Jacir Venturiย ย
Em seu inรญcio โ em torno de 2003 โ, a EaD (Educaรงรฃo a Distรขncia) no Brasil enfrentava elevados preconceitos sob a acusaรงรฃo de precarizar a qualidade do ensino e, ร รฉpoca, merecidamente. Depreciavam-na como um supletivo da Educaรงรฃo Superior. Todavia, com a progressiva incorporaรงรฃo de tecnologias e plataformas bem mais avanรงadas, com a profusรฃo de ambientes virtuais aliados a novos modelos pedagรณgicos, propicia-se hoje a oferta de um ensino de qualidade equiparรกvel ao presencial. Afinal, ร s duas modalidades รฉ determinante a qualidade da educaรงรฃo ofertada, sendo ambas indispensรกveis para chegar o mais prรณximo possรญvel ร Meta 12 do Plano Nacional de Educaรงรฃo (PNE): matricular 33% dos jovens de 18 a 24 anos na Educaรงรฃo Superior atรฉ 2024 (seguramente inalcanรงรกvel, pois atualmente o รญndice beira os 20%).ย
Soma-se, ร s progressivas melhorias da modalidade, a incorporaรงรฃo, pelas Instituiรงรตes de Ensino Superior, de profissionais (professores, tutores, tรฉcnicos etc.) com expertise na modalidade, alรฉm da implantaรงรฃo de laboratรณrios, videoaulas e momentos para a troca de ideias em fรณruns no ambiente virtual. E, fundamentalmente, maior potรชncia dos equipamentos e das conexรตes de internet. Ademais, mesmo datada de 1996, a Lei de Diretrizes e Bases da Educaรงรฃo Nacional (LDB) faz referรชncia ร EaD em nove artigos ou incisos, tendo o MEC amparo legal e ferramental para avaliar os cursos remotos com os mesmos critรฉrios e rigor como o faz para os presenciais.ย
Toda disrupรงรฃo ou mudanรงa de paradigma รฉ naturalmente alvo de crรญticas, mas nesse caso nรฃo deveriam estar voltadas ร modalidade EaD e sim ร s faculdades que eventualmente estejam defasadas na tecnologia, no suporte didรกtico e na oferta de oportunidades de boa capacitaรงรฃo aos seus docentes, tutores e tรฉcnicos. E uma parte desse problema, que nรฃo รฉ generalizado, mas existe, tem origem em uma portaria do MEC de 21/06/17 que promoveu uma abertura descomunal e desestruturada de polos, levando ร concorrรชncia predatรณria por preรงos e uma consequente insatisfaรงรฃo dos estudantes pelo baixo nรญvel de aprendizagem em diversos cursos โ uma vez que ocorria uma disputa pela mensalidade mais baixa, nem sempre pela melhor formaรงรฃo. Todavia, nestes รบltimos 5 anos desde a promulgaรงรฃo da referida portaria, a EaD foi se ajustando, atรฉ por controles e outras aรงรตes do MEC. ย
Assim, alguma dicotomia que ainda hoje exista entre a educaรงรฃo a distรขncia e a presencial em breve nรฃo farรก mais sentido, pois sรฃo modalidades complementares: รฉ aprendizagem e ponto! Tanto รฉ verdade que, no Brasil, tambรฉm รฉ considerado pelo MEC como EaD o ensino semipresencial (ou tambรฉm denominado hรญbrido ouย blended) โ nos quais se amalgamam o presencial e o virtual sob a premissa do que melhor convรฉm para o aprendizado. Nesse sentido, a partir de uma Portaria do MEC de 31/12/18, atรฉ 40% do conteรบdo da carga horรกria de um curso presencial pode ser a distรขncia โ antes esse limite era de 20% โ, mas com ressalvas, como por exemplo รญndices menores para os cursos da รกrea de saรบde. Este alargamento mereceu, novamente, uma saraivada de crรญticas por parte de muitos professores, porรฉm tenhamos em mente que a maioria dos ingressantes em nossas universidades รฉ de nativos digitais adeptos a essas tecnologias, ainda mais apรณs o recente perรญodo de aulas 100% remotas devido ร pandemia. Ademais, observa-se um rejuvenescimento dos alunos da EaD: em 2012, a idade mรฉdia era de 30 anos, caindo para 20 anos em 2020. ย
E diversos sรฃo atrativos da EaD: preรงos acessรญveis, horรกrios flexรญveis e nรฃo-necessidade de deslocamentos para as aulas. Com o ganho de escala, a mensalidade, na mรฉdia, fica em torno de 40% da similar na modalidade presencial. ร um instrumento democrรกtico, pois permite ao aluno estudar onde e quando puder. Com as dificuldades de mobilidade urbana, pode significar um ganho diรกrio de 2 a 3 horas e reduรงรฃo nos gastos com locomoรงรฃo. Ademais, no ambiente virtual desenvolvem-se habilidades muito valorizadas no mercado de trabalho: fluรชncia digital, boa gestรฃo do tempo, foco, autonomia para aprender e maturidade para nรฃo embicar para o sedutor mundo das mรญdias sociais e outras distraรงรตes on-line. E, apรณs finalizada a graduaรงรฃo, o diploma nรฃo faz qualquer inferรชncia de que foi concluรญda na modalidade a distรขncia. Na outra ponta, ganhos de escala para os mantenedores, alรฉm de espaรงo fรญsico menos dispendioso, pois osย campiย convertem-se em um ativo menos frequentado.ย ย ย
Nos dados do Censo da Educaรงรฃo Superior recรฉm-divulgados, constata-se que, pela primeira vez na histรณria de nosso paรญs, as matrรญculas de ingressantes em nossas faculdades na modalidade EaD superaram em cerca de 15% as do presencial. Mais especificamente em 2020: 2,01 milhรตes optaram pela EaD e 1,75 milhรฃo pelo presencial. Ademais, significativo foi o crescimento de matrรญculas em EaD na dรฉcada que vai de 2011 a 2020: 428%, enquanto o presencial minguou 13%, e o que se observa รฉ uma boa dose de canibalismo. E โ pode parecer surpreendente para muitas pessoas โ a qualidade dos cursos EaD se mostrou levemente superior na รบltima divulgaรงรฃo do CPC (Conceito Preliminar de Curso, medido pelo MEC, numa escala que vai atรฉ 5): 94% dos cursos em EaD obtiveram nota de 3 a 5, em contraponto ao presencial, com 86,7%.ย ย Numa palestra em Curitiba, em tom de blague, o Dr. Josรฉ Armando Valente, da Unicamp, promoveu risos ao afirmar: โnosso diploma, atรฉ pouco tempo atrรกs, era medido por horas de bunda do aluno em sala de aulaโ. Agora, finalmente, nรฃo mais.ย ย O que realmente importa รฉ o compromisso da instituiรงรฃo com um ensino-aprendizagem efetivo, nรฃo a modalidade em que isso รฉ ofertado.ย
Jacir J. Venturi, atual vice-presidente do Conselho Estadual de Educaรงรฃo, foi Coordenador na Universidade Positivo, professor da UFPR e PUCPR e diretor de escolas pรบblicas e privadasย