Mais de 70% dos desenvolvimentos Colorfix são de pedidos exclusivos

Cosméticos, utilidades domésticas, alimentos e automotivo são os setores que mais procuram por esse diferencial

Inovadores, modernos, flexíveis e leves. Os plásticos se tornaram um grande aliado em vários segmentos da indústria brasileira. Para se diferenciar no mercado, transformadores e designers de produtos, necessitam cada vez mais desenvolver projetos exclusivos, que chamem a atenção do seu público-alvo e é por isso que a paranaense, Colorfix Masterbaches tem percebido uma alta expressiva nos pedidos de desenvolvimento de cores exclusivas em sua estrutura nos últimos anos.

Mesmo contando hoje com um acervo de 75 mil cores desenvolvidas, a demanda que chega hoje a Colorfix é formada por mais de 70% de pedidos exclusivos. Em quilos, 70% dos produtos hoje são de especialidades, apenas 30% são de pedidos de produtos de linha.

Um exemplo é o recente lançamento do O Boticário com a sua fragrância, Arbo Forest. “Temos orgulho em contar que desenvolvemos um Marble exclusivo para a tampa deste perfume. Usando três tons distintos de verde, a cor remete ao frescor e a exuberância da floresta, combinando perfeitamente com a proposta sustentável do produto, pois traz pela primeira vez a possibilidade de refil”, destaca o diretor superintendente, Francielo Fardo, ao completar: “é um trabalho de longo prazo para que o produto tivesse esse resultado belíssimo nas estantes do gigante mundial de beleza”.

Ainda de acordo com ele, todo o processo de exclusividade começa com o trabalho do setor comercial que define qual a necessidade do cliente, em seguida a demanda é validada pela consultoria técnica e então enviada para o laboratório de desenvolvimento. “‘Lá é onde a ‘mágica’ acontece’. Nossos coloristas fazem a análise da necessidade do cliente bem como a composição da fórmula para atendê-lo de forma precisa. Neste processo, usamos a tecnologia que mais se assemelha ao uso final do produto. Por exemplo, caso o cliente vá aplicar a cor em frascos, utilizamos tecnologia similar para avaliar com precisão como a cor ficará dentro no processo deste cliente”.

Conforme o superintendente explicou, a exclusividade de uma cor não interfere no valor de um produto, mas sim sua fórmula, que pode ser aditivada ou não, possuir um efeito especial ou não. “A maior parte dos nossos produtos são exclusivos, e isso justifica o porquê nos posicionamos no mercado como uma empresa que tem esta vocação para atender a demandas sob medida”, destaca Fardo.

Entre os vários segmentos atendidos pela Colorfix os que mais buscam por projetos exclusivos estão o setor de cosméticos, utilidades domésticas, alimentos e automotivo. São nesses setores onde também se destacam os efeitos especiais como o marble, quartzo, glitter, perolado, metalizado, termo crômico, fluorescente e fosforescente.

Para atender a essa demanda crescente, a empresa investe no aperfeiçoamento técnico de seus profissionais, uma equipe formada por engenheiros e químicos. Na retaguarda para dispor desta alta tecnologia estão equipamentos modernos em suas estruturas como espectrofotômetro, cabines de luz, microscópio, extrusoras de filme, frasco, multifilamento, chapas, injetoras, calandras, plastrômetro, mufla, estufa, desumidificador, draiz, medidor de resistividade, durômetro.

Uma das últimas aquisições é espectrofotômetro de alta tecnologia. Devido a novos cálculos matemáticos, é possível obter maior precisão nas leituras de cor. “Com ele conseguimos fazer avaliações de amarelecimento de tonalidade de resina, opacidade da cor, visualizar o índice de brancura e a escala de cinzas”, explica Fardo.

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