Todo início de ano é marcado por novos planos e metas. Ter uma alimentação mais saudável, ir para a academia, comprar uma casa, mudar de profissão ou abrir o próprio negócio. No Paraná, o empreendedorismo chama a atenção. Junto com São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, o estado foi um dos que mais abriu novas empresas no país em 2022 – uma posição que se perpetua há alguns anos.
Os dados confirmam: independentemente de quaisquer incertezas políticas, econômicas ou sociais, os brasileiros seguem empreendendo. No primeiro semestre do ano passado foram abertas, no Brasil, mais de 2 milhões de novas empresas segundo dados da Receita Federal.
Neste universo, os microempreendedores individuais (MEI) lideram, com 78% dos novos negócios registrados entre janeiro e junho de 2022. O ano fechou com mais de 14 milhões de microempreendedores individuais inscritos, aponta o Sebrae.
Ainda que os números surpreendam, empreender não é só glamour. Pelo contrário, exige planejamento, preparação, dedicação e horas de trabalho. Consultor na área de Planejamento Estratégico e Gestão de Pessoas, Sérgio Czajkowski Júnior avisa: todo empreendimento de sucesso gira em torno de um propósito.
“Antes de se lançar em um projeto é preciso refletir qual a mudança que esse novo negócio vai gerar para o empreendedor e, principalmente, para a sociedade”, ensina o professor das áreas de Marketing, Comunicação e Comportamento do Consumidor do UniCuritiba – instituição que faz parte da Ânima Educação, uma das maiores organizações de ensino superior do país.
Outro aspecto fundamental para qualquer empreendedor é conseguir mostrar ao seu público-alvo o real valor do novo produto ou serviço. “As pessoas não querem comprar apenas um bem, elas querem saber quais as soluções que esse bem vai gerar. Será que o seu público-alvo é capaz de perceber o valor do seu negócio? Não basta isso ficar claro para o empreendedor, é preciso que os clientes decodifiquem essa informação”, continua Sérgio.
Pense globalmente
O mundo globalizado e o acesso fácil à contratação de produtos e serviços exigem do empreendedor outra reflexão importante: seu produto ou serviço tem algo inovador? O diferencial de um negócio de sucesso é o impacto marcante junto ao público-alvo. “Se não for assim, é importante rever o plano de negócio”, diz o professor do UniCuritiba.
O negócio também precisa ser viável a médio e longo prazos, por isso, a melhor estratégia é evitar o lançamento de produtos da moda. “O empreendedor que tenta surfar a onda dos modismos tem um grande risco de não prosperar”, adverte o especialista.
A falta de capital para sustentar o projeto nos anos iniciais é outro erro cometido por novos empreendedores. Sérgio lembra que, ao abrir um negócio, é necessário ter um fundo de reserva, já que a consolidação de um empreendimento leva, em média, três anos. “Esse é o período mais crítico e quem tem recursos guardados para atravessar essa fase aumenta as chances de sucesso.”
Dedicação integral
Esqueça a falsa ideia de que o empreendedor trabalha menos porque é o dono do negócio. O grande equívoco de quem deseja empreender é achar que terá uma jornada de trabalho fixa no dia ou uma rotina tranquila.
O professor do UniCuritiba alerta: “Todo empreendedor está conectado ao seu negócio 24 horas por dia, sete dias por semana. É claro que não ficará esse tempo todo na empresa, mas poderá ser acionado a qualquer momento por colaboradores, clientes ou fornecedores.”
Portanto, quem não está disposto a isso e prefere manter o esquema de jornada fixa de trabalho, de oito horas diárias, precisa rever a ideia de abrir um negócio próprio. “Se você quer uma vida tranquila e regrada, talvez empreender não seja para você”, finaliza Sérgio.
Sobre o UniCuritiba
Com mais de 70 anos de tradição e excelência, o UniCuritiba é uma instituição de referência para os paranaenses e reconhecido pelo MEC como uma das melhores instituições de ensino superior de Curitiba (PR). Destaca-se por ter um dos melhores cursos de Direito do país, com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas edições, além de ser referência na área de Relações Internacionais.
Integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil, o Ecossistema Ânima, o UniCuritiba conta com mais de 40 opções de cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento, além de cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.
Possui uma estrutura completa e diferenciada, com mais de 60 laboratórios e professores mestres e doutores com vivência prática e longa experiência profissional. O UniCuritiba tem seu ensino focado na conexão com o mundo do trabalho e com as práticas mais atuais das profissões, estimulando o networking e as vivências multidisciplinares.