Pesquisa aponta que o varejo deve crescer e seguir acompanhado de tendências em inovação e experiência do cliente
O varejo brasileiro deve ter um crescimento nominal de 4,7 a 6,4% nos primeiros meses do ano, é o que aponta os dados do Índice Antecedente de Vendas do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IAV-IDV). Este crescimento de demanda também deve vir acompanhado de muita mudança, principalmente, com relação às expectativas dos consumidores, que buscam cada vez mais inovação em suas jornadas de compras.
Para o especialista em marketing e estratégia de negócios, Frederico Burlamaqui, é importante que os varejistas estejam atentos às novas demandas que estão surgindo, assim como devem conhecer as principais tendências na sua área, para ter ainda mais oportunidade e não perder território em 2023. “Vivemos um movimento de transformações intensas, onde o acesso às novidades é constante e está na palma da mão de todos. Mas não é apenas a tecnologia em si o grande motor de tudo e sim o comportamento do consumidor, pois é ele que dita o ritmo de todas as mudanças desejadas. Essa é a verdadeira transformação digital, pois ela aproxima consumidores das marcas”, conta.
Frederico conta que falar em varejo é falar em consumidor, pois ele deve ser a figura central de todas as estratégias da empresa. “Hoje o nosso consumidor é alguém que saiu de uma pandemia e que tem uma visão apurada sobre diversas questões como inovação, sustentabilidade e causas sociais, portanto é fundamental que os varejistas pensem nesses aspectos e apliquem boas práticas em seus negócios. Estratégias de comunicação e marketing também devem ser repensadas e adequadas à nova realidade de consumo”, explica Frederico.
Tendências de marketing para o varejo
No início de janeiro aconteceu o principal evento de varejo do mundo, o NFR 2023 Retail’s Big Show, que reuniu os principais players do varejo para falar sobre tendências para os próximos anos. “A NFR 2023 é a maior feira internacional de varejo do mundo e esse ano alguns tópicos chamaram a atenção como comportamento do consumidor, ESG e marketing. Pontos importantes de serem compartilhados com todos os que querem fazer um varejo ainda melhor”.
Confira abaixo algumas tendências que se destacaram no evento e que, segundo Frederico, devem ser pontos de atenção aos varejistas:
Dados e experiência do cliente
Um dos temas mais citados na feira como algo que deve ser usado para gerar ainda mais informações sobre os clientes, a coleta de dados deve sempre visar a oferta da melhor experiência de compra personalizada. Nesse panorama o consumidor continua no centro das atenções e segue como uma das maiores tendências no varejo, uma vez que é ele que tem o poder de decisão sobre o quê comprar e onde comprar.
Integração de ecossistemas
A união de diferentes ecossistemas de gestão, como os ERPs, deve ser foco de atenção e aplicabilidade, uma vez que tem o potencial único de cruzar informações diversas, gerando insights e ainda mais informação sobre cada detalhe do negócio, desde o estoque até o perfil de seus clientes.
Loja física
O novo perfil de consumidor está em busca de cada vez mais experiências personalizadas, algo que apenas as lojas físicas conseguem fazer. Com isso os varejistas devem buscar formas de atrair seus clientes unindo o físico com o digital num ambiente que facilita a jornada de compra, que pode contar com telas interativas, personalização de produtos e atendimento low-touch – que é aquele contato mais automatizado, quase sem contato humano, feito para atender em larga escala.
Sustentabilidade e economia circular
O consumidor está cada vez mais preocupado com a sustentabilidade e comprando de empresas que tenham uma visão muito clara em seus negócios, principalmente com relação a oferta de produtos sem obsolescência programada e que durem mais. A economia circular também entra com forte apelo, inclusive lojas já estão investindo em oferecer sacolas reutilizáveis, pontos de coleta, materiais recicláveis e revendo práticas que possam diminuir o impacto das atividades no meio ambiente.
Compras e vendas pelas redes sociais
Uma das maiores tendências no varejo para 2023 são as compras feitas diretamente pelas redes sociais. Para ganhar relevância neste mercado, os varejistas devem contar com estratégias de conteúdo e marketing digital, algo já realizado a algum tempo, mas precisam ir além, pois o diferencial hoje está mais relacionado às ofertas, à forma de atingir o público comprador e em como ganhar visibilidade para a sua loja. Por exemplo, hoje há uma grande veiculação de lives que ao final dão um cupom de desconto, outra forma é anunciar constantemente promoções e novidades da sua loja, deixando o link para o e-commerce na bio do perfil. Aqui a divulgação do link da loja é fundamental e deve contar com estratégia própria como postes nos stories, reels ou tiktok.