Empresas precisam melhorar seus processos de vendas para alcançar resultados robustos

Vendas online: o consumidor compra usando o celular e recebe na porta de casa. Uma equação que não teria como dar errado, na teoria, mas a prática é bem diferente. Uma pesquisa da PayPal mostrou que 23,5% dos brasileiros já adotaram a prática de comprar digitalmente em suas rotinas, enquanto 32% pretendem seguir comprando semanalmente e 22% vão comprar uma vez ao mês digitalmente uma vez no mês.

Em contrapartida, o  anuário CX Trends 2022 mostrou a preocupante realidade de que a cada três pessoas que compraram online em 2021, duas acabaram desistindo em virtude de alguma experiência ruim, com o agravante de  62% dos entrevistados decididos em abandonar a prática de comprar produtos ou contratar serviços de maneira online.

O próprio Procon de São Paulo registrou aumento de 285% de reclamações oriundas do e-commerce em 2020, comparado com 2019, chegando em 301.672 reclamações que englobam atrasos, cobranças indevidas e falhas na entrega.

Se o mercado online trouxe mais consumidores e facilidades no trânsito de mercadorias, também abriu as portas para algumas adversidades que insistem em atrapalhar as vendas como:

– Reclamações de clientes de compras que atrasam ou não chegam
– Falta de transparência no processo de vendas online
– Produtos trocados

Este é o verdadeiro paradoxo. Com tantas facilidades online e bons produtos, por que as empresas ainda perdem vendas e recebem tantas reclamações? ” questiona Denis Valente, CEO da Atile e especialista em transformação digital:

“As reclamações acontecem graças às falhas em algum momento do processo dentro da empresa. Para atender a essa demanda, é necessário que a aderência ao e-commerce tenha suporte para os setores de vendas, atendimento ao cliente e de logística, completamente alinhado aos processos internos”.

Sem processos bem definidos no processo, fica impossível detectar onde está o ponto de gargalo das vendas, impossibilitando descobrir o que está equivocado e avançar para outras etapas de melhorias, como diagnóstico, consultoria e implementação de ferramentas:

“Os clientes têm muito mais opções de compra. Basta uma pequena falha na entrega para que o consumidor mude para o site do concorrente. É essencial manter uma maior integridade ao abordar os clientes em potencial para não perder uma venda” finaliza Valente.

Destaque da Semana

Jogos de azar são problema de saúde pública entre jovens e adultos no mundo

Artigo evidencia que essas atividades — que incluem as...

Aumento na procura por residências de dois e três dormitórios para locação em Curitiba

Dados do Secovi-PR apontam variação positiva na Locação Sobre...

Às vésperas do verão, Litoral lidera em veículos com IPVA atrasado

Um a cada quatro veículos não pagou nenhuma parcela...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor