Leão assina Pacto Global da ONU

Empresa assume o compromisso de zelar pelos direitos humanos, condições íntegras de trabalho e meio ambiente

 

São Paulo, 05 de setembro de 2022 – A Leão Alimentos e Bebidas assinou a carta de compromisso com o Pacto Global, promovido pelas Organização das Nações Unidas. Lançado em 2000 pelo então secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, a iniciativa é um chamado para as empresas alinharem suas estratégias a 10 princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção.

Com a adesão, a empresa formaliza o comprometimento com a proteção dos direitos humanos, a garantia de condições íntegras de trabalho, a preservação do meio ambiente, o uso responsável e sustentável dos recursos e serviços naturais e o combate à corrupção.

“Reafirmamos o nosso compromisso na constante evolução das práticas internas por uma Leão mais ética, responsável, segura e sustentável — o que já é realidade por aqui há muitos anos. Acreditamos que o mundo pode ser mais justo e sustentável e vamos seguir em conformidade com diretrizes de ESG para atingir esse objetivo”, afirma Marcelo Correa CEO da Leão Alimentos e Bebidas.

Com mais de 120 anos de história, a empresa tem nas diretrizes de sustentabilidade um dos elementos de evolução para o desenvolvimento do seu negócio. A unidade fabril em Fazenda Rio Grande, no Paraná, foi a primeira no Brasil a receber a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), por ser considerada na construção, em 2012, como uma “fábrica verde” – a primeira do Sistema Coca-Cola na América Latina. Esta modalidade de arquitetura permite iluminação natural, e/ou mais eficiente, sistemas de ventilação naturais, captação e aproveitamento de água das chuvas, entre outras boas práticas de redução de impactos ambientais de uma indústria.

“Também nos comprometemos com o uso responsável dos recursos hídricos. Em 2020, por exemplo, foi implementado um projeto de reuso de água e hoje, toda a água gerada pela unidade é reaproveitada, seja nos ciclos sanitários ou nas áreas de irrigação sem contato direto com as pessoas. Isso reduziu em 100% o volume de lançamento de efluente e diminuiu de forma significativa o consumo de água na unidade”, explica Fabiano Rangel, Head de Desenvolvimento Organizacional e Institucional da Leão Alimentos e Bebidas. “Outra iniciativa ambiental que merece destaque é a redução no uso de plástico em uma das linhas de produtos. Com investimento no aprimoramento tecnológico realizado em 2021, será possível reduzir a utilização de aproximadamente 4 mil toneladas de plástico por ano”, completa.

A empresa ainda tem como meta alcançar o aterro zero, ou seja, enviar 100% dos resíduos gerados no seu processo produtivo como (plásticos, papéis, papelões, orgânicos, entre outros) para reciclagem ou compostagem. O índice atual está em 98,94%.
Ambiente humanizado

Ciente da importância de um ambiente diverso e equitativo, a empresa tem a inclusão em seu DNA. No início do século XX, Maria Clara Leão assumiu o comando da companhia após a morte do marido em 1907, tornando-se uma das primeiras mulheres a dirigir uma indústria nesse ramo de negócios no Brasil. Esse legado atravessou a história e, hoje, a unidade no Paraná se mantém com paridade de gênero e de cargos de liderança.
Outra medida que valoriza o ambiente corporativo é a implementação de um código de ética e conduta e das diretrizes de SGP (Supply Guide Principle), princípios aplicados dentro da organização que contribuem valorização da liberdade sindical, promoção do trabalho seguro, digno e de qualidade.

Vale ressaltar ainda que a Leão tem implementado políticas inclusivas com foco na promoção e valorização da diversidade. “Iniciativas sobre gênero, orientação sexual, extensão de benefícios para casais homoafetivos, e licenças-maternidade e paternidade estendidas são realidade na Leão há mais de 9 anos”, finaliza Fabiano.

 

Sobre a Leão Alimentos e Bebidas

A Leão Alimentos e Bebidas é responsável pela produção de chás para infusão do portfólio da Coca-Cola no Brasil. Entre os produtos que integram essa cadeia de responsabilidade, estão marcas líderes no seu mercado, como a linha de Matte Leão, Frutas e Flores, Funcionais, Preparo em Água Gelada, Leãozinho e muito mais.

A Leão Alimentos e Bebidas completou 120 anos, em 2021, com base em uma história de superação, inovação e sucesso, alinhada ao compromisso com a sustentabilidade, respeito às comunidades em seu entorno, funcionários, parceiros e consumidores.

Destaque da Semana

Seguro de Vida: Quando a Intenção Criminosa Impede a Indenização?

Decisão recente do STJ sublinha a importância de proteger...

Câmara aprova castração química para pedófilos; texto vai ao Senado

Luciano Nascimento – Repórter da Agência Brasil Publicado em 12/12/2024...

Catuaí inaugura primeiro quiosque da Eora Brasil em Maringá

Marca de cosméticos com produtos 100% naturais e veganos...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor