quinta-feira, 23 janeiro 2025
17.8 C
Curitiba

TikTok já é o novo Google? 

Novato no universo da Internet, o TikTok já ocupa espaço destacado com pouco mais de cinco anos de existência e mais de 755 milhões de usuários ativos mensais. Os dados da consultoria eMarketer – que exclui perfis falsos e de marcas na contagem – são suficientes para alavancar o aplicativo chinês como campeão de acessos em buscas no termo “Como fazer..”, superando, no mês de dezembro de 2021, o peso pesado Google.

Esse sucesso se reflete nas cifras. TikTok administra uma receita de US$ 6 bilhões em publicidade no somente do mercado dos Estados Unidos e, mesmo inferior aos mais de US$ 20 bilhões anuais que o YouTube recebe em anúncios, a tendência é que o novo “pequeno gigante” chinês ultrapasse o tradicional canal de vídeos do Google em pouco anos.

Para Ediney Giordani, CdO da KAKOI Comunicação, este aumento do tráfego é um movimento esperado no meio da tecnologia, que está sempre  se reinventando  de forma contínua, com adaptações e modernizações que seguem tendências para consumo de conteúdo;

TikTok é um espaço online para todos, de adolescentes a idosos. Qualquer pessoa pode desfrutar e descobrir novos interesses, criadores e ideias. Diferente do Google, o sistema de recomendação do TikTok tem uma perspectiva que prioriza conteúdos com filtros para certas categorias de conteúdo que são indesejáveis. Basta que o usuário marque que não tem interesse para a rede social “pular“ automaticamente vídeos semelhantes no futuro”.


O “aplicativo de dancinhas” mudou
Utilizando a tendência de consumo rápido por vídeos curtos e divertidos, o TikTok passou a ser um repositório de conteúdo sobre praticamente qualquer assunto. Ganhando espaço com as famosas dancinhas dos usuários, o TikTok tem todo tipo de conteúdo, de dicas para passear com pets até limpeza de pele e conselhos pessoais.

O Google perdeu importância?
A força do Google segue intensa, mas o maior buscador do mundo ganhou um concorrente fortíssimo. Se no Google as pesquisas mostram conteúdos patrocinados e textos oficiais, no TikTok o sucesso está em pessoas comuns dando dicas com vídeos e postagens respondendo dúvidas de forma direta:

“As pessoas encontram nesta rede social uma troca de informações, de experiências. Claro, quando o assunto requer mais consistência, aí entra o Youtube e sites oficiais, mas para o ritmo de consumo frenético atual, o TikTok domina o ambiente”.

Empresas entraram com tudo
Os criadores de conteúdo de empresas já perceberam a tendência e passaram a recomendar serviços e produtos via TikTok, dialogando diretamente com seus seguidores, sem links e ou resultados patrocinados.

“TikTok é meu Google”
Um novo estudo mostra que o mecanismo de busca tem um concorrente sério – mesmo que este não tenha sido criado para ser um buscador. Uma criadora de conteúdo chamada:

“Uma coisa é ler sobre como fazer algo ou como um produto funciona, outra coisa é vê-lo em ação. Este é o diferencial que as empresas já perceberam: ter um TikTok oficial, de maneira profissional com estratégia de comunicação, significa estar no radar dos consumidores mais jovens” conclui o especialista.

Destaque da Semana

As armadilhas mortais das rodovias paranaenses

*Rafaela Aparecida de Almeida  As ultrapassagens malsucedidas e o excesso...

Exposição imersiva sobre o fundo do mar é atração imperdível nas férias escolares

“Imerso Mar” é uma experiência tecnológica que encanta a...

Volta às aulas solidária arrecada material escolar para crianças de Sarandi

Campanha de arrecadação do Catuaí Maringá segue até 15...

Primeira vez do bebê na praia? 5 pontos de atenção que os pais devem ter

Bebês com menos de 6 meses não podem usar...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Popular Categories

Mais artigos do autor