Home office: como criar um ambiente que favoreça o trabalho

O modelo remoto veio para ficar e, por isso, o planejamento do escritório em casa merece atenção redobrada. Veja sugestões de profissionais de arquitetura para criar um ambiente que ofereça conforto e privacidade e estimule a concentração

Home office: como criar um ambiente que favoreça o trabalho
Localizado próximo à janela, este home office aproveita a iluminação natural. A cadeira ergonômica é um item de conforto indispensável ao ambiente. | Projeto de Gigi Gorenstein | Foto: Gabbavisuals

Ter um escritório em casa talvez nãfosse prioridade nos projetos de interiores de três anos atrás. Porém, com a migração do trabalho para o formato remoto e a adoção de modelos híbridos no momento atual, montar um home office bem planejado e equipado de acordo com a atividade profissional desempenhada pelo morador se tornou uma necessidade incontornável. Diante da demanda em crescimento, profissionais de arquitetura reúnem aqui uma série de recomendações para criar um espaço prático e adequado. Confira:

Movimento que veio para ficar

A tendência de buscar um equilíbrio maior entre vida pessoal e profissional é anterior à pandemia e foi acelerada por ela. No modelo remoto, perde-se menos tempo no deslocamento casa-escritório e sobra espaço na agenda para atividades mais prazerosas. Em todo o mundo, um grande contingente de trabalhadores se recusa a retornar ao formato anterior, movimento que permite afirmar que o home office veio para ficar.  Por isso, é hora de pensar num ambiente com menos improviso e características mais perenes. “Algo que mudou nos últimos anos é a solicitação por espaços individuais de trabalho. Casais não querem mais compartilhar o home office, pois um pode tirar a concentração do outro ou podem surgir atividades conflitantes, como reuniões simultâneas”, diz a arquiteta Gigi Gorenstein.

Além de ser silencioso e oferecer privacidade a fim de favorecer a produtividade, o home office requer uma boa distribuição espacial e um mobiliário que ajude a manter a ordem. Acrescentar um toque de personalidade pode ser um estímulo extra à criatividade.

Home office: como criar um ambiente que favoreça o trabalho
Para oferecer conforto, a bancada de trabalho precisa ter 75 cm de altura. O uso de cores neutras ajuda a criar um ambiente com atmosfera tranquila. | Projeto de Gigi Gorenstein | Foto: Edu Pozella

Planeje uma boa estrutura

Home office: como criar um ambiente que favoreça o trabalho
Quando é necessário compartilhar o home office, a bancada em L ajuda a setorizar qual é o espaço de cada usuário e garante certo isolamento. Apostar em cadeiras confortáveis é essencial. | Projeto do escritório PB Arquitetura | Foto: Henrique Ribeiro

No planejamento do espaço, os arquitetos Priscila e Bernardo Tressinoà frente do escritório PB Arquiteturalembram que o visual do home office da era digital precisa ser bem cuidado, especialmente o fundo visível atrás da cadeira. “Precisamos pensar no cenário que surge quando o morador abre a câmera durante uma reunião virtual”, comentam. As condições acústicas também pedem cuidado a fim de manter o ambiente livre de ruídos. Quanto à localização, o home office pode fazer parte do quarto ou das áreas sociais. Mas, se possível, reserve um local só para ele, isolado por portas.

Um bom projeto de marcenaria contribui para que o escritório se torne mais prático. “O mobiliário deve manter o que é necessário sempre a mão”, lembra a dupla da PB Arquitetura. Pense em prateleiras, nichos e gaveteiros para guardar o material de trabalho, além de uma bancada com área suficiente para o desenvolvimento das atividades e que ainda acomode acessórios de organização, como porta-canetas e pastas para papéis.

Home office: como criar um ambiente que favoreça o trabalho
O canto de trabalho ganhou nichos para livros com estrutura metálica e prateleiras de madeira, que trazem um mood industrial. | Projeto do escritório PB Arquitetura | Foto: Henrique Ribeiro

No home office, o uso de cores neutras e sóbrias produz um clima sereno, que ajuda na concentração. Elementos que causem distração devem ser retirados de cena. Cadeiras ergonômicas, com apoio para os braços, regulagem da inclinação do encosto e da altura do assento, são essenciais para o conforto, assim como a altura correta da mesa, que deve ficar entre 70 e 75 cm acima do piso. Outro ponto importante é a iluminação: o ideal é posicionar o escritório junto a janelas para aproveitar ao máximo a claridade natural. Para as atividades noturnas, Priscila e Bernardo preferem apostar na iluminaçãgeral, vinda do teto, e branca, pois acreditam que focos de luz pontual e amarelada podem roubar a atenção e tirar a fluidez do trabalho.

 

Sobre a PB Arquitetura

O escritório é liderado pelo casal Priscila e Bernardo Tressino, desde 2010. Se conheceram na faculdade de arquitetura e juntos somam diversas especializações, com destaque nas áreas de design de interiores e paisagismo. Possuem mais de 10 mil m² de obras realizadas, com a colaboração de equipe 100% formada por arquitetos.

Os profissionais possuem larga experiência em desenvolvimento de projetos de arquitetura, interiores e paisagismo. Os sócios participam ativamente de todos os detalhes e etapas dos processos, realizados com responsabilidade e dedicação. Marcados por um estilo contemporâneo e criativo, surpreendem por revelar a essência dos clientes com identidades autênticas, agradando desde os mais elegantes até os mais excêntricos.

Para quem valoriza o que há de mais moderno no mercado, o escritório oferece a possibilidade de navegar nos futuros ambientes, através de óculos de realidade virtual e projetos 3D de altíssima qualidade.

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