Após três anos, a movimentação econômica deverá se aproximar do nível pré-pandemia
Segundo estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), as atividades econômicas tradicionalmente envolvidas com o Carnaval devem alcançar um volume financeiro 26,9% maior que no ano passado.
O destaque será o segmento de bares e restaurantes, com movimentação esperada de R$ 3,63 bilhões, enquanto a receita dos serviços de hospedagem em hotéis e pousadas deverão movimentar R$ 890 milhões, em todo país.
A presidente do LIDE Paraná (Grupo de Líderes Empresariais), Heloisa Garrett, lembra que após o hiato, vivido com a pandemia, finalmente o Carnaval está de volta e promete ser um aquecimento econômico para o setor de turismo. “Os feriados vão muito além da diversão e descanso. Eles movimentam vários setores econômicos, gerando emprego e renda para a sociedade”, completa.
Os paranaenses, quase por tradição, costumam aproveitar o feriado de Carnaval para seguir na contramão dos tradicionais festejos. Isso se reflete nas programações da capital, que terá desde um festival de Rock Metal à tradicional Zoombie Walk. Outro número importante é a passagem dos turistas pelos principais pontos turísticos do Estado. Só no último grande feriado, entre o Natal e o Ano-Novo, mais de 31 mil pessoas visitaram os parques estaduais do Paraná.
Ieda Gryczynski, proprietária do Virá Charme Resort, em Teixeira Soares, a 150 km de Curitiba, conta que o resort já está com a lotação quase esgotada. “Criamos uma programação especial para o Carnaval e estamos com expectativa de casa cheia”, comemora a empresária. O espaço oferece spa, atividades ao ar livre e bangalôs sobre o lago.
Outro termômetro importante do nível de atividade do turismo, é a circulação de turistas brasileiros redescobrindo o Brasil e estrangeiros que vêm em busca do calor. No período da pandemia, os países fecharam suas portas e os brasileiros que, antes faziam suas viagens internacionais, passaram a percorrer os territórios nacionais. “Os brasileiros voltaram a realizar suas viagens internacionais, mas boa parte tem preferido revisitar cidades brasileiras”, relata Cecília Ribeiro, sócia da Tripoli Turismo.
O carnaval deste ano acontece entre os dias 18 e 21 de fevereiro, e podem ser considerados feriado ou ponto facultativo pelos municípios.
LIDE Paraná – Integrante do Sistema LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, o LIDE Paraná atua na construção de uma agenda positiva voltada ao fortalecimento da economia daquele que é considerado o segundo estado mais competitivo do Brasil, segundo a The Economist Intelligence Unit.
Ciente do potencial de crescimento das empresas da região, o LIDE Paraná se posiciona como um hub de negócios para a promoção de oportunidades de investimento, desenvolvimento econômico e social e construção de conexões únicas, estimulando as interações e o networking empresarial. Volta-se, ainda, à discussão de temas econômicos e políticos de interesse nacional.
A regional paranaense do LIDE também conta com a Casa LIDE, localizada no bairro Batel, em Curitiba (PR), que funciona como um business club exclusivo para os filiados do estado. Trata- se de um projeto pioneiro que consolidou a primeira Casa LIDE do sistema.
Mantenedores de Gestão: Ligga Telecom, Marins Bertoldi Advogados, TOTVS, RDP Petróleo, Rede Lojacorr, Renault, L8 Group e Valore Elbrus.
Patrocinador de Gestão: ENGIE, Gear Up e Grant Thornton.
Patrocinadora Casa LIDE: Altma Incorporadora.