Desenvolvimento de Pessoas, um programa para compartilharmos conhecimentos

Por Sandra Mota, Gerente de Portfรณlio da DB1 Global Software, e Carlos Giani, Agile Coach da DB1 Global Software.

ย โ€œO desenvolvimento de pessoas estรก associado ao aprendizado contรญnuo, seja do ponto de vista de carreira ou mesmo pessoal. Falamos de soft skills, hard skills e recentemente deep skills. Manter a mente aberta para o novo nos permite avanรงar por caminhos desconhecidos que podem ou nรฃo ser os melhores, mas certamente sairemos com um skill novo, aprimorado ou esquecido, porque tambรฉm precisamos saber o que nรฃo queremos fazer.โ€ โ€“ Sandra Mota.

Aprofundando mais o tema, entendemos que desenvolver pessoas implica em ter a responsabilidade de conduzir o indivรญduo por experiรชncias nรฃo vivenciadas, mas que podem acelerar o seu aprendizado. ร‰ aprender a partir do outro, exercitar uma prรกtica que nรฃo รฉ comum ao ser humano e ainda engajar e instigar as pessoas a fazerem o mesmo. E, finalmente, รฉ fomentar o pรบblico a absorver a prรกtica do LLL (Life Long Learning), cujo foco em aprendizado contรญnuo aprimora e fortalece nossas competรชncias, alรฉm de nos trazer a eterna juventude.

Quando o programa foi pensado, focado nas lideranรงas do time, o objetivo era primeiramente compartilhar experiรชncias que pudessem ser absorvidas e adaptadas no dia a dia, ou seja, era que cada participante pudesse se apropriar de um conhecimento atravรฉs de uma experiรชncia vivida por outra pessoa, mas que faria sentido para o seu contexto. Entretanto, observamos que o mais importante era criar o hรกbito de incorporar conhecimentos novos no indivรญduo, a partir de seus conhecimentos prรฉvios e nรฃo replicar simplesmente o que foi aprendido.

O processo de aprender novas habilidades e conhecimentos de forma contรญnua pode vir de vรกrias formas: desde um curso formal, dentro de uma organizaรงรฃo, por motivaรงรฃo pessoal ou qualquer outra aprendizagem ao longo da vida. Mas que para isso ocorra, envolve iniciativa prรณpria e aceitaรงรฃo de desafios.

A aprendizagem contรญnua รฉ a sua persistรชncia automotivada na aquisiรงรฃo de conhecimentos e competรชncias, a fim de expandir seu conjunto de habilidades e desenvolver oportunidades futuras.ย Buscamos evitar a estagnaรงรฃo e atingir todo o nosso potencial, fazendo parte do nosso desenvolvimento pessoal e profissional.

Hoje passamos por um movimento chamado de Infobesidade, que รฉ uma sobrecarga de informaรงรตes. Dentro deste movimento, podemos destacar que temos diversos conteรบdos que precisamos absorver ao longo de nossa carreira e o mercado nรฃo espera, nos causando confusรฃo e stress. Mas, temos muitos obstรกculos. E na vida, ร s vezes, achamos que nรฃo vamos conseguir chegar atรฉ o final.

Olhe para a imagem (Figura 1). Gostarรญamos que vocรช parasse e refletisse sobre ela:

Entรฃo, foi a partir desta imagem, que Sandra Mota, gerente de portfรณlio da DB1 Global Software, iniciou um programa chamado de โ€œDesenvolvimento de Pessoasโ€.

Neste artigo vamos apresentar como o projeto mudou a forma de compartilhar e desenvolver o conhecimento, de nossos lรญderes, dentro da DB1, com fundamentos do Life Long Learning. Trata-se de um programa que comeรงou do chรฃo, ร  semelhanรงa da figura da Torre Eiffel, e criou alicerces firmes em conjunto com todo o grupo.

O porquรช decidimos realizar o programa

Nos dias atuais, para manter-se competitivo neste mercado global, precisamos de organizaรงรตes inovadoras, adaptรกveis e em constante mudanรงa.ย A DB1 sempre proporcionou espaรงo para que pudรฉssemos construir projetos de aprendizagem contรญnua, pois ela tem uma cultura de aprendizado,ย de uma forma eficaz, para melhorar o desempenho e a inovaรงรฃo. A organizaรงรฃo entende que se nรฃo suportar um processo contรญnuo de aprendizado, a inovaรงรฃo poderรก nรฃo acontecer, os processos permanecem inalterados e nada de novo รฉ realizado.

