As lojas físicas estão assumindo um novo papel no varejo

O vice-presidente do Conselho do Grupo Boticário, Artur Grynbaum, acredita que a lojas se tornarão um ponto de experiência para o consumidor

O vice-presidente do Conselho do Grupo Boticário, Artur Grynbaum, veio à Casa LIDE, para o “Encontro Debate: Tendências de Varejo”, com os membros do LIDE Paraná – Grupo de Líderes Empresariais. Durante o encontro, o executivo trouxe as principais perspectivas e os novos movimentos do mercado para os próximos anos.

A pandemia do Covid-19 exigiu que negócios de todos os tipos e tamanhos tivessem que entrar no mercado digital. Mas segundo a avaliação do executivo do Grupo Boticário, as lojas físicas nunca deixarão de existir, apenas passarão por transformações na sua forma de atuação. Para ele, o caminho do varejo está fortemente relacionado à oferta de uma experiência de alta qualidade ao cliente, bem como ao uso estratégico e integrado de tecnologia e dados, à agilidade na adaptação às demandas do mercado e à atenção cuidadosa às relações com os diferentes públicos.

Dados da e-Marketer sugerem que a estratégia mais rentável para um varejista é aquela que combina diversos canais não só de vendas, mas de experiência, ou seja, a estratégia omnichannel. A omnicanalidade potencializa a vivência do usuário e permite à empresa varejista adequar-se aos diferentes perfis e ter a melhor performance em momentos de projeções conservadoras.

“A loja agora tem de oferecer uma  experiência completa ao consumidor, um storytelling, que faz com que todo esse momento acabe levando às compras. O cliente é o centro de todo o mercado, é nele que devemos pensar”, fala Artur Grynbaum.

As lojas assumem novo papel e deixam de ser um lugar de encontro de oferta, pois a demanda encontra a oferta por meio de múltiplos canais.  Ele se torna um ponto de experiências, com o objetivo de encantar o cliente.

Com toda essa mudanças, não são só os varejistas que estão aprendendo com esse processo. Os compradores estão cada vez mais exigentes e pautas que antes eram irrelevantes no mercado, passam a atuar de forma impactante.

“Quando começamos com a Fundação de Proteção à Natureza, nos chamaram de loucos por investir em algo que, para eles, não influencia no consumo final. Hoje, as empresas têm a preocupação em comercializar produtos focados em pautas sociais e ambientais. Perceberam a importância em  posicionar as companhias e reforçar um tratamento mais inclusivo que valorize mais os colaboradores”, completa o empresário.

Ainda segundo a presidente do LIDE Paraná, Heloisa Garrett, podemos  observar que o mercado varejista passa por um momento de grandes transformações e os consumidores estão cada vez mais envolvidos e conscientes de seus padrões de consumo. “É fundamental promover mudanças oportunas nos processos do setor para torná-lo cada vez mais relevante na vida dos consumidores. Isso se deve não apenas no momento da compra, mas também na construção de uma relação duradoura com eles”, finaliza.

Quem é  Artur Grynbaum

Acionista do Grupo Boticário. Em março de 2021, assumiu como vice-presidente do Conselho do Grupo após uma das nossas reestruturações organizacionais.. Desde então, é responsável pelo futuro do Grupo, estabelecendo estratégias de longo prazo e voltando a estar mais próximo do varejo e dos consumidores.

 

Grupo O Boticário

Em 1977 foi fundada a Farmácia de Manipulação O Boticário, em Curitiba, no Paraná. Atualmente, o Grupo Boticário possui 6 marcas: Beleza na Web, O Boticário, Eudora, Quem Disse, Berenice?, The Beauty Box e Vult.

LIDE Paraná 

Integrante do Sistema LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, o LIDE Paraná atua na construção de uma agenda positiva voltada ao fortalecimento da economia daquele que é considerado o segundo estado mais competitivo do Brasil, segundo a The Economist Intelligence Unit.

Ciente do potencial de crescimento das empresas da região, o LIDE Paraná se posiciona como um hub de negócios para a promoção de oportunidades de investimento, desenvolvimento econômico e social e construção de conexões únicas, estimulando as interações e o networking empresarial. Volta-se, ainda, à discussão de temas econômicos e políticos de interesse nacional.

A regional paranaense do LIDE também conta com a Casa LIDE, localizada no bairro Batel, em Curitiba (PR), que funciona como um business club exclusivo para os filiados do estado. Trata- se de um projeto pioneiro que consolidou a primeira Casa LIDE do sistema.

Mantenedores de Gestão: TOTVS, RDP Petróleo, Rede Lojacorr, Renault, L8 Group e Valore Elbrus.

Patrocinador de Gestão: ENGIE, Gear Up e Grant Thornton.

Patrocinadora Casa LIDE: Altma Incorporadora.