Empreender e causar impacto positivo em uma comunidade é o sonho de muitas pessoas, mas engana-se quem acredita que esta é uma tarefa fácil. Um levantamento do Sebrae, em parceria com o Programa das Nações Unidas (PNUD), identificou mais de 800 negócios sociais no Brasil. Porém, nem sempre eles sabem dar os passos certos para ter sucesso. Entre seus desafios estão a saúde financeira, a ausência de estratégias eficazes, dificuldades de gestão, falta de patrocínios, pouca clareza sobre a identidade da marca e baixa presença digital.
As organizações da sociedade civil (OSC) experienciam adversidades semelhantes e se esforçam para atrair voluntários e outras pessoas que doem tempo, habilidades ou recursos financeiros para maximizar o impacto socioambiental. Há mais de 815 mil OSCs no país, calcula o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), e destacar-se nesse universo exige conhecimento e preparo. Para ajudar organizações e negócios sociais a exercerem suas missões com sucesso, o Adverso Lab – que utiliza a tecnologia e o design para criar soluções criativas e sustentáveis para o setor de impacto social – irá lançar uma mentoria inédita: DNA da Marca de Impacto.
Trata-se da única mentoria nacional especializada em marcas e organizações que causam impacto social. O programa possui duração de dois meses e foi desenvolvido para auxiliar negócios sociais e OSCs a descobrirem seu DNA e a serem referências em suas áreas de atuação, tornando-se atraentes para parceiros, investidores e conectando-se ao público em geral. A mentoria também é voltada para quem almeja desenvolver uma marca ou organização do zero e melhorar as estratégias de comunicação. Serão oferecidas apenas seis vagas para cada turma.
As inscrições para a primeira turma já estão abertas e vão até 31 de janeiro. O início da mentoria ocorre no dia 4 de fevereiro e encerra em 31 de março. Já as inscrições para a segunda turma começam em 30 de janeiro e se estendem até 13 de fevereiro e o programa será realizado entre 17 de fevereiro e 14 de março.
Ferramentas inovadoras
Os participantes terão acesso a sessões em grupo e individuais, exercícios complementares, aulas gravadas com especialistas em Branding e ferramentas inovadoras. Entre elas, destaca-se a metodologia Inverso, desenhada especialmente para o setor de impacto e que proporciona ensinamentos valiosos de forma lúdica e cooperativa por meio de canvas e baralhos. As marcas e negócios sociais que completarem a mentoria terão em mãos um planejamento estratégico de marca para os próximos dois anos e uma plataforma completa com identidade verbal e visual.
“Ter uma boa marca é importante para qualquer organização. Mas gerir tudo sozinho não é simples, especialmente sem estrutura adequada. Já atendemos clientes que viviam um verdadeiro pesadelo. A mentoria foi o caminho que encontramos para tornar nossa solução acessível e desenvolver marcas por meio de exercícios, jogos e reuniões divertidas guiadas por especialistas”, Catarina Alencar, CEO da Adverso Lab.
São 24 aulas gravadas, quatro sessões de mentoria individual, duas sessões de mentoria em grupo e um encontro com um investidor de impacto. Todo o conteúdo é dividido em três módulos: Cultura, que tratará de aspectos relacionados à personalidade da organização ou do negócio social, Estratégia, que fará uma análise de mercado, identifica públicos e personas e estabelecerá um posicionamento, e Tática, no qual serão definidas as identidades verbal e visual dos participantes.
Outro diferencial está nos bônus: Pitch de sucesso: Aprenda as melhores dicas para criar um pitch de sucesso com Marina Pires; Jornada do registro de marca: Aula com Mateus Lins, tire suas principais dúvidas sobre como registrar uma marca; encontro com investidores de impacto e Baralho do InVerso. O programa também oferece um manual de identidade visual, um manual de identidade verbal e certificado de conclusão.
Especialistas no setor de impacto social
A DNA da Marca de Impacto conta com quatro especialistas para orientar os participantes a desenvolver uma identidade única, atrair voluntários e construir relacionamentos duradouros com parceiros e apoiadores. Dentre eles está Catarina Alencar, CEO do Adverso Lab, especialista em Negócios Sociais, designer pela Universidade Federal do Ceará, professora na Ago Social e no programa BTG Soma. Outra especialista é Marina Pires, designer e gestora de projetos no Adverso Lab. Ela também atua em pesquisas e projetos para o setor de impacto, com foco em storytelling e tecnologia.
Outros integrantes da equipe são Samuel Martins e Mateus Lins. Samuel é designer há mais de 13 anos, gestor de projetos, foi jurado de Branding no Brasil Design Awards 2022, é consultor e mentor de estratégia de marca. Mateus é advogado com atuação no campo da Propriedade Intelectual, mestre e professor e consultor jurídico do Adverso Lab. Ele também ministra oficinas de escrita criativa.
“Unimos a nossa expertise a um formato ágil, que vai cocriar com você uma marca que as pessoas se identificam e querem saber mais. Vamos trabalhar juntos para desenvolver sua voz, construir um planejamento e tornar sua marca atrativa para que doadores, investidores ou clientes prestem atenção e se engajem com a causa.” Marina Pires, gestora de projetos da Adverso Lab.
O preço é outro atrativo da DNA da Marca de Impacto: com R$ 3500,00 (ou R$ 3325,00 à vista), os inscritos adquirem os mesmos materiais que o Adverso Lab utiliza em seus processos de consultoria de marca e que são vendidos por cerca de R$ 15.000,00, ou seja, há uma economia de 77%. Caso o aluno não se adapte ao método, é possível solicitar reembolso de 100% do valor investido em um prazo de até sete dias após o início das sessões de mentorias individuais. Para participar da mentoria, preencha o formulário de inscrição.
Sobre o Adverso Lab
O Adverso Lab é um laboratório que utiliza o design e tecnologia como ferramentas para solucionar adversidades dos negócios de impacto social. Fundado em 2021, o Adverso já atuou em conjunto com mais de 70 iniciativas do setor de impacto brasileiro, auxiliando-as em seus desafios de modelos de negócios e gestão de marcas. Nesse período, o Lab também auxiliou grandes empresas, como Votorantim Cimentos, Amil, SAP e BTG Pactual. Em dois anos, o trabalho impactou mais de 5700 pessoas diretamente e mais de 110 mil pessoas indiretamente. Mais informações, acesse: https://adversolab.com/