Assinatura Digital, a solução para digitalizar e reduzir os gastos públicos com tecnologia

O sistema OXY promete eliminar até 100% do uso de papel, de maneira autêntica, íntegra e com validade jurídica, garantindo a segurança e a solidez na assinatura dos processos administrativos.

A assinatura digital tem a função de reproduzir a assinatura de cada pessoa em um documento eletrônico, de forma segura e com validade legal, da mesma forma que uma assinatura feita à mão ou autenticada em cartório.

Para a Gestão Pública, a assinatura digital é um enorme avanço em eficiência e segurança, pois economiza recursos e simplifica processos, enquanto garante que o documento permaneça acessível apenas para as pessoas certas.

Para disponibilizar essa inovação às prefeituras, a Elotech, a maior empresa de software de gestão pública do Paraná, apresenta ao mercado a modernização do sistema que possibilita a assinatura digital em diversos processos, como na assinatura de contratos, na emissão de certidões, no envio de documentos especiais, na realização de licitações e na elaboração de atos normativos.

Como funciona a assinatura digital com o OXY?

O sistema OXY possui duas plataformas 100% integradas: Gestão Pública e Governo Digital. Juntas, elas formam uma solução completa que leva inteligência e agilidade para a administração pública. Também fornece os meios para que os cidadãos façam suas solicitações de forma digital, tudo integrado com o sistema de gestão da prefeitura. Dessa forma, as prefeituras podem gerir todas as etapas de seus protocolos de serviços, de maneira 100% digital e online.

Acesse o vídeo e conheça como funciona o processo de Assinatura Digital.

Ao todo, são 8 áreas que compõem o software:

  • Administração;
  • Arrecadação;
  • Contábil;
  • Recursos Humanos;
  • Educação;
  • Assistência Social;
  • Saúde;
  • Governo Digital.

Para proporcionar mais facilidade, não só para os gestores e servidores, mas também para os cidadãos, o sistema OXY conta com a funcionalidade de assinatura digital. Assim, não é mais necessário lidar com o trâmite de papéis e PDFs.

Governo digital já é uma realidade para clientes Elotech

A Prefeitura de Maringá, no Paraná, já aderiu ao sistema OXY em janeiro de 2020. Para o Secretário da Fazenda de Maringá, Orlando Chiqueto, os benefícios da redução de burocracia foram percebidos logo de imediato:

“A maioria das secretarias do município de Maringá ficam fora do paço municipal, então havia a necessidade de motorista e veículo. Um servidor administrativo trazia o documento para a Fazenda, e então nós conferíamos. Se estivesse errado, era preciso devolver para adequações. Esse fluxo de pessoas e de papéis nos incomodava muito”, relembra.

“Graças a Deus, conseguimos, com todo o apoio da Elotech, desenvolver a tramitação eletrônica. Hoje, nós não tramitamos mais papéis dentro do processo. É tudo eletrônico, via sistema. E com uma segurança e transparência muito grandes dentro do processo, que vem facilitando muito a vida, principalmente dos fornecedores da Prefeitura de Maringá”, diz.

Sistema de Assinatura Digital gera economia de 2 milhões de reais

Segundo Chiqueto, a Prefeitura de Maringá conseguiu agilizar em mais de 30 dias o processo de pagamento dos fornecedores. Com isso, a empresa fornecedora consegue tirar o capital de giro da sua planilha de custo e fornecer serviços mais baratos para a cidade de Maringá.

A economia também se reflete nos recursos do município. Estima-se uma redução nas despesas em torno de R$ 500 mil por ano com a tramitação eletrônica da execução orçamentária. O Secretário da Fazenda detalha que isso se deve ao fim da necessidade de veículos, motoristas e servidores apenas para fazer esses trâmites, já que hoje tudo é feito pela via eletrônica.

Enquanto isso, a Prefeitura de Ponta Grossa, também no Paraná, resolveu instituir a iniciativa Governo sem Papel, por meio do aplicativo OXY Cidadão. A iniciativa visa digitalizar e agilizar processos, possibilitando que a população realize o protocolo de mais de 400 diferentes solicitações de forma totalmente online com o OXY.

Para a secretária Municipal de Inovação de Ponta Grossa, Tonia Mansani de Mira, apesar de parecer silenciosa, abstrata e praticamente invisível, a oferta de serviços no formato digital afeta diretamente na melhoria do ambiente de negócios da cidade. “Essa modernização garante uma jornada autônoma para o usuário, padronização de processos, agilidade, além de atender os princípios da legislação da administração pública e do governo Digital. Como ganho direto para o contribuinte está a economia do tempo, além do acompanhamento instantâneo da movimentação do seu processo”, destaca.

Movimento paperless

A iniciativa do Governo sem Papel segue a tendência do movimento paperless (do inglês “sem papel”), uma cultura organizacional voltada para a gestão eficiente e a redução de custos. A ideia é livrar os ambientes corporativos de armários de arquivos, pastas de documentos e desperdício de papel.

As principais vantagens do paperless são: redução de custos (tanto de papelada quanto manutenção de espaço), aumento de segurança (documentos armazenados virtualmente contam com proteção por meio de senhas e criptografia), sustentabilidade, recuperação das informações (o armazenamento em nuvem evita perdas graças ao backup), e governança corporativa (uso mais eficaz das informações).

A assinatura digital está diretamente relacionada ao paperless. Por meio dela, a gestão pública de torna menos dependente de papéis, arquivos e a inda e vinda de colaboradores para o envio das documentações.

Segundo Leandro Souza, COO da Elotech, o sistema de assinatura digital também funciona na própria Elotech desde 2019. “Com o sistema OXY, houve uma redução da impressão pela metade e conseguimos agilizar os processos, além de diminuir o contato físico no período de isolamento social. A tecnologia tornou possível a redução de consumo de cerca de 1.100 kg de papel por ano”, afirma.

Para conhecer mais sobre o sistema OXY, acesse: https://www.elotech.com.br/

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