Na virada da รบltima dรฉcada, o mundo web adotou tecnologias como realidade aumentada, inteligรชncia artificial e 5G de tal maneira que ser dono de uma loja online passou a ser questรฃo de sobrevivรชncia para muitos negรณcios.
Na pandemia, o Brasil testemunhou seu e-commerce atingindo patamares de faturamento recorde em 2021, ultrapassando R$ 161 bilhรตes, um crescimento de 26,9% em relaรงรฃo ao ano anterior. Sรณ o nรบmero de pedidos online aumentou 16,9% para mais de 353 milhรตes de entregas, de acordo com estudo da Neotrust, especializada em anรกlises e monitoramento desta modalidade de vendas.
Com valor mรฉdio por compra aumentando 8,6% em relaรงรฃo ao perรญodo anterior, com vendas girando em torno de R$ 455 na mรฉdia, o e-commerce jรก estรก preparado para aumentar sua fatia em 2023.
Avanรงos nunca param
Para Keslen de Andrade Delรฉo, Consultora de Tecnologia do Farol do E-commerce, o comรฉrcio eletrรดnico se transforma e avanรงa sem descanso: โAs novidades nรฃo param de surgir para alcanรงar uma melhor experiรชncia de compras com aumento na conversรฃoโ.
Para a especialista, toda loja virtual precisa ficar atenta com ferramentas e soluรงรตes que estรฃo surgindo agora e que serรฃo fundamentais para 2023. Adotar tendรชncias serรก a chave para que dentro de dois anos o mercado de vendas online chegue na casa dos 6,5 bilhรตes de dรณlares em todo o mundo:
โO mercado caminha para que em 2025 as lojas online sejam responsรกveis por 25% do total de vendas no setor de varejo e as lojas online precisam comeรงar agora a adotar certas tecnologias para chegar com tudo nesta fatia que se desenha no mรฉdio prazoโ.
01 – Realidade aumentada
Diversos estudos apontam que o mundo terรก aumento de atรฉ 71% nas vendas do e-commerce justamente pela implementaรงรฃo da realidade aumentada nas lojas online. Para Keslen, esta tecnologia aumenta a conexรฃo da empresa com o consumidor em uma experiรชncia รบnica e satisfatรณria para o cliente:
โEste leque de possibilidades aumenta quando se trata de mostrar produtos aos consumidores antes do ato da compra, ร o mais prรณximo que o cliente terรก da experiรชncia de uma loja fรญsicaโ.
02 – Inteligรชncia artificial
A pandemia fortaleceu a inteligรชncia artificial (IA) aplicada ao comรฉrcio eletrรดnico. A soluรงรฃo tem poder suficiente para melhorar os serviรงos de qualquer loja online e uma das aplicaรงรตes mais frequentes de IA โโno comรฉrcio eletrรดnico รฉ a personalizaรงรฃo:
โร possรญvel coletar dados que permitam recomendaรงรตes ao usuรกrio de acordo com seu comportamento na loja online. Da mesma forma, a IA melhora o retorno sobre investimento, otimizando os motores de busca e adaptando os anรบncios.
03 – Compras nas redes sociais
A porta aberta pelas redes sociais para vendas online criou um fluxo constante – com destaque para Facebook e Instagram. Keslen lembra que atรฉ 64% das pessoas que navegam pontualmente nestas duas redes sociais jรก compraram, pelo menos, um produto atravรฉs delas, portanto as redes nunca devem ser ignoradas:
โAs redes mudam sempre internamente suas estruturas e outras redes podem surgir e assumir protagonismo das vendas virtuais. Nรฃo hรก dรบvida que o online precisa implementar estratรฉgias para nรฃo deixar as vendas para a concorrรชnciaโ.
04 – Smartphones em alta
Se mais de 70% do trรกfego recebido pelos sites de comรฉrcio eletrรดnico vem de dispositivos mรณveis, o diagnรณstico รฉ apenas um: esta รฉ uma tendรชncia estabelecida:ย
โDar atenรงรฃo especial ร experiรชncia de compra pelo smartphone para que tudo seja fรกcil, รกgil e otimizado nรฃo รฉ opcional. As pessoas compram navegando pelo celular e se o site nรฃo for responsรกvel com facilidades para fechar uma compra, o tempo do seu concorrente conseguir esta venda รฉ de apenas um cliqueโ completa Keslen.