Mercado de franquias no Paraná cresce e o faturamento ultrapassa os mais de R$4 bilhões no 3º Tri de 2022

 Mercado de franquias no Paraná cresce e o faturamento ultrapassa os mais de R$4 bilhões no 3º Tri de 2022

franchising brasileiro comemora os resultados alcançados em 2022. O setor de franquias registrou crescimento de 18,7% no terceiro trimestre deste ano comparado a igual período de 2021. É o que indica a Pesquisa Trimestral de Desempenho realizada pela ABF — Associação Brasileira de Franchising. De acordo com o estudo, feito em parceria com a BR Insights, o faturamento do setor saltou de R$ 47,385 bilhões para R$ 56,256 bilhões no período.

No Paraná, o cenário é ainda melhor pois aponta um crescimento de 25,5 % no faturamento geral das redes de franquias no período analisado, faturando mais de R$ 4 bilhões. Já em número de unidades, o crescimento do mercado paranaense chegou a casa dos 10%, totalizando 12.718 operações.

No estado, destacam-se os segmentos de saúde, Beleza e Bem-estar (+20,6%), Serviços e outros negócios (+17,7%) e Alimentação — Food Service (+17,5). Em relação ao crescimento das operações, os segmentos com maiores acréscimos foram Serviços e outros negócios, e Alimentação — Food Service.

As pesquisas da ABF e sondagens com redes de todo o País sinalizam que este movimento está muito ligado retomada da atividade econômica e da vida social, com o consumidor retomando hábitos nas áreas como alimentação fora do lar e turismo com a reabertura total do comércio.

Tradicional porta de entrada para o mercado de trabalho, o setor de franquias no Brasil totalizou aproximadamente 1.579 milhão de pessoas empregadas diretamente neste terceiro trimestre, ante 1.388 milhão no mesmo período do ano anterior, o que equivale a uma alta de 13,8% no número de empregos diretos gerados pelo franchising nos meses analisados. No Paraná, esse índice equivale a uma alta de 15,8% com cerca de 110 mil postos de trabalho.

Sobre a ABF

A ABF — Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1987, que representa oficialmente o sistema de franquias brasileiro. O setor registra um faturamento anual superior a R$ 167 bilhões, mais de 156 mil unidades e cerca de 2.600 marcas de franquias espalhadas por todo o Brasil. Além disso, o franchising brasileiro responde por aproximadamente 2,7% do PIB e emprega diretamente mais de 1,2 milhão de trabalhadores. Atualmente com mais de 1.200 associados e cobrindo todo o território nacional por meio da seccional Rio de Janeiro e de regionais (Sul, Minas Gerais, Centro-Oeste, Nordeste e Interior de São Paulo), a entidade reúne franqueadores, franqueados, advogados, consultores e demais fornecedores e stakeholders do setor. O propósito da ABF é fomentar o franchising brasileiro, nacional e internacionalmente, para que ele se mantenha próspero, sustentável, inovador, inclusivo e ético. A Associação dedica-se a aperfeiçoar o sistema de franquias brasileiro por meio da capacitação de pessoas em diversos cursos presenciais e on-line, do estímulo à inovação, da disseminação das melhores práticas, da representação junto às diversas instâncias públicas e divulgação dos resultados do setor.

 

Destaque da Semana

O futuro em 90 minutos: Arapongas decide amanhã acesso à segundona contra o Batel

Após empatar por 2 a 2 em Guarapuava, Alviverde...

Pseudomiopia aumenta miopia em até 4 vezes em crianças, aponta pesquisa

Condição que passa despercebida é  motivada pelo excesso de telas...

Com 150 m² de área construída, nova clínica odontológica com tecnologia de ponta será inaugurada no Park Shopping Barigui no dia 18/11

Neobianco atenderá diversas especialidades, entre elas implantes, ortodontia, clareamento...

Tratamento do câncer de próstata com radioterapia

Você sabia que são esperados mais de 70 mil...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor