Investimento promove novas vagas de emprego, fomenta sustentabilidade e inovação, e vai ao encontro de novas tendências de consumo
O Grupo Boticário anuncia a inauguração do novo Centro de Distribuição de Campina Grande do Sul, no Paraná. Na vanguarda do mercado da beleza, atendendo às demandas de um mercado cada vez mais exigente, ágil e sustentável, o Grupo investiu cerca de R$107 milhões. Com a expansão, o Grupo alavanca a ambição de se tornar o melhor e maior ecossistema de beleza para o mundo, por meio de uma forte estratégia de desenvolvimento sustentável, multicanal e multimarcas.
O novo espaço representa um avanço em inovação, tecnologia e logística para o Grupo Boticário, que refletirá na capacidade de desenvolvimento e produção de produtos ainda mais sustentáveis, no potencial de geração de empregos, aproximação ainda maior dos clientes e redução do prazo de entrega dos pedidos. Comprometida com o desenvolvimento socioeconômico do Brasil, em especial nas regiões dos Polos da Beleza – onde estão reunidas fábricas, centros de distribuição e empresas parceiras – o Grupo reforça sua responsabilidade com o fomento da economia brasileira.
“Nosso olhar está voltado para o futuro, sempre pautado pelas demandas de nossos clientes. Por isso, seguimos investindo e buscando soluções que beneficiem o negócio, mas também proporcionem impactos socioeconômicos nas regiões onde estamos presentes. A novidade que anunciamos agora é uma continuidade do plano de investimento anunciado no início do ano, durante a celebração dos 40 anos de nossa primeira fábrica no Paraná. Ela proporcionará ganho de eficiência, inovação, desenvolvimento local, além de fomentar oportunidades de emprego”, explica Artur Grynbaum, vice-presidente do Conselho do Grupo Boticário.
“O Paraná recebe com grande entusiasmo esse novo investimento porque ele está alinhado aos nossos objetivos: promoção da inovação, geração de emprego e sustentabilidade. O Grupo Boticário é um patrimônio do Estado e sua expansão ajuda a consolidar o crescimento da nossa economia, agora a quarta maior do País, e do mercado de produtos de beleza e bem-estar”, afirma o governador Carlos Massa Ratinho Junior.
“Para nós de Campina Grande do Sul, é um privilégio receber uma empresa de sucesso, responsabilidade social e ambiental como o Grupo Boticário. Estamos muito felizes em dar as boas-vindas ao Grupo, e ainda mais de receber investimentos que fomentam a geração de empregos e renda na nossa comunidade”, reforça Bihl Zanetti, prefeito de Campina Grande do Sul.
Com cerca de 20 mil m², o CD de Campina Grande do Sul, no Paraná, é o primeiro 100% multicanal e multimarcas. Não mais segmentado por marca ou canal do Grupo Boticário, é o mais moderno em sistemas digitais avançados, ditando tendências para o mercado. A ampliação da estrutura do local aumentará a capacidade de armazenamento de produtos e garantirá a separação de até 871 mil produtos por dia. Essa evolução do CD, que só foi possível com a modernização e expansão da unidade, permitirá a redução do tempo de entrega dos pedidos realizados pelos revendedores, franqueados e consumidores em um ou dois dias, proporcionando maior agilidade logística e menor margem de erro.
Unindo tecnologia e sustentabilidade, foram usadas paredes de blocos sustentáveis na obra, em que 20% do plástico utilizado são do programa de logística reversa, o maior programa de recolhimento de embalagens pós-consumo no segmento de beleza do Brasil -, uma iniciativa que colaborou com a retirada de 4,5 toneladas de lixo plástico do meio ambiente. “Vale destacar que em todo o projeto foram usadas 87 toneladas de resíduos reciclados, desde a terra para a fundação até o papelão das embalagens. Além disso, há uma expectativa de crescimento de postos de trabalho em, pelo menos, 30% a 40% nos próximos cinco anos”, destaca Grynbaum.
Polos da Beleza
Ecossistema que alavanca o desenvolvimento socioeconômico da região em que está presente, a partir da integração entre Grupo Boticário e empresas parceiras, os Polos da Beleza estão em três regiões do Brasil: Nordeste (Camaçari – BA), Sudeste (Varginha – MG) e Sul (São José dos Pinhais – PR), aliando estratégia de negócio a impacto socioeconômico para o país.
Neste ano, a primeira fábrica do Grupo, em São José dos Pinhais (PR), completou 40 anos de história e recebeu um investimento de R$200 milhões com objetivo de aumentar a capacidade produtiva de forma sustentável até 2023 e fomentar o desenvolvimento socioeconômico da região.
Sobre o Grupo Boticário
Um dos maiores grupos de beleza do mundo, o Grupo Boticário é brasileiro, multicanal e multimarcas presente em 15 países. É dono das marcas O Boticário, Eudora, Quem Disse, Berenice? BeautyBox, Multi B, Vult, Beleza na Web, O.U.I e Dr. JONES, que juntas atuam com o propósito de transformar o mundo por meio da beleza. São 14 mil colaboradores diretos, além de outras 40 mil pessoas que trabalham na rede de franquia, considerada hoje a maior franquia de beleza do mundo, com mais de 4 mil pontos de venda em 1.780 cidades brasileiras.
Pautada por uma atuação responsável com o planeta, a sociedade e os consumidores, o Grupo tem a sustentabilidade embutida em seu modelo de negócios. Até 2030, o Grupo prevê ampliar o impacto positivo para a sociedade por meio da gestão de resíduos com a plataforma “Uma Beleza de Futuro”, que reúne compromissos socioambientais ambiciosos.
A história do Grupo Boticário começou em 1977 em uma pequena farmácia de manipulação no Paraná e hoje agrega laboratório, fábrica, inovação, tecnologia, logística, marketing e varejo, em um ecossistema de 45 mil pontos de venda no varejo, parceiros e fornecedores. O Grupo atua ainda nas frentes ambientais, sociais e culturais por meio da Fundação Grupo Boticário e Instituto Grupo Boticário. Conheça mais aqui.