Mercado de franquias no Paraná cresce e o faturamento ultrapassa os mais de R$4 bilhões no 3º Tri de 2022

 Mercado de franquias no Paraná cresce e o faturamento ultrapassa os mais de R$4 bilhões no 3º Tri de 2022

franchising brasileiro comemora os resultados alcançados em 2022. O setor de franquias registrou crescimento de 18,7% no terceiro trimestre deste ano comparado a igual período de 2021. É o que indica a Pesquisa Trimestral de Desempenho realizada pela ABF — Associação Brasileira de Franchising. De acordo com o estudo, feito em parceria com a BR Insights, o faturamento do setor saltou de R$ 47,385 bilhões para R$ 56,256 bilhões no período.

No Paraná, o cenário é ainda melhor pois aponta um crescimento de 25,5 % no faturamento geral das redes de franquias no período analisado, faturando mais de R$ 4 bilhões. Já em número de unidades, o crescimento do mercado paranaense chegou a casa dos 10%, totalizando 12.718 operações.

No estado, destacam-se os segmentos de saúde, Beleza e Bem-estar (+20,6%), Serviços e outros negócios (+17,7%) e Alimentação — Food Service (+17,5). Em relação ao crescimento das operações, os segmentos com maiores acréscimos foram Serviços e outros negócios, e Alimentação — Food Service.

As pesquisas da ABF e sondagens com redes de todo o País sinalizam que este movimento está muito ligado retomada da atividade econômica e da vida social, com o consumidor retomando hábitos nas áreas como alimentação fora do lar e turismo com a reabertura total do comércio.

Tradicional porta de entrada para o mercado de trabalho, o setor de franquias no Brasil totalizou aproximadamente 1.579 milhão de pessoas empregadas diretamente neste terceiro trimestre, ante 1.388 milhão no mesmo período do ano anterior, o que equivale a uma alta de 13,8% no número de empregos diretos gerados pelo franchising nos meses analisados. No Paraná, esse índice equivale a uma alta de 15,8% com cerca de 110 mil postos de trabalho.

Sobre a ABF

A ABF — Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1987, que representa oficialmente o sistema de franquias brasileiro. O setor registra um faturamento anual superior a R$ 167 bilhões, mais de 156 mil unidades e cerca de 2.600 marcas de franquias espalhadas por todo o Brasil. Além disso, o franchising brasileiro responde por aproximadamente 2,7% do PIB e emprega diretamente mais de 1,2 milhão de trabalhadores. Atualmente com mais de 1.200 associados e cobrindo todo o território nacional por meio da seccional Rio de Janeiro e de regionais (Sul, Minas Gerais, Centro-Oeste, Nordeste e Interior de São Paulo), a entidade reúne franqueadores, franqueados, advogados, consultores e demais fornecedores e stakeholders do setor. O propósito da ABF é fomentar o franchising brasileiro, nacional e internacionalmente, para que ele se mantenha próspero, sustentável, inovador, inclusivo e ético. A Associação dedica-se a aperfeiçoar o sistema de franquias brasileiro por meio da capacitação de pessoas em diversos cursos presenciais e on-line, do estímulo à inovação, da disseminação das melhores práticas, da representação junto às diversas instâncias públicas e divulgação dos resultados do setor.

 

Destaque da Semana

Opinião – Os extremos da democracia nas Américas

João Alfredo Lopes Nyegray* Após mais de dois anos de...

Pets ganham espaço exclusivo na Praça de Alimentação do Shopping Curitiba

O Shopping Curitiba é referência na cidade quando o...

Media for Equity: modelo alternativo de investimento em Startups

O Media for Equity é um modelo alternativo de investimento que...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor