Quando os clientes visitam qualquer loja online, nem sempre รฉ possรญvel saber o que atraiu este pรบblico. Existem muitas razรตes pelas quais os clientes vรฃo gastar seu dinheiro em sua loja online e, para vender mais, descobrir a motivaรงรฃo do comprador รฉ fundamental para aqueles que compram online.
A grande pergunta รฉ: como descobrir essa motivaรงรฃo do comprador? Por que รฉ importante entender por que as pessoas compram?
Para Keslen de Andrade Delรฉo, Consultora de Tecnologia do Farol do E-commerce, a classificaรงรฃo da motivaรงรฃo de compra รฉ o grande desafio: โExistem diferentes tipos de motivaรงรฃo de compra, mas todos fazem parte do comportamento mental que ajuda uma pessoa a decidir o que, quando, de quem, onde e quanto comprarโ
A especialista separou estas motivaรงรตes em duas classificaรงรตes principais sendo:
01 – Motivaรงรฃo de compra para o produto
Pode ser uma atraรงรฃo fรญsica – tamanho, forma, cor do produto, por exemplo – ou uma atraรงรฃo psicolรณgica, que envolve satisfaรงรฃo e prestรญgio social gerado pela compra de determinado produto.
02 – Motivaรงรฃo de compra para a marca
A preferรชncia da marca รฉ a motivaรงรฃo mais implรญcita para a compra de um produto.
O maior equรญvoco das lojas online, quando se trata da motivaรงรฃo da compra, รฉ segmentar todo o pรบblico com a mesma mensagem. Keslen explica que esta aรงรฃo sรณ vai fazer o negรณcio perder tempo e, para evitar esta demora, os gestores precisam mapear quem comprou e por quais motivos:
โร importante que o negรณcio consiga segmentar seu pรบblico de acordo com seus motivos de compra e depois ajustar a maneira de interagir e se comunicar com cada segmento especรญfico. Ter redes sociais e o apoio de e-mail marketing sรฃo boas alternativas para garantir o mรญnimo de manutenรงรฃo desses pรบblicos criados.โ
Estratรฉgia de acordo com as compras
Como os clientes sรฃo a alma do negรณcio, รฉ pertinente que eles sejam prioridade nas operaรงรตes. Saber que existem diferentes tipos de motivaรงรฃo de compra permite planejar melhor suas estratรฉgias de marketing com base em motivos especรญficos de compra.
A chave para qualquer negรณcio online seguir em alta รฉ investir tempo e esforรงo para descobrir a motivaรงรฃo de seus clientes: โUma vez identificado qual o pรบblico, รฉ possรญvel tomar decisรตes de negรณcios orientadas por dados que certamente levarรฃo seus clientes atรฉ o final de sua jornada de compra”, completa Keslen.