A integração do sistema da prefeitura à Redesim foi lançada em um evento oficial para explicar sobre a otimização para os empreendedores maringaenses.
A Prefeitura de Maringá está em constante busca por novos estímulos ao empreendedorismo na cidade. Assim, a agilidade do atendimento aos contribuintes é uma prioridade, e depende de sistemas também ágeis e bem integrados.
Prova disso é que em 2021, 9.488 empresas foram abertas em Maringá, incluindo as cinco categorias (Pessoa Jurídica, Pessoa Física, Microempreendedor Individual (MEI), da Lei de Liberdade Econômica e Autônomos). Em comparação, até setembro deste ano, já são 7.406 empresas abertas.
Por isso, no dia 6 de outubro, foi realizado o evento de lançamento da integração do sistema de abertura de empresas com a RedeSim (Rede Nacional para Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios). Essa integração foi feita pelos sistemas da Elotech, a maior empresa de software de gestão pública do Paraná.
O novo serviço online ganha o nome de Empresa Fácil, e tem o objetivo de facilitar e agilizar a abertura de empresas. Por meio da integração à RedeSim, o empreendedor consegue consultar pelo sistema a disponibilidade de abrir uma nova empresa no local desejado, tudo de forma rápida e automatizada.
Sobre o evento de lançamento
O evento aconteceu no Auditório Hélio Moreira, da Prefeitura de Maringá. Estiveram presentes o prefeito Ulisses Maia, o vice-prefeito Edson Scabora, além de vereadores, representantes do Sebrae e representantes do Sindicato dos Contabilistas de Maringá (Sincontábil).
A integração é um marco para a prefeitura de Maringá, que desde 2012 utiliza o processo de Alvará Online, otimizando e automatizando o processo de liberação de alvará.
“Este é um momento muito esperado e importante para a classe contábil. A integração proporcionará uma série de economias no processo de aceleração de novos negócios, fomentando a nossa economia e trazendo ainda mais crescimento para a cidade. Gostaria de agradecer a nossa grande parceira Elotech, que abraçou a causa junto com a gente nesse sistema!”, disse Orlando Chiqueto, secretário da Fazenda.
Para Matheus de Oliveira Alves, Gerente de Integração Fiscal, a integração com a RedeSim é de extrema relevância para o empreendedor maringaense: “Favorecer o empreendedor no nosso município é muito importante. Logo, oferecer um sistema que corresponda à expectativa e apresente uma interface amigável e acessível para o contribuinte é essencial. Nesse sentido, o sistema da Elotech tem sido fundamental. Toda a assistência que tivemos na integração só rende elogios, pois a equipe esteve à disposição durante a integração com a junta comercial, além de consolidar nossa consulta prévia automática, que também está no ar desde 2014 com o sistema da Elotech. Agora, será feita a comunicação entre esses dois sistemas, facilitando e simplificando a abertura de empresas em Maringá”, comentou.
O prefeito Ulisses Maia, durante o evento, discursou que um dos objetivos de seu governo é tornar os serviços da prefeitura 100% digitais. Neste movimento de ampliação, a Prefeitura de Maringá já implantou outros serviços e procedimentos online e gratuitos, como o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), Acesso Cidadão, ITBI Online, IPTU, Gerenciamento Eletrônico, entre outros.
Também já estão disponíveis digitalmente as informações sobre audiências públicas, orçamentos, decretos, impressão de certidões, entre outros. Para saber mais, basta acessar o Portal da Sefaz.