeno no paรญs, o que nos leva questionar a razรฃo de tamanha dicotomia.

O dado oficial mais recente (Pnad Contรญnua 2019) aponta que sรณ 4% da populaรงรฃo brasileira se dedica a atividades do gรชnero โ€“ nรบmero baixo em comparaรงรฃo a outros paรญses. Nos Estados Unidos, por exemplo, esse contingente supera a marca de 30%.

Das razรตes, arrisco apontar aqui, uma das principais รฉ a falta de envolvimento por parte das grandes corporaรงรตes em projetos de voluntariado. Levantamento realizado pelo IDIS (Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social) e Instituto Datafolha mostra que apenas 15% das atividades voluntรกrias sรฃo organizadas por empresas. Um nรบmero tambรฉm surpreendentemente baixo e que, sem dรบvida, contribui para este cenรกrio.

Acredito fortemente que essa realidade pode mudar com a forรงa do mundo empresarial, que tem pessoas, organizaรงรฃo, comunicaรงรฃo e investimento em aรงรตes sociais.ย 

O trabalho voluntรกrio demanda enorme compreensรฃo de gestรฃo para que seja contรญnuo, precisa ser desenvolvido de forma racional, ter resultados mensurรกveis, ser constantemente avaliado e respaldado por indicadores โ€“ exatamente como fazem as empresas.ย 

Nesse contexto, o voluntariado corporativo tem o poder de agregar em um sรณ ambiente pessoas, causas e a necessidade de transformaรงรฃo, alรฉm da cultura organizacional. A solidariedade, por sua vez, surge como primeiro passo (aliรกs, importantรญssimo) para trilhar esse caminho. Quanto mais gente estiver nele, melhor.

A propรณsito, como bem define uma mรบsica de Milton Nascimento e Fernando Brant, “um solidรกrio nรฃo quer solidรฃo”. De fato: o espรญrito de uniรฃo รฉ o combustรญvel que mantรฉm viva a disposiรงรฃo em dedicar-se ao prรณximo. Por isso o ambiente corporativo tem potencial imensamente aglutinador e, nรฃo tenho dรบvida, รฉ capaz de despertar a transformaรงรฃo de muitos โ€˜solidรกriosโ€™ em โ€˜voluntรกriosโ€™. A experiรชncia nos mostra isso. Temos bons exemplos a seguir. Por aqui, desde 2014 a MRV&CO decidiu fomentar o voluntariado corporativo entre seus colaboradores com o Instituto MRV e o incentivo jรก soma mais de 4,2 mil participaรงรตes.

A crescente preocupaรงรฃo com a agenda ESG, tendo o voluntariado um aliado bastante estratรฉgico com aรงรตes relacionadas ao โ€œSโ€, รฉ fator importante nessa conjuntura e deve servir para acelerar esse processo โ€“ assim esperamos e torcemos.ย 

Atรฉ lรก, cabe parabenizar e enaltecer sempre essa minoria de abnegados da pรกtria, nossos voluntรกrios. Em homenagem a eles, no mรชs que se comemora o Dia Nacional do Voluntariado, encerro aqui repetindo uma fรกbula contada pelo sociรณlogo Herbert de Souza, o inesquecรญvel Betinho, que narra o diรกlogo entre um beija-flor e um leรฃo, durante um incรชndio em uma floresta.ย 

O beija-flor ia do rio para o incรชndio levando uma gotinha de รกgua no bico. O leรฃo, intrigado, perguntou: ยจร” beija flor, vocรช acha que vai conseguir apagar o incรชndio sozinho? E o beija flor respondeu:ยจNรฃo sei se vou conseguir, mas estou fazendo a minha parteโ€.

*Sobre Blenda Alves

Formada em Serviรงo Social e Gestรฃo das Organizaรงรตes do Terceiro Setor, com MBA em Gestรฃo de Negรณcios e Inovaรงรฃo e pรณs-graduaรงรตes em Gestรฃo em Responsabilidade Social e em Gerenciamento de Projetos de Ciรชncias Sociais Aplicadas, Blenda Alves รฉ coordenadora do Instituto MRV.

Sobre o Instituto MRV

O Instituto MRV acredita que os primeiros passos para trilhar um futuro com mais oportunidades estรฃo diretamente ligados ao poder transformador da educaรงรฃo. Por isso, desde 2014, o braรงo social da MRV&CO desenvolve e apoia importantes programas e projetos, que tรชm como essรชncia oferecer possibilidades ainda maiores na รกrea da educaรงรฃo. Com 1% do lucro lรญquido da companhia destinado para essas aรงรตes, jรก foi possรญvel proporcionar oportunidades de um futuro melhor para mais de 1,1 milhรฃo de pessoas em sete anos. Saiba mais em institutomrv.com.br.ย 

Destaque da Semana

Banco Central autoriza pagamento de boletos via Pix

Wellton Mรกximo - Repรณrter da Agรชncia Brasil Publicado em 12/12/2024...

McDonald’s destaca a forรงa do Big Mac em nova campanha

Para acompanhar o lanรงamento, marca tambรฉm traz as versรตes...

Ibis Curitiba Batel e Ibis Styles Curitiba Centro Cรญvico recebem certificaรงรฃo Green Key

A lรญder mundial em hospitalidade,ย Accor, celebra mais duas certificaรงรตesย Green...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor