sexta-feira, 15 novembro 2024
19 C
Curitiba

Publicidade movimenta o mercado de produtos e serviços

 

Investir em mídias e soluções inovadoras é fundamental para gerar impacto e conectar o público

Campanha KM Mídia para a MrJack.Bet

Segundo dados da Kantar Ibope, o Brasil é o sexto maior mercado de publicidade do mundo. São mais de 3 mil agências em todo o país que investem bilhões anualmente na divulgação de produtos, serviços, ações, entre outras questões que movimentam a economia e a sociedade. Dados da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP) reforçam ainda mais a importância da publicidade, apontando que cada R$1 aplicado em publicidade tem o potencial de oferecer R$10,69 de retorno à economia.

Para o especialista em marketing e estratégia de negócios, Frederico Burlamaqui, a publicidade é muito importante para qualquer empresa, pois é  uma das principais formas de criar desejo por produtos e serviços. “Ninguém vai comprar algo que não tem interesse e a publicidade cumpre esse papel de criar interesse e movimentar o mercado. Por isso, ela não deve ser vista como um gasto e sim como um investimento com grande potencial de retorno financeiro para negócios e marcas”, explica.

Frederico conta que além de entender sobre a importância da publicidade empresas também devem acompanhar as inovações do setor, pois a partir das possibilidades oferecidas hoje em dia, negócios podem alcançar um público muito diverso. “Se antes a verba publicitária era dividida em apenas jornal, revista, rádio e TV, hoje as possibilidades de mídia são inúmeras, o que movimenta não apenas o mercado, mas a maneira de comunicar, inclusive relacionando o offline com o online”, conta.

O especialista afirma que hoje em dia as campanhas publicitárias devem levar em consideração a utilização de diversos tipos de mídia, já que as possibilidades são inúmeras e cada qual carrega consigo um tipo de público. “As campanhas também precisam ser inovadoras e buscar estar cada vez mais perto do público”, lembra.

E o mercado publicitário não para de inovar e encontrar novos espaços para impactar o público. No modelo online existem diversas opções como: o SEO/SMO, que usa a produção de conteúdo para fazer publicidade de marcas; Anúncios por PPC, que são os anúncios com pagamento por cliques (disponível pelo Google); o Marketing de Afiliados, que é algo relativamente novo, mas com grande potencial de impactar pessoas; e o Redirecionamento, que usa os dados de pesquisas fazendo com que o anúncio “siga” a pessoa enquanto ela navega.

Já no offline, Frederico afirma que apesar de ser considerada uma mídia tradicional, o que não falta são opções inovadoras. “Mesmo com o advento do mundo digital, as campanhas em meios offline tem uma grande capacidade de impactar e por isso devem fazer parte da estratégia publicitária de qualquer produto, marca ou serviço”, finaliza.

Um levantamento realizado pela Kantar IBOPE Media mostra que as mudanças de comportamento e necessidades do consumidor, aliados aos avanços tecnológicos, encorajaram pequenas e médias empresas a começar a investir em publicidade, com crescimento de 50% no número de anunciantes, entre 2019 e 2022. Um exemplo é o KM Mídia, que inovou no mercado de mídia OOH – Out of Home – com a primeira plataforma online de anúncios em veículos em movimento, e conecta os carros de aplicativo que circulam todos os dias pela cidade, a uma campanha de marketing para impulsionar a marca de empresas. A empresa registrou crescimento de 40,18% no faturamento no primeiro semestre de 2022. O número de clientes também subiu: aumento de 220% comparado com o mesmo período de 2021.

Destaque da Semana

Pratos campeões de venda estrelam Menu do Chef no Restaurante Maria Eugênia

Um dos destaques da gastronomia do Restaurante Maria Eugênia,...

Campanha de Natal vai sortear carro importado no Catuaí Maringá

Promoção compre e concorra vai sortear um Audi Q3...

Grupo Zonta supera a marca de R$1 bilhão em investimentos em Joinville

Com a inauguração do Hipermais no Shopping Estação Joinville...

A importância de exames seguros para doenças infecciosas

  No LANAC, são realizados diariamente uma média de 200...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Popular Categories

Mais artigos do autor