Curso de Ciências Contábeis da UniSecal recebe profissional de multinacional japonesa para aula diferenciada

Unir teoria à prática faz parte do dia a dia dos acadêmicos do Centro Universitário através de atividades de extensão

Unir a teoria à prática faz parte do ensino na Unisecal | Foto divulgação

Aliar o ensino ao mercado de trabalho para formar acadêmicos preparados para o que os espera após a formatura é uma realidade na UniSecal, onde os professores convidam profissionais da área para contar sua rotina nas grandes empresas.

E é isso o que vem acontecendo no curso de Ciências Contábeis onde o professor Diogo Macenhan convida referências da área para aulas especiais. “Essas palestras proporcionam momentos de aprendizado, pois os acadêmicos se deparam com experiências e perspectivas diversas”.

Segundo o professor, o momento amplia o aprendizado ao fornecer ferramentas relevantes que contribuem para o desenvolvimento de competências imprescindíveis para o profissional do presente e do futuro, enriquecendo ainda mais o currículo acadêmico e profissional.

A escolha do convidado é baseada nos temas em pauta de suas aulas e na inovação em determinada área: “assim que tenho isso mapeado procuro na minha rede de contatos, profissionais que tenham expertise para falar sobre, geralmente encontro com facilidade, pois o meu trabalho proporciona que eu conheça muitas pessoas e, por serem próximas, atuam de maneira voluntária”.

Uma das convidadas foi Natália Couto da Silva, supervisora de qualidade e meio ambiente de uma multinacional japonesa. “Acredito que, quando aproximamos a prática das profissões com a teoria acadêmica, conseguimos conciliar e despertar novos horizontes aos alunos”.

Segundo Natália, na faculdade o aluno acaba ignorando certas matérias, por ver no conteúdo indiferença para a profissão e os encontros trazem outra perspectiva. “Quando estudamos e não compreendemos o propósito da disciplina, ela se torna mais um conteúdo da grade curricular, mas quando compreendemos que na vida corporativa, pós faculdade, é útil esta informação, o aluno pode esforçar-se e aprender mais”, enfatiza.

E é isso o que os acadêmicos têm sentido, como conta Bruna Vitória Sviercoski. “Eu estou gostando muito destas aulas, acho que elas deixam o conteúdo mais interessante, pois é a mesma coisa sendo passada de formas diferentes”.

Para ela, os profissionais que já fizeram palestras nas aulas conseguiram unir a sua área de atuação, como a ambiental, e seu impacto na administração, o que é importante. “Isso acaba nos ajudando a pensar um pouco nas situações que acontecem no nosso dia a dia em nossas empresas”, finaliza.

Rubia Carla Santi, coordenadora do curso de Administração e Ciências Contábeis da UniSecal, comenta que as palestras fortalecem a formação do aluno, auxiliando nas atividades complementares propostas em cada curso. “Como coordenadora, afirmo que a extensão deve fazer parte dos processos de formação continuada do discente”.

A doutora complementa que a realidade do mundo do trabalho e das novas tecnologias e processos de inovação trouxeram consigo a preocupação constante e necessária para atualização das grades curriculares dos cursos com a diversidade das extensões necessárias a formação do aluno e preparação para esse novo mundo que se apresenta.

A reitora da UniSecal, Isaura de Andrade Aguiar, parabeniza a ação do professor e incentiva ações dessa natureza. “Aprender com profissionais que estão vivendo a teoria na prática combina com a formação acadêmica que a Unisecal propõe e, nada melhor para isso que ouvir de quem está há anos no meio a sua realidade, o que pode ser implantado, sonhos, conquistas e desafios”.

A UniSecal tem como missão integrar o ensino à prática, onde os acadêmicos exercem o que viram em sala de aula. Alguns exemplos são as coberturas jornalísticas do curso de Jornalismo, o núcleo de prática jurídica do curso de Direito, o ‘Declare Certo’ para orientar sobre a declaração do imposto de renda de Ciências Contábeis e outros.