A metodologia Lean In Circle, de Sheryl Sandberg, tem como objetivo promover autoliderança e apoio às mulheres dentro do ambiente corporativo.
Uma parceria entre a Lapidus Network com a Lênia Luz e a Copel tem como objetivo fomentar a liderança feminina inspirada na metodologia Lean In Circle, desenvolvida por Sheryl Sandberg, CEO do Facebook. Essa metodologia foi implantada nos Estados Unidos e, em 2015, chegou ao Brasil. Nesses sete anos de programa, mais de três mil mulheres já foram impactadas pela liderança e facilitação de Lênia, que chancelou a metodologia no Brasil. O programa é constituído e aplicado por meio de estratégias e uma das empresas que já é adepta é a Companhia de Energia Elétrica do Paraná (Copel).
“São criados grupos dentro das empresas para que haja troca de conhecimento e esses grupos se fortalecem como grandes redes de apoio. Não é um programa preocupado somente com questões técnicas porque essas formações as mulheres já têm. São graduadas, pós-graduadas, com mestrado, doutorado e pós-doutorado. Na turma mesmo da Copel tem algumas mulheres fazendo doutorado indo para pós-doutorado. A proposta desse programa é voltada para autoliderança, que é a mulher reconhecer as ferramentas e as suas potencialidades para liderar”, explica Lênia.
Muitas vezes, as mulheres se conhecem dentro do espaço corporativo, mas não se encontram, não têm um espaço de troca, para conhecer a história uma da outra ou como foi a trajetória dentro da empresa. “O programa traz justamente esse lugar de sustentação para que as mulheres possam se conhecer, para que haja troca de experiência e um mentoria feminina ao longo da jornada e depois levem todo esse aprendizado para outras mulheres”, enfatiza Lênia.
Parceria com a Lapidus Network
A ideia de parceria entre a Lênia Luz e a Lapidus Network surgiu em 2019, convite feito pela própria Lênia, líder do Comitê de Empreendedorismo do Grupo Mulheres do Brasil, à Regina Arns, diretora da Lapidus Network e líder do Núcleo Paraná do Grupo Mulheres do Brasil. “Por conta da pandemia, não foi possível desenvolver a parceria em 2019, mas mantivemos contato e a ideia da parceira finalmente saiu do papel neste ano, por meio de uma demanda vinda da Copel, que já tem três turmas em andamento com o programa, sendo que cada uma dessas turmas tem trinta mulheres participantes”, conta Regina.
São muitos os benefícios das integrantes do MEX participarem do programa Lean In Circle. “O objetivo é que mulheres se inspirem com outras mulheres e com as suas próprias histórias, porque muitas vezes esquecemos da trajetória que nos trouxe até onde estamos. Com o programa, contribuímos para fortalecer a visão de autoliderança, liderança e apoio para essas mulheres por meio de uma rede que acredita nas ideias e dão suporte para que outras mulheres também possam colocar suas ideias em prática”, destaca Regina.
Historicamente, as mulheres ficaram invisíveis no mundo corporativo, sempre à sombra dos homens. “Quando um programa como esse abre espaço de troca, de confiança, de engajamento, as mulheres se reconhecem na história de outras mulheres e se dão conta que não estão sozinhas e começam a fazer um resgate da sua própria história de vida, da carreira e como que chegaram onde estão. Com isso, conseguem dar apoio a outras mulheres. O maior benefício do programa é a concentração de mentoria em um grupo dentro de uma empresa, com trocas reais”, finaliza Regina.
Quem é Lênia Luz?
Lênia é fonoaudióloga e trabalhou 18 anos na área. Em 2006 iniciou uma transição em sua carreira, saindo do espaço clínico e do terceiro setor. Ela possui também formação em arteterapia e psicomotricidade tradicional, que lhe trouxeram muito conhecimento sobre a área comportamental. Agora, Lênia cursa pós-graduação na área de integralidade e saúde da mulher na maturidade. “Estou olhando agora para um outro universo feminino, sempre pelo viés comportamental. Em 2006, montei dois treinamentos de comunicação verbal e não verbal para gestores de duas empresas e não parei mais. Anos depois, conheci meu segundo marido e montamos uma consultoria de varejo e franquias, a Aurélio Luci Franchis e Varejo. A partir daí comecei a enveredar para esse ramo, mas sempre olhando para as mulheres”, conta.
Atual consultora e palestrante, Lênia também fez uma formação em empreendedorismo por meio de um projeto realizado no Brasil. “Sou uma das mil trezentas e cinquenta mulheres formadas pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo que ofertou um programa gratuito para mulheres empreendedoras que não tinham formação em administração. Lá, criei um blog que tem até hoje o empreendedorismo rosa e comecei a enveredar por esse lado comportamental feminino, como que a mulher circula nesses ambientes, como é a caminhada empreendedora, depois a intraempreendedora. Em 2012, li o livro da Sheryl e fiquei encantada com a proposta do livro. Ano depois ela criou um instituto e entrei em contato 2013, mas ainda não estava madura para tocar o projeto no Brasil. Em 2014 consegui a chancela e não parei mais”, compartilha.
Sobre a Lapidus Network
Com 20 anos no mercado, a Lapidus Network é uma empresa especializada em gestão estratégica e educação executiva. Seu foco é a disseminação de conhecimento sobre estratégias de negócios associado a um networking diferenciado. Suas iniciativas oferecem soluções relevantes e personalizadas para o desenvolvimento de organizações e lideranças com foco no estratégico, no resultado, na produtividade, na qualidade e em inovação, um trabalho valorizado por executivos e executivas das mais importantes empresas do país. Mais informações em: www.lapidusnetwork.com.br.
Grupo Excom | Contatos de Imprensa
Jorge Camargo | (41) 99636-5958 | jorge.camargo@excom.com.br
Cecile Freire Krüger | (41) 9 8848-2726 | cecile@excom.com.br