O número de mulheres à frente de negócios no Brasil subiu para 10,1 milhões em 2021; mulheres possuem escolaridade 16% superior à dos homens, mas ainda faturam 22% a menos do que eles
Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra em Domicílios Contínua (Pnadc), o número de mulheres à frente de negócios no Brasil subiu para 10,1 milhões em 2021. Esse índice representa um aumento em relação aos levantamentos anteriores — no segundo trimestre de 2020, por exemplo, o número era de 8,6 milhões — e indica que mulheres estão à frente de 34% dos negócios no país.
Para a engenheira Clarissa Souza, diretora da Flos Ambiental, o empreendedorismo é uma forma de construir e focar no seu propósito, porém no Brasil ainda vemos mais iniciativas voltadas para o setor de prestação de serviços. Clarissa conta que optou pelo empreendedorismo há cinco anos, depois de um longo período em ambientes corporativos. “Logo que me formei em engenharia ambiental comecei a atuar dentro de empresas, foram três anos em uma indústria química e oito anos em uma das maiores multinacionais de alimentos. Foi um período que aprendi muito, porém empreender me deu mais autonomia e liberdade”, conta.
Além da autonomia e maior liberdade, Clarissa conta que sempre quis focar mais esforços em projetos voltados ao agronegócio, o que motivou ainda mais a sua jornada. Foi assim, com muito planejamento e boas ideias, que Clarissa abriu, em 2017, a Flos Ambiental, empresa que atua focada na prevenção de passivos ambientais e na eliminação de desperdícios de recursos naturais. “É preciso muita disciplina e muito estudo para construir um empreendimento de sucesso, principalmente numa área onde há uma grande cultura masculina. Porém, o mercado tem espaço para isso e precisa cada vez mais de mulheres empreendendo na área”, explica. Estudo realizado pelo Sebrae, segundo a pesquisa Pnadc, mostra que as mulheres possuem escolaridade 16% superior à dos homens, mas ainda faturam 22% a menos do que eles com seus próprios empreendimentos.
Passar pelo processo de abertura de uma empresa é algo custoso e que exige muito planejamento e comprometimento, porém uma vez que a empresa esteja em funcionamento, entender o caminho do sucesso é algo que passa pelo autoconhecimento. Assim, Clarissa conta que a Flos Ambiental passou por alguns estágios de amadurecimento, chegando hoje num patamar de sucesso com foco na consultoria. “Ao longo dos anos eu fui percebendo aquilo que fazia sentido para mim, para a empresa e para o mercado. Fui entendendo que o caminho da consultoria era o mais interessante, com isso fui estudando e evoluindo o modelo de negócio, que hoje ganha cada vez mais relevância entre os nossos clientes. É um caminho árduo, mas que conta com grande retorno e empoderamento”, finaliza.