Início Geral Mídia e Marketing Hackatop de Mkt ADVB/PR: maratona de inovação desafia estudantes e empreendedores de...

Hackatop de Mkt ADVB/PR: maratona de inovação desafia estudantes e empreendedores de Curitiba

0

Evento acontece nos dias 5 e 6 de novembro, com inúmeros prêmios, vagas de trainee e estágio, além da possibilidade de ter sua ideia acelerada por uma grande empresa

Serão quase 40 horas de muita inovação, disrupção e dinamismo, reunindo mais de 150 jovens de todo estado do Paraná. É a segunda edição do Hackatop de Mkt da ADVB/PR, que está com inscrições abertas. A maratona acontece nos dias 5 e 6 de novembro, no espaço Aldeia Coworking, no Shopping Estação, e é uma oportunidade para estudantes e empreendedores com espírito inovador mostrarem seu talento. O evento busca encontrar soluções para os setores de marketing e vendas, baseados no novo comportamento do consumidor, nos multicanais, no metaverso, no e-commerce e nas novas tecnologias. A equipes ganhadoras do Hackatop serão conhecidas no Top de Marketing 2022, que acontece no dia 29 de novembro, celebrando os 50 anos do maior prêmio do setor.

“A ideia é, mais uma vez, abrir espaço para que estudantes e empreendedores possam mostrar o seu talento e terem uma chance de colocar suas ideias em prática. Para isso, serão dois dias intensos de maratona, com muito conteúdo, palestras e dinâmicas interativas. Tudo com o apoio do ecossistema de inovação do Estado do Paraná, por meio da Superintendência Geral de Inovação, e também de Curitiba, com o Vale do Pinhão”, explica a coordenadora do Hackatop de Mkt e diretora da ADVB/PR, Andreia Caldani.

Além disso, os participantes poderão contar com mentorias de grandes nomes do mercado, muito network e prêmios – entre eles equipamentos eletrônicos da Positivo Tecnologia. Os vencedores terão participação garantida na próxima edição do Rocket, da RPC, e, ainda, ainda concorrem a vagas de estágio e trainee nas áreas de marketing, inovação e tecnologia das principais empresas do Estado. Encerrado o evento, no pós-work, os times selecionados terão a oportunidade de fazer uma pré-aceleração do negócio no Condor Connect – braço de inovação dos Supermercados Condor.
Desafios com Google
Para entender as principais necessidades do mercado, os idealizadores se basearam na metodologia Design Sprint, do Google, e chegaram aos desafios que deverão ser resolvidos pelos participantes. São eles:

1 – Como ser omnichannel de verdade, tornando os canais digitais mais humanizados e os atendimentos presenciais mais digitais?

2 – Considerando a chegada do metaverso e NFTs, quais seriam as soluções para facilitar o acesso das pessoas e das marcas às tecnologias emergentes?

3 – Como ter dados mais qualificados para a tomada de decisões?

Além disso, nos próximos dias, a ADVB/PR vai divulgar mais dois desafios a serem superados pelos “hackatopers”.

Hackatop de Marketing 2019

O primeiro Hackatop de Mkt aconteceu em 2019 e a equipe campeã, a Verdepê, teve o seu projeto acelerado e adquirido pela Positivo Tecnologia, que colocou a ideia em prática em 2020.

Depois de muito quebrar a cabeça, os jovens vencedores da maratona criaram uma solução para aumentar a visibilidade dos notebooks da marca nos pontos de venda e aprimorar a experiência de uso do equipamento pelos consumidores. “Para isso, reaproveitamos a própria caixa do produto para criar expositores sustentáveis e práticos, que se transformam em suportes para notebook. Além de dar usabilidade às caixas que seriam descartadas, diminui muito o impacto ambiental causado pelo descarte da embalagem”, explica Cindy Ueda, integrante da da equipe. O produto ainda ajuda na ergonomia, visto que muitos trabalhadores aderiram ao home office com a pandemia da COVID-19 e ficam muito tempo em frente ao computador. “Além de ajudar na produtividade, pensamos em uma solução que tivesse um lado sustentável já que, ao darmos um novo uso à embalagem, ela não precisará ser descartada no meio ambiente”, comenta a gerente de produtos PCs da Positivo, Cinthya Ermoso.

Além de abordagem criativa, a relevância do projeto foi um grande diferencial para a equipe vencedora. “Não basta ser inovador, tem que ter propósito e usabilidade. É isso que queremos que as equipes participantes deste ano tenham em mente. Em 2019, a Verdepê preencheu todos os quesitos e tudo isso contou muitos pontos dentro da competição. Agora, os desafios são ainda mais difíceis”, comenta o presidente da ADVB/PR e coordenador da primeira edição do Hackatop de Mkt, Claudio Stringari.

As inscrições para a edição 2022 custam R$25 (com direito a camiseta e caneca de chope, além dos prêmios e vagas de trainee e estágio). Mais informações: https://hackatopdemkt.com.br/

SEM COMENTÁRIOS

Sair da versão mobile