Leão assina Pacto Global da ONU

Empresa assume o compromisso de zelar pelos direitos humanos, condições íntegras de trabalho e meio ambiente

 

São Paulo, 05 de setembro de 2022 – A Leão Alimentos e Bebidas assinou a carta de compromisso com o Pacto Global, promovido pelas Organização das Nações Unidas. Lançado em 2000 pelo então secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, a iniciativa é um chamado para as empresas alinharem suas estratégias a 10 princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção.

Com a adesão, a empresa formaliza o comprometimento com a proteção dos direitos humanos, a garantia de condições íntegras de trabalho, a preservação do meio ambiente, o uso responsável e sustentável dos recursos e serviços naturais e o combate à corrupção.

“Reafirmamos o nosso compromisso na constante evolução das práticas internas por uma Leão mais ética, responsável, segura e sustentável — o que já é realidade por aqui há muitos anos. Acreditamos que o mundo pode ser mais justo e sustentável e vamos seguir em conformidade com diretrizes de ESG para atingir esse objetivo”, afirma Marcelo Correa CEO da Leão Alimentos e Bebidas.

Com mais de 120 anos de história, a empresa tem nas diretrizes de sustentabilidade um dos elementos de evolução para o desenvolvimento do seu negócio. A unidade fabril em Fazenda Rio Grande, no Paraná, foi a primeira no Brasil a receber a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), por ser considerada na construção, em 2012, como uma “fábrica verde” – a primeira do Sistema Coca-Cola na América Latina. Esta modalidade de arquitetura permite iluminação natural, e/ou mais eficiente, sistemas de ventilação naturais, captação e aproveitamento de água das chuvas, entre outras boas práticas de redução de impactos ambientais de uma indústria.

“Também nos comprometemos com o uso responsável dos recursos hídricos. Em 2020, por exemplo, foi implementado um projeto de reuso de água e hoje, toda a água gerada pela unidade é reaproveitada, seja nos ciclos sanitários ou nas áreas de irrigação sem contato direto com as pessoas. Isso reduziu em 100% o volume de lançamento de efluente e diminuiu de forma significativa o consumo de água na unidade”, explica Fabiano Rangel, Head de Desenvolvimento Organizacional e Institucional da Leão Alimentos e Bebidas. “Outra iniciativa ambiental que merece destaque é a redução no uso de plástico em uma das linhas de produtos. Com investimento no aprimoramento tecnológico realizado em 2021, será possível reduzir a utilização de aproximadamente 4 mil toneladas de plástico por ano”, completa.

A empresa ainda tem como meta alcançar o aterro zero, ou seja, enviar 100% dos resíduos gerados no seu processo produtivo como (plásticos, papéis, papelões, orgânicos, entre outros) para reciclagem ou compostagem. O índice atual está em 98,94%.
Ambiente humanizado

Ciente da importância de um ambiente diverso e equitativo, a empresa tem a inclusão em seu DNA. No início do século XX, Maria Clara Leão assumiu o comando da companhia após a morte do marido em 1907, tornando-se uma das primeiras mulheres a dirigir uma indústria nesse ramo de negócios no Brasil. Esse legado atravessou a história e, hoje, a unidade no Paraná se mantém com paridade de gênero e de cargos de liderança.
Outra medida que valoriza o ambiente corporativo é a implementação de um código de ética e conduta e das diretrizes de SGP (Supply Guide Principle), princípios aplicados dentro da organização que contribuem valorização da liberdade sindical, promoção do trabalho seguro, digno e de qualidade.

Vale ressaltar ainda que a Leão tem implementado políticas inclusivas com foco na promoção e valorização da diversidade. “Iniciativas sobre gênero, orientação sexual, extensão de benefícios para casais homoafetivos, e licenças-maternidade e paternidade estendidas são realidade na Leão há mais de 9 anos”, finaliza Fabiano.

 

Sobre a Leão Alimentos e Bebidas

A Leão Alimentos e Bebidas é responsável pela produção de chás para infusão do portfólio da Coca-Cola no Brasil. Entre os produtos que integram essa cadeia de responsabilidade, estão marcas líderes no seu mercado, como a linha de Matte Leão, Frutas e Flores, Funcionais, Preparo em Água Gelada, Leãozinho e muito mais.

A Leão Alimentos e Bebidas completou 120 anos, em 2021, com base em uma história de superação, inovação e sucesso, alinhada ao compromisso com a sustentabilidade, respeito às comunidades em seu entorno, funcionários, parceiros e consumidores.

Destaque da Semana

Le Mir entre os 19 melhores restaurantes do mundo pelo TripAdvisor

O restaurante Le Mir Gastronomia Árabe, que tem sede...

Rottas Construtora lança condomínio clube com 121 casas em Ponta Grossa

Residencial Porto Bella Vista tem fácil acesso ao Centro...

G20 realiza reuniões sobre transição energética em Foz do Iguaçu

Encontros começam na próxima terça-feira (1º) e seguem até...

Restaurante Maria Eugênia abre espaço para eventos corporativos e sociais

Com um grande espaço em meio à natureza que...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor