Rio de Janeiro e Portugal lideram a procura para o feriado de Carnaval, enquanto Gramado e Portugal lideram como destinos mais procurados para abril

O levantamento de amostragem do 4ยบ trimestre de 2022 feito com respondentes do sistema ABAV revelou preferรชncias dos consumidores, desafios e mudanรงa de planos para atender a demanda.ย 

O levantamento de amostragem do Desempenho do Agenciamento das agรชncias de viagens do sistema ABAV do 4ยบ Trimestre de 2022 surpreendeu por ser um dos mais diversos, com respondentes de 24 Estados da Federaรงรฃo, que trouxeram um cenรกrio bastante real sobre as procuras de viagens para feriados como o Carnaval, Paixรฃo de Cristo e Tiradentes, alรฉm de mostrar em nรบmeros uma recuperaรงรฃo de faturamento jรก esperada no fechamento do ano de 2022, e o desejo do consumidor por voltar a viajar para seus destinos preferidos.

Para o Carnaval 2023 os destinos nacionais mais procurados pelos brasileiros no sistema ABAV Nacional foram:
Rio de Janeiro
Salvador
Bahia
Recife
Sรฃo Paulo

portugal
Foto de Magda Ehlers: https://www.pexels.com/pt-br/foto/arquitetura-ponte-espaco-cidade-2549573/

Passageiros tambรฉm procuraram destinos internacionais para o perรญodo de Carnaval, a maior demanda foi por:
Portugal
Estados Unidos
Argentina
Caribe
Franรงa e Mรฉxico

Jรก para os feriados de 07 e 21 de abril, os destinos nacionais mais procurados foram:
Gramado
Rio de Janeiro
Sรฃo Paulo
Bahia
Fortaleza

Os internacionais procurados para os feriados de abril sรฃo:
Portugal
Argentina
Estados Unidos
Itรกlia
Franรงa

Entre os respondentes do levantamento, agรชncias de viagens lideram com 77% dos respondentes, e nas especializaรงรตes se vรช a mesma diversidade, jรก que:

  • 43,5% atuam com cruzeiros,
  • 39,8% atuam no corporativo,
  • 33,3% sรฃo receptivas,
  • 33,3% estรฃo no segmento luxo,
  • 28,7% congressos e eventos,
  • 26,9% atuam no segmento religioso,
  • 25,9% atuam no segmento melhor idade,
  • 22,2% sรฃo de turismo rodoviรกrio,
  • 18,5% tem especializaรงรฃo em neve, enquanto 19,4% vendem viagens de inverno e 6,5% vendem ski,
  • 14,8% sรฃo operadoras e agรชncias,
  • 7,4% tem especializaรงรฃo LGBTQA+,
  • 8,3% sรฃo agรชncias de intercรขmbio,
  • 4,6% sรฃo OTAs.

“O sistema ABAV รฉ em sua essรชncia diverso, como o mundo do Turismo รฉ, e traz respostas imediatas sobre a saรบde do setor e sua recuperaรงรฃo em diversos nรญveis, nรฃo sรณ atravรฉs do agenciamento. Nossos associados ultimamente refletem o mercado consumidor de viagens em muitos meios, considerando, por exemplo, o Turismo receptivo, o rodoviรกrio e o internacional”, explica Magda Nassar, Presidente da ABAV Nacional.

Sobre o faturamento dos respondentes relativo a todo o ano de 2022:

  • 35,2% dos respondentes faturaram entre 81 e 360 mil reais.
  • 34% dos respondentes faturaram entre 360 mil e 4,8 milhรตes de reais
  • 20,4% faturaram atรฉ 81 mil reais
  • 11,1% faturaram entre 4,8 milhรตes e 300 milhรตes de reais

Demonstrando um importante mix de tamanhos de empresas e faturamentos, que em grande nรบmero foram expostos aos mesmos desafios, conforme vemos abaixo.

No รบltimo trimestre de 2022, 31,5% dos respondentes indicaram que venderam 60% de nacional e 40% de internacional, enquanto 28,7% dos respondentes venderam 40% de nacional e 60% de internacional.

62,9% alegaram crescimento de 50% a 25% do faturamento em relaรงรฃo a 2021, conforme esperado no primeiro ano de reduรงรฃo dos casos de Covid e amenizaรงรฃo das medidas protetivas.

“Jรก esperรกvamos uma recuperaรงรฃo imediata, pois a demanda nos abraรงou antes de vermos o tamanho que ela tinha. O passageiro quis e quer viajar e nรณs tivemos que atender, mesmo sem ainda ter recursos humanos suficientes para a procura. O conceito de viagem de vinganรงa, em que o consumidor aceita mudar seus planos mas quer viajar de qualquer jeito chegou para ficar”, diz Magda.

77,8% dos respondentes indicaram a alta de preรงo do aรฉreo como um dos principais desafios de vendas do perรญodo (out, nov, dez de 2022) e a soluรงรฃo encontrada por 39,8% dos respondentes foi a troca de destinos.

“2023 promete ultrapassar os รญndices de 2019. Nos resta saber quais destinos vรฃo receber o passageiro e ofertar os serviรงos que ele procura, porque que ele vai viajar รฉ certo e nรณs, agรชncias de viagens, vamos ajudรก-lo”, conclui Magda.

Destaque da Semana

Casa Di Angel lanรงa almoรงo executivo durante a semana

A badalada Casa Di Angel, recรฉm-inaugurada no charmoso bairro...

Dengo inaugura primeira loja em Maringรก, com opรงรตes de presentes

Nova marca chega ao Catuaรญ Shopping Maringรก com opรงรตes...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor