Decisão da 99Food reflete a dificuldade em competir no mercado brasileiro de delivery

Um ano depois da saída da UberEats do Brasil, 99Food anuncia que não vai mais operar com frota própria e mercado fica cada vez mais concentrado

Decisão da 99Food gera preocupação | Foto divulgação

Nesta quarta-feira (4) bares e restaurantes que operam com a 99Food começaram a ser notificados da decisão da empresa de encerrar a operação de delivery com entregadores parceiros, cabendo aos estabelecimentos a total responsabilidade pela entrega.

A novidade passa a valer no fim de fevereiro, mas já causou apreensão no setor, segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Isso porque há exatamente um ano a UberEats anunciou o fim das suas operações no Brasil; antes disso, a Delivery Center já havia anunciado o fim de suas atividades.

“Este mercado está cada vez mais concentrado e é urgente que o Cade decida sobre os processos envolvendo o iFood, sob pena de não termos concorrência, trazendo prejuízo aos que estão em posição mais frágil para negociar – os bares e restaurantes, cada vez mais dependentes de um único app de entregas. Muitos aplicativos e plataformas já desistiram, alegando impossibilidade de manter o negócio com a dominância do iFood”, diz o presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci.

O presidente da Associação ainda reitera que, com a saída da plataforma 99Food do Brasil, o mercado de delivery se encaminha para um monopólio que traz custos elevados tanto para o setor quanto para os consumidores.