Sandra Mota comenta o porquรช resolveu realizar este programa. โ€œAlรฉm de buscar a equalizaรงรฃo do conhecimento do time o programa precisava criar conexรฃo entre os participantes e engajar o time para vencer os desafios que terรญamos em 2022 e, ainda, criar a necessidade de continuar aprendendoโ€, complementa.

Um dos pilares motivacionais รฉ a construรงรฃo de lรญderes para o presente e futuro, que inspiram e geram resultados. A necessidade de equalizar o conhecimento do time compartilhando experiรชncias entre cada membro e a certeza de que um time conectado, porque compartilhar conhecimento viabiliza conexรฃo, entrega mais resultado, foi o fator mais importante para a decisรฃo de seguir com o programa.

Aliado a isso, temos um mercado em evoluรงรฃo exponencial que nos forรงa ao desenvolvimento, inovaรงรฃo e aprendizado contรญnuo. Se nรฃo nos movimentamos, ficamos para trรกs tanto na pessoa fรญsica quanto na jurรญdica. As empresas sรฃo formadas por pessoas que entregam resultados e valores, entรฃo, se permanecemos como chegamos e nรฃo olhamos para fora certamente nรฃo contribuiremos para que as empresas durem por geraรงรตes.

Desta forma, o projeto foi desenvolvido para acelerar a transformaรงรฃo na organizaรงรฃo,ย por meio daย lideranรงaย e doย desenvolvimento de pessoas.

Pensando nisso, idealizamos um programa de desenvolvimento de pessoas com motivaรงรตes que fariam sentido: 1) criar a conexรฃo e favorecer o compartilhamento de conhecimento necessรกrio para colocar todos na mesma pรกgina; 2) engajar o time para criar a necessidade do aprendizado contรญnuo tratando de um tema relevante, mas com enorme impacto no resultado da organizaรงรฃo.

O programa que criamos รฉ o conteรบdo exposto e que queremos compartilhar neste artigo.

De que forma executamos o programa

O programa foi composto de duas etapas, sendo seis encontros em cada uma, totalizando 12 no ano e com recorrรชncia mensal. Total de 17 lรญderes, com lideranรงa convidada do time de Qualidade.

A 1ยช etapa foi pensada para construir, de forma colaborativa, um ambiente favorรกvel ao aprendizado conjunto e que pudesse ser compartilhado. Foram trazidos temas importantes para a construรงรฃo da lideranรงa. Falamos de gestรฃo de riscos, gestรฃo do tempo, agilidade, liรงรตes aprendidas, negociaรงรฃo e entre outros assuntos importantes.

Na segunda etapa evoluรญmos para trabalhar com formaรงรฃo e gestรฃo de times de alta performance. Como construir esses times, o que precisรกvamos saber para ter e manter um time que entrega muito, mas nรฃo abre mรฃo da qualidade de vida. ร‰ entregar e se orgulhar e nรฃo tirar o sangue.

โ€œO programa foi executado dentro de meu portfรณlio. Comeรงar pequeno para experimentar e depois expandir para outros portfรณlios. Era uma forma de validarmos esse nosso MVPโ€ โ€“ Sandra Mota.

1ยช Etapa

Perรญodo de janeiro a junho.

Na primeira etapa utilizamos como premissa que os temas seriam definidos pelo grupo e priorizados de acordo com a sua relevรขncia para a construรงรฃo do ambiente colaborativo ao compartilhamento de conhecimento. Usamos o mรฉtodo abaixo para fomentar a discussรฃo no grupo:

  1. Duraรงรฃo total: 1h;
  2. Conteรบdo: de 30min;
  3. Discussรฃo e troca de experiรชncias: 25min;
  4. Avaliaรงรฃo dos encontros: 5min;
  5. Cada membro do time preparou e compartilhou seus conhecimentos sobre o tema de maior afinidade, desta forma, comeรงรกvamos a criar dentro do time a prรกtica de compartilhar experiรชncias e conhecimentos.

