Artista curitibano lança HQ sobre infância e inocência

Márcio R. Garcia lança HQ Coragem, uma jornada sobre a intensidade da infância e autoconhecimento. Publicada pela Editora InVerso, obra já está disponível para pré-venda

Artista curitibano lança HQ sobre infância e inocência

A pandemia do novo coronavírus impactou em diversos aspectos a vida de todos e resistir diante das adversidades foi e continua sendo uma tarefa difícil. Mas foi com o apoio da família que o autor e ilustrador Marcio R. Garcia encontrou a força que precisava para seguir em frente. “É preciso coragem”, respondeu sua esposa, enquanto refletia sobre o que era importante naqueles anos de pandemia.

Coragem, que significa “força ou energia moral diante do perigo”, foi a palavra que despertou em Marcio a vontade de criar uma história de força e determinação. Agora, essa história ganhou vida e está com lançamento marcado pela Editora InVerso.

Em formato de história em quadrinhos, Coragem é uma forma lúdica de falar sobre a importância da tomada de decisões na infância. “Eu pensei em um texto em forma de poesia e, então, resolvi fazer essa história mostrando a menina sendo chamada para a aventura. Ao longo da jornada, ela descobre como cada decisão tomada vai formando o seu caminho e que, muitas vezes, na vida adulta, deixamos alguns voos para trás”, explica o artista.

Coragem, portanto, é um sentimento adulto sobre ser criança. Explorar, refletir e sentir com a consciência (ainda que em desenvolvimento) de que cada escolha promove uma mudança.

Os quadrinhos como forma de falar sobre infâncias

Pesquisador de Histórias em Quadrinhos, o pedagogo encontrou nesse formato uma forma de conversar com vários públicos e de fazer com que o leitor se sinta acolhido em seus traços, cores e palavras.

“Quando comecei a criar quadrinhos, quis que minhas obras tivessem esse olhar acolhedor e que o leitor tivesse a liberdade para fazer sua leitura como bem entendesse. E é isso o que me encanta nessa narrativa. Nelas eu encontrei amigos da vizinhança, heróis de capa, mestres do terror, entre outros tantos personagens”, conta Marcio. E a sua busca por liberdade e acolhimento resultou na obra Sublime, uma história infantil que foi finalista no prêmio HQMix.

Lançado em 2020, a HQ trouxe o protagonismo negro em uma sensível narrativa fantástica sobre morte e luto. Inspirada em lembranças coletivas e do próprio autor, Sublime é baseada em lendas africanas sobre a morte.

A história, que demorou dois anos para ser concluída entre produção de roteiro e ilustração, também envolveu uma extensa pesquisa por diferentes etnias africanas. “Não quis focar apenas um país ou etnia, até porque nossa própria origem é incerta; então busquei criar um lugar comum entre nossa periferia e nosso continente de origem, criando um lugar novo”, explica.

Com inspiração em cenas familiares como ruas da infância, casa dos avós e paisagens de outrora, Sublime também se destaca pelo uso de palavras em iorubá, principalmente nos diálogos com os personagens mais velhos, denotando como as tradições se mantêm por meio da cultura oral.

Assim como Coragem, Sublime também trata de assuntos complexos que permeiam a infância, mas que, na maioria das vezes, são evitados ou deixados de lado pelos adultos. E com suas obras, Marcio mostra que é possível um diálogo honesto, sem perder a sensibilidade e o cuidado com os pequenos.

Recentemente, Márcio Garcia participou de um debate sobre representatividade e inclusão nos quadrinhos em evento promovido pela Fundação Cultural de Curitiba pelo aniversário de 40 anos da Gibiteca.

Sobre o autor:

Marcio R. Garcia é professor, pedagogo, autor e ilustrador de livros infantis e HQs.

Pela Editora InVerso, publicou os livros O Pato Euzébio e Sublime; ilustrou outras obras, como Formiguerra, Elis Foi a Paris, e Dudu e o Espelho da Bisa.

Foi finalista dos prêmios HQMix e Ângelo Agostini em 2020 com a obra Sublime.

Serviço:

Obra: “Coragem”, de Márcio Garcia

R$48, com; valor promocional de R$40,80 até dia 31 de outubro

40 páginas; formato 18 x 24 cm

ISBN: 978-85-5540-300-2

O livro pode ser adquirido na loja virtual da editora: www.editorainverso.com.br

Destaque da Semana

Catuaí inaugura primeiro quiosque da Eora Brasil em Maringá

Marca de cosméticos com produtos 100% naturais e veganos...

AG7 entrega AGE360, empreendimento certificado como um dos mais saudáveis do mundo

Localizado no Ecoville, uma das regiões mais exclusivas de...

McDonald’s destaca a força do Big Mac em nova campanha

Para acompanhar o lançamento, marca também traz as versões...

Intervenção autoguiada pode reduzir uso de remédio para dormir entre idosos

Pesquisa analisou impacto da técnica de mediação comportamental em...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor