Como ampliar a presença de marcas e empresas no ambiente digital  

Num mercado cada vez mais competitivo, saber se destacar por meio das ferramentas digitais é fundamental para alavancar negócios

Frederico Burlamaqui

De acordo com o levantamento da CupomValido, realizado em 2022, o Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking de crescimento de vendas online, com crescimento de 22,2% em 2022 e uma estimativa de 20,73% ao ano, até 2025. O estudo aponta que essa expectativa de crescimento é duas vezes maior do que a média mundial, ficando acima de países como Japão, Estados Unidos e França, sendo portanto fundamental que os negócios estejam atentos às melhores práticas deste ambiente na busca de se destacarem frente à concorrência.

Segundo o especialista em marketing e estratégia de negócios, Frederico Burlamaqui, há três razões para esse exponencial crescimento. A primeira está ligada à pandemia, que levou milhares de brasileiros a optarem pelas compras online, a segunda às facilidades dos métodos de pagamento (como o PIX) e entregas mais rápidas, e a terceira ao aumento no índice de penetração de compras online, que até tempos atrás ainda era baixo no país. “A população dos países desenvolvidos, como Alemanha e Reino Unido, já estão acostumados a fazer compras online com maior frequência, por isso a taxa de crescimento tende a ser menor nesses países. No Brasil esse é um movimento relativamente novo e em desenvolvimento, portanto com grande capacidade de crescimento e boas oportunidades. Não há momento mais propício que este para quem quer vender online. Mas não basta estar online, é necessário estratégias, já que a concorrência também tem estado cada vez maior ”, conta o especialista .

Frederico explica que para se destacar é primordial a construção de uma presença online robusta, que vá além da mera construção de um site. “Para se destacar é preciso foco na construção de autoridade e que gere credibilidade para a marca, fazendo dela uma referência na área. Dessa forma é possível conquistar um posicionamento relevante no mercado, conquistando clientes e aumentando as vendas”, explica.

Conquistando presença digital

A internet é um ambiente com grande potencial de expandir negócios, sendo impossível ficar fora dela quando o assunto é ganhar visibilidade e vendas. Porém a estratégia é diferente do ambiente físico, já que para consolidar uma presença digital é necessário estratégias de conversão. “O marketing digital tem uma relação custo/benefício mais vantajosa que as mídias tradicionais, pois é mais acessível em termos financeiros do que a publicidade em rádio e TV, por exemplo. Porém para se ter uma presença digital é necessário um planejamento que leve em consideração o uso de ferramentas de produção de conteúdo, redes sociais, links patrocinados, marketing de conteúdo e demais tecnologias mobile, para estar onde as pessoas estão e atrair a atenção delas. São estratégias de longo prazo, mas que quando bem aplicadas, podem gerar benefícios diversos”, explica Frederico.

Confira algumas estratégias de marketing digital que podem ajudar na construção da presença digital:

Marketing de conteúdo

Com objetivo de se tornar autoridade no assunto ou ramo de atuação, a produção de conteúdo relevante e de qualidade é algo primordial para melhorar a presença online. “Um conteúdo que responde dúvidas e ajuda a solucionar problemas, tem um grande potencial de converter meros leitores em compradores, pois por meio desse conteúdo as pessoas passam a ver a marca como especialista no assunto, o que gera confiança. Além disso, conteúdos que agregam valor podem estimular o compartilhamento, aumentando de forma orgânica o público que acompanha a sua marca”, explica Frederico.

Uso de redes sociais

Não importa qual seja a sua área de atuação ou o tamanho do seu negócio, certamente grande parte dos seus clientes está nas redes sociais, todos os dias, sendo assim você também precisa estar. “Invista na produção de conteúdo relevante, com capacidade de atrair a atenção, para isso tenha um planejamento estratégico e um cronograma de postagens. É fundamental alimentar regularmente as redes e interagir com os usuários, criando um relacionamento sólido e aumentando a visibilidade do seu negócio. Nesse ambiente também é importante estar pronto para responder dúvidas e ajudar os usuários a solucionar problemas”.

Invista em estratégias de SEO

Fundamental no atingimento das melhores práticas para melhorar a presença online, as estratégias de SEO têm o objetivo de melhorar o posicionamento orgânico de um site nos buscadores, como o Google, fazendo com que ele apareça nos resultados de buscas quando os usuários estiverem procurando por produtos e serviços semelhantes aos seus. “Para conquistar as primeiras posições no Google, é necessário fazer alguns ajustes no site, que incluem a produção de conteúdo de qualidade, baseado no uso de palavras-chave mais usadas nas buscas das pessoas, o correto uso de tags HTML e busca por links de outras páginas que redirecionem para o seu site. Com isso, além de aumentar o número de visitas no site, a sua marca se torna referência, pois está sendo destacada e recomendada pelo Google”, conta o especialista.

Produção de vídeos

Os vídeos são hoje uma das ferramentas de maior impacto, pois além de transmitirem mensagens de forma mais eficiente, podem ajudar na taxa de conversão de estratégias promocionais. “Com o aumento da velocidade da internet e das novas tecnologias de streaming, os vídeos ganharam ainda mais relevância e têm a capacidade de aumentar a presença online das marcas mais que as imagens estáticas. Sendo assim é importante investir nessa ferramenta, que hoje pode ser acionada de forma simplificada, como, por exemplo, com uso de câmeras de celular e boas ideias de conteúdo”.

Links patrocinados e anúncios pagos

Investir no Google é uma das principais estratégias de marketing digital, pois é uma forma eficaz de se conectar com o consumidor e com possíveis clientes. Para isso, as campanhas pagas, com anúncios e links patrocinados, são uns dos recursos mais rápidos e efetivos para melhorar a sua presença digital. “Com o Google Ads é possível criar anúncios institucionais que podem alavancar as visitas no seu site. Anúncios nas redes sociais também são boas iniciativas, principalmente para lançamentos, campanhas e promoções. Já os links patrocinados, podem trazer uma movimentação maior para as suas páginas, além da possibilidade de capturar leads (contatos de possíveis clientes) que podem entrar no seu funil de vendas”, explica Frederico.

Investir em dispositivos mobile

Atualmente são mais de 80 milhões de brasileiros e brasileiras conectados via aparelhos móveis e tablets, portanto é imprescindível ter um site responsivo, campanhas pensadas para os dispositivos móveis e até mesmo um aplicativo. “As estratégias com foco no mobile tem um grande potencial de fidelização e hoje são inúmeras as possibilidades. Caso não haja a possibilidade de muito investimento, ferramentas como whatsapp podem gerar bons resultados com pouco custo. O importante é se adaptar a essa nova realidade e não perder as oportunidades que hoje estão disponíveis”.

Fidelização

A fidelização é todo o processo em torno do consumidor que garante uma experiência de compra positiva e que coloque a sua marca na lista das favoritas, construindo um relacionamento de confiança e que gere novas compras e negócios, seja no digital ou na loja física. “A experiência do consumidor precisa ser o centro de todas as ações da marca, pois hoje as pessoas consomem não apenas preços e sim experiências significativas. Também é parte da fidelização o cadastro de clientes, que possibilita o estreitamento de relações proativas da marca com os desejos e afinidades de seu público”, finaliza o especialista.