No momento em que a empresa fomenta em seus colaboradores o desejo de compartilhar aquilo que sabem, ela viabiliza o reconhecimento e transforma esses colaboradores em referรชncia, permitindo que todos se beneficiem do conhecimento. Isso cria conexรตes que serรฃo essenciais para a obtenรงรฃo de resultados consistentes e duradouros.

2ยช Etapa

Perรญodo de julho a dezembro.

A cada encontro existia uma tarefa a ser executada antes da data agendada.

Vamos pensar uma metodologia. Por exemplo, quando vocรช vai realizar exercรญcios fรญsicos, uma alimentaรงรฃo prรฉ-treino รฉ fundamental, lhe ajuda a nรฃo se sentir fadigado e garante que vocรช tenha um bom rendimento durante as atividades. Esse mรฉtodo faz todo sentido quando aplicamos em um workshop ou a um grupo de estudo, no qual vocรช se prepara antes com leituras ou interaรงรตes sobre o contexto e consegue aproveitar e absorver melhor o conhecimento e expor suas dรบvidas de forma mais adequada no dia do workshop.

As dinรขmicas dos encontros eram estabelecidas conforme seus temas e orientaรงรตes dos instrutores. Mas, basicamente, o mรญnimo de prรฉ-requisitos eram:

  1. Duraรงรฃo Total: 2h;
  2. Conteรบdo: 50 min;
  3. Dinรขmica: 15 min;
  4. Troca de Experiencias: 20 min;
  5. Avaliaรงรฃo dos encontros: 5 min;
  6. Elaboraรงรฃo de uma Jornada do Aprendizado que รฉ o documento autoral, que รฉ um resumo do conhecimento adquirido em cada mรณdulo.

Uma empresa que investe em conhecimento tem dentro de casa pessoas espetaculares para ministrar workshops. A DB1 รฉ uma delas.

Neste programa convidamos profissionais experientes para ministrar temas especรญficos, como:

  1. Sandra Mota โ€“ experiรชncia em lideranรงa e construรงรฃo de times com foco em resultado;
  2. Cristiane Nakazora Abe โ€“ experiรชncia em atraรงรฃo e aquisiรงรฃo de talentos;
  3. Elisandra Cristina Dal Bosco โ€“ experiรชncia em psicologia organizacional e gestรฃo de pessoas;
  4. Daniele Teixeira โ€“ experiรชncia em produtividade, processos e auditora;
  5. Carlos Giani โ€“ experiรชncia em temas do Management 3.0 Oficial;

A agenda foi encaminhada conforme a programaรงรฃo dos encontros, abaixo:

  • 1ยบ encontro:
    • Introduรงรฃo sobre o Programa
    • Autoconhecimento e Inteligรชncia Emocional
  • 2ยบ encontro:
    • Management 3.0 โ€“ Times de Sucesso (workshop oficial)
  • 3ยบ encontro:
    • Avaliaรงรฃo de Perfil na formaรงรฃo de Times
  • 4ยบ encontro:
    • Equipes de Alta Performance
  • 5ยบ encontro:
    • Management 3.0 โ€“ Gestรฃo de Mudanรงas (workshop oficial)
  • 6ยบ encontro:
    • Lideranรงa Sustentรกvel
    • Encerramento

O objetivo deste encontro รฉ ampliar o conhecimento de nossos lรญderes com base em resultados. Por isso do tema principal chamado โ€œDesenvolvimento de Pessoas โ€“ Lรญderes de Resultadosโ€, com referรชncias fortes do livro โ€œGente de resultados: Manual prรกtico para formar e liderar equipes enxutas de alta performanceโ€, porย Eduardo Ferraz.

A Figura 3 mostra o progresso de nosso programa de estudo. A cada workshop concluรญdo, cada membro do grupo tinha uma missรฃo de escrever um resumo do conhecimento, no final teria um total de seis resumos formando a Jornada de Aprendizado de cada um. Abaixo, apresentamos um modelo:

A conexรฃo entre cada encontro foi pensada para termos a percepรงรฃo de continuidade. No primeiro encontro falamos de Inteligรชncia Emocional e Autoconhecimento. Foi o momento de olharmos para nรณs mesmos atravรฉs de ferramentas que nos ajudaram a olhar para dentro, para nos compreendermos mais. Revisitamos nossos propรณsitos e verificamos a solidez de nossa fundaรงรฃo para nos fortalecer e deixar nossa torre a prova de tempestades. Nossa torre รฉ composta de nossos valores, princรญpios, relacionamentos, conquistas, propรณsito e que a cada tijolo que colocamos vai se solidificando.

