sábado, 22 fevereiro 2025
26.5 C
Curitiba

Mercado de Luxo: como posicionar a empresa para atuar no setor que cresceu 50% em 2022

Especialista em marketing e estratégia de negócios de luxo, Frederico Burlamaqui

A Associação Brasileira das Empresas de Luxo (Abrael) revela que, em 2022, as vendas do segmento cresceram 50% em relação ao ano anterior e este mercado tende a continuar crescendo até 2030, mesmo que em um ritmo mais lento. De acordo com a consultoria BRAIN, atualmente, é estimado que existam cerca de 400 milhões de clientes no mercado de luxo global, sendo que, até 2030, esse número pode aumentar para 500 milhões.

O mercado de luxo sempre teve como foco a personalização, fidelização e atendimento diferenciado, ou seja, oferecer exclusividade e alto valor agregado para os consumidores de alto poder aquisitivo. Segundo o especialista em marketing e estratégia de negócios de luxo, Frederico Burlamaqui, a experiência do cliente está em primeiro lugar quando falamos desse mercado. “Além da qualidade e exclusividade em alta, o consumidor de luxo busca por uma experiência diferenciada. Junto com o produto ou serviço adquirido, ele precisa se sentir especial, pertencente a um seleto e privilegiado grupo por sua aquisição”, afirma Frederico.

O especialista lembra que o luxo está geralmente ligado às necessidades de convívio. “Pelo menos 1/3 do mercado premium está ligado a serviços, como hotelaria, eventos, gastronomia, que são necessariamente ligados a experiências presenciais”, afirma. Frederico Burlamaqui mostra um passo a passo para posicionar a empresa no mercado de luxo:

– Reposicionamento de marca

Primeiramente, é preciso fazer um diagnóstico do posicionamento da marca e, se necessário, reposicioná-la para o mercado de luxo. Vale lembrar aqui que, independente de um produto ou serviço, no mercado de luxo ele precisa vir atrelado a uma experiência. Para que um produto seja considerado de luxo, ele precisa ter características de exclusividade e de difícil acesso, porém, para que a marca possa se firmar nesse nicho, o foco na qualidade deve ser ponto alto de investimento. Toda a jornada do consumo deve ser pensada para oferecer essas características e esse é o ponto inicial para entrada nesse mercado.

– Excelência no atendimento ao cliente

Importante definir – e colocar em prática – uma cultura organizacional única para todos os profissionais ligados à marca. Eles precisam conhecer a história, os valores, e assegurar que todos os colaboradores tenham um discurso único, porém personalizado, ou seja, é preciso ir além! Conhecer e estudar o perfil do cliente e entender de que forma ele gostaria de ser tratado é primordial quando se fala em luxo.

– Imagem de luxo

Quais os atributos da sua marca que remetem ao luxo? Uma análise criteriosa da imagem da empresa, seja a logomarca, o site, o ponto de venda, entre outros, é essencial para posicionar a empresa nesse nicho. Aqui entra a questão de treinamento de colaboradores: eles precisam analisar e entender o perfil do consumidor e oferecer atendimento personalizado para o cliente, com o mesmo discurso nos diferentes canais de vendas.

– Experiência Omnichanel

Como é altamente voltado para a experiência do cliente, o mercado de luxo consegue oferecer uma experiência mais completa no presencial, no espaço físico. Porém, a pandemia fez com que esse mercado investisse fortemente nas plataformas de e-commerce. Segundo a Abrael, em 2021, o comércio eletrônico foi o principal canal de vendas desse mercado, representando cerca de 694% do crescimento do setor. Mas como oferecer uma experiência excepcional no mundo online? A ideia do omnichannel é que o consumidor não veja diferença entre o mundo online e o offline, o que se torna muito difícil quando falamos em luxo. Mas algumas ações, como por exemplo uma entrega inusitada ou interações em tempo real entre a marca e o cliente ao longo da jornada de compra, podem valorizar a experiência. Enquanto as vendas online de produtos de luxo representavam 8% do mercado global em 2016, a expectativa é que elas representem 19% até 2025, segundo dados da consultoria McKinsey.

O especialista lembra que um diagnóstico minucioso é imprescindível para a entrada de uma nova marca no mercado de luxo. “É preciso analisar todas as pontas da empresa, e centralizar as forças no objetivo único de oferecer alto valor agregado para o cliente, com uma experiência marcante na jornada de compra”, finaliza. O levantamento divulgado pela Abrael mostra que a receita total gerada pelo mercado de luxo no Brasil chegou a US$ 5,2 bilhões em 2020. A projeção é de um aumento de 3% até 2025.

Destaque da Semana

Aumentar em 30 minutos os treinos de cardio impacta a composição corporal

Estudo mostra como cada meia hora de atividade aeróbica...

A elegância do campo britânico: tendência de decoração para 2025

Inspirado na aristocracia britânica, estilo valoriza o maximalismo, combinando...

Beer & Beef, edição St. Patrick´s Day, acontece de 20 a 23 de março no Catuaí

Evento reúne o melhor da gastronomia local, com chope...

“Histórias: Show do Século” anuncia data em Curitiba com grandes nomes do sertanejo

Festival acontece no dia 1º de novembro na Ligga...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Popular Categories

Mais artigos do autor