79% dos usuários de streaming aceitariam anúncios nas plataformas se pudessem pagar menos

Uma pesquisa da Magnite, plataforma de vendas de publicidade, revelou que 79% dos usuários de serviços de streaming aceitariam a inserção de anúncios publicitários nas plataformas, desde que isso reflita numa redução significativa da mensalidade. A Magnite também traz dados que mostram que o público de streaming é mais engajado e aberto à publicidade do que o público de TV aberta, sendo que boa parte das pessoas dizem gostar de descobrir novos produtos a partir de anúncios.


Confirmando a tendência, desde o início de novembro a Netflix trabalha com uma nova opção de assinatura da plataforma. O novo plano oferece a exibição de anúncios antes e durante filmes e séries do catálogo do streaming. O pacote custa bem menos (R$ 18,90) e tem uma média de 4 a 5 minutos de anúncios por hora, além de um número limitado de filmes e séries, que não estarão disponíveis devido a restrições de licenciamento, mas que devem ser resolvidas depois pela empresa.

“Vemos os espaços para anúncios como um caminho natural das plataformas após o boom do streaming. É como se os comerciais chegassem nesse formato, mas agora de maneira mais estratégica, pois quem assiste filmes e séries no streaming tem um comportamento diferente de quem assiste na televisão aberta ou até mesmo na fechada. A relação é muito mais pessoal, uma vez que se escolhe o que assistir”, analisa Juliana Selenko, diretora da Use Mais, plataforma multisserviços que reúne diversos parceiros para oferecer condições especiais aos usuários.

De acordo com Selenko, nem sempre as empresas vão conseguir cobrar um preço de mensalidade baixo, especialmente se o catálogo for aumentando. “A publicidade é uma forma de compensar esse aumento. Com tantas opções de plataformas disponíveis, o consumidor vai escolher o que melhor cabe no seu orçamento. Ao inserir anúncios, as empresas conseguem diminuir esse preço na ponta e viram uma vitrine para uma publicidade mais assertiva. Se o usuário se sentir recompensado, ele não verá aqueles anúncios como algo invasivo, mas útil”, explica.

Surfando na mesma onda, a empresa de Juliana criou uma plataforma chamada Assista Mais, guia de streaming gratuito que auxilia o público a encontrar filmes, séries, documentários e reality shows favoritos. Além de ajudar o público, a plataforma oferece diversos anúncios publicitários. Quando o usuário interage com alguma peça, os clientes acumulam pontos para trocar por gift cards de diversos serviços, como Uber e iFood, além dos próprios serviços de streaming, como Amazon, Globoplay, HBO Max, entre outros. Quanto mais cliques, mais pontos.

“Nosso foco é reforçar os benefícios e entregas do produto para este público, além de prospectar perfis que se interessam tanto por filmes e séries quanto por programa de pontos”, explica Juliana.

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