No segundo encontro falamos sobre times de sucesso e a importรขncia de termos diversidade de pensamento, de sermos complementares para que pudรฉssemos sempre ter uma visรฃo mais ampla e sob vรกrias perspectivas. Falamos sobre o que precisamos fazer para ter times de sucesso, e para mim, o mais importante foi ter olhado para a diversidade de pensamento, que boas equipes sรฃo construรญdas com perfis complementares e visรตes distintas.

Chegamos ao terceiro encontro tratando dos perfis profissionais que compรตem nossas equipes de sucesso. Quais os perfis, que soft skills contratar, qual a medida de hard e soft skill que precisamos para compor o nosso time? Trazer alguรฉm tecnicamente excepcional que nรฃo se encaixa no time, na cultura da empresa faz sentido? Trarรก resultado? Serรก bom para a empresa e para o indivรญduo? Como nรณs, como lรญderes trataremos as dificuldades que essa composiรงรฃo profissional pode trazer? E com esses questionamentos fazemos um link com o primeiro encontro? Me conheรงo o suficiente para responder, lidar ou decidir sobre estas questรตes?

No quarto encontro subimos mais um pouco a nossa torre quando falamos de times de alta performance. Nos conhecemos, sabemos o que รฉ um time de sucesso e temos os perfis adequados. Agora precisamos fazer mais com menos e isso nรฃo รฉ trabalhar demais e sim ampliar a nossa zona de conforto para que nรฃo precisemos sair dela. ร‰ entender que por meio do aprendizado a maturidade chega e entendemos que podemos fazer mais e melhor o que temos que fazer, mas que tambรฉm podemos delegar atividades para outros para que eles possam aprender e atingir a sua maturidade para que possam fazer a mesma coisa com suas equipes.

O quinto encontro nos trouxe a gestรฃo de mudanรงas como o movimento de transformar o ambiente para colocarmos o conhecimento adquirido em prรกtica. Fazendo uma reflexรฃo de que para nos adaptarmos a uma mudanรงa existe um processo de construรงรฃo a ser executado, ligado ร s motivaรงรตes intrรญnsecas e extrรญnsecas da forma que o indivรญduo, sendo bem executado, nos permite inovar e levar a organizaรงรฃo a resultados fantรกsticos.

E finalmente, no encontro final, falamos sobre a lideranรงa sustentรกvel, como juntar as peรงas e fazer trazer os resultados que a empresa precisa. Pode parecer uma parte simples, mas envolve tudo aquilo que vivenciamos e aplicamos no nosso dia a dia, requer esforรงo, resiliรชncia, perseveranรงa, mas no final o resultado pessoal e profissional compensa.

E para que conseguรญssemos ter o sucesso que tivemos, seguimos um modelo de compartilhar, de entender que todos podem contribuir com suas experiรชncias. Os materiais prรฉvios foram relevantes para trazer o embasamento teรณrico, mas as discussรตes nos encontros รฉ que trouxeram a riqueza do aprendizado. Alรฉm disso, entender qual o gap de conhecimento que precisava ser trabalhado foi muito relevante para que o nosso objetivo fosse atingido, saรญmos mais conectados, interessados em aprender e com a certeza de que o conhecimento precisa ser de domรญnio de todos e que, ainda, todos temos a contribuir.

Nossos aprendizados

Acredito que temos uma jornada desafiadora para 2023, para aplicarmos melhorias em nosso programa, entre elas, destacamos:

  • O que vamos manter: escolher um tema relevante foi fundamental para o sucesso e precisamos manter; fazer dos encontros ambientes seguros para compartilhamento de conhecimento foi essencial.
  • Onde podemos melhorar: o engajamento para as leituras prรฉvias deve ser revisto; nem todos estavam preparados, o que prejudicava o seu desempenho no grupo.
  • O que vamos fazer para 2023 de melhoria: buscar temas de mercado, buscar boas prรกticas, alรฉm de expandir o programa para outras รกreas para que todos possam se beneficiar do aprendizado conquistado em 2022.

Conclusรฃo

Assumimos o compromisso de construirmos juntos nossa torre (Figura 4), para que pudรฉssemos nos permitir ver cada vez mais longe e nos mostrar que nรฃo fazemos nada sozinhos. De modo geral, o programa demonstrou a importรขncia de termos profissionais preparados para lidar com situaรงรตes complexas e que um lรญder precisa estar sempre aberto para as novas oportunidades alรฉm de ter um olhar atento para a equipe para garantir que as pessoas certas estรฃo no lugar certo. E que uma equipe preparada busca e atinge os melhores resultados.

Enfim, Sandra Mota resume e nos presenteia com algumas dicas, referente a tudo o que aprendemos:

  1. Mantenha sua mente sempre aberta โ€“ aprender o que รฉ relevante, descartar o que nรฃo importa. A busca pelo conhecimento deve ser focada no objetivo que vocรช quer atingir, seja uma progressรฃo de carreira ou entretenimento (assuntos para um bate papo de fim do dia, por exemplo).
  2. Aprenda a aprender โ€“ cada indivรญduo tem uma forma de absorver o conhecimento, conheรงa a sua forma e use-a sempre, assim vocรช poderรก se apropriar do aprendizado da melhor maneira possรญvel e estรก absorรงรฃo serรก permanente.
  3. Aproprie-se do conhecimento e incorpore aquilo que faz sentido no seu dia a dia o que nรฃo for relevante, descarte. Todos temos nossas caracterรญsticas pessoais, nossa essรชncia e quando aprendemos algo novo podemos incorporar no nosso contexto trazendo maturidade e sabedoria. O importante nรฃo รฉ fazer como os outros e sim adaptar o novo conhecimento a sua realidade.
  4. Tenha foco, seja no pessoal ou no profissional e trace metas. Aprender por aprender pode ser frustrante, nรฃo que nรฃo seja interessante, mas ter foco traz mais resultado.
  5. Pense a longo prazo e coloque em prรกtica tudo o que vocรช aprender, isso vai lhe dar motivaรงรฃo para continuar aprendendo e atingindo seus objetivos pessoais e profissionais.
  6. Valorize os profissionais que atuam com vocรช, e nรฃo sรณ os de sua equipe โ€“ todo. Incentive-os a compartilhar as experiรชncias, eles tรชm muito a somar.

โ€œAprender continuamente รฉ estar preparado, preparado para o futuro, para ser promovido, para lidar com conflitos, com dificuldades e com crescimento pessoal e profissional e mais do que tudo, nos mantรฉm eternamente jovens e sรกbios. Pensando nisso mantenham na mente o interessante e complexo Life Long Learningโ€ โ€“ Sandra Mota

Referencias

  • Gente de resultados: Manual prรกtico para formar e liderar equipes enxutas de alta performance porย Eduardo Ferraz
  • Teams Module – https://management30.com/empower-teams/teams/
  • Change Management Module – https://management30.com/improve-everything/change-management/
  • Atenรงรฃo Plena: Mindfulness: Como encontrar a paz em um mundo frenรฉtico por Danny Penman e Mark Williams
  • Autocompaixรฃo. Pare de Se Torturar e Deixe a Inseguranรงa Para Trรกs por Kristin Neff
  • Inteligรชncia emocional por Daniel Goleman

Autores

Sandra Mota, PMPยฎ

Na DB1 Global Software como Gerente de Portfรณlio, tem larga experiรชncia na reestruturaรงรฃo e reposicionamento de equipes de TI com foco em alinhamento estratรฉgico ao negรณcio no รขmbito da cultura organizacional.

Apaixonada por desenvolver de pessoas como mentora.

Graduada em Ciรชncias da Computaรงรฃo pela UFSC MBA em Gestรฃo Empresarial pela FGV, PMP, COBIT, ITIL, Concertifยฎ Nรญvel 1

Carlos Giani

ร‰ Agile Coach na DB1 Global Software, mestre em Engenharia de Software, tem diversas certificaรงรตes de mercado no รขmbito de agilidade e estruturas organizacionais, apaixonado por desenvolver equipes multidisciplinares para uma alta performance de resultados. Especialista em Transformaรงรฃo รgil e Digital. Facilitador Management 3.0, Agile People Coach and Trainer. Leciona em universidades com temas sobre Gestรฃo de Projetos, Lean Inception, Design Sprint e Inovaรงรฃo.

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