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Estratégias de marketing para a Páscoa são fundamentais para gerar bons negócios

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Data deve movimentar mais de 100 milhões de consumidores, sendo uma ótimo oportunidade para negócios de diversos segmentos 

Dados do levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, apontam que a Páscoa deve movimentar o comércio brasileiro em 2023, levando às compras mais de 100 milhões de pessoas nos próximos dias. O motivo dessa grande movimentação no varejo se dá, principalmente, pela Páscoa ser uma data atrelada ao setor alimentício e com potencial de se encaixar em praticamente qualquer ramo de atividade.

Para o consultor e head de marketing na Nexcore, Gabriel Pianaro, as datas comemorativas costumam ser grandes oportunidades para o varejo, já que ela pode ser facilmente inserida nas ações das lojas, trazendo não apenas retorno financeiro como uma porta para ações de fidelização e atração de novos clientes. “A Páscoa é uma data reflexiva, que pode se encaixar em praticamente todos os ramos de atividade, seja na oferta de produtos, seja na mensagem de renovação a ser passada aos clientes, colaboradores e até empreendedores. Dessa forma as empresas podem se utilizar desta data de forma muito abrangente nas ações de venda e nas ações de marketing que têm um grande potencial de atrair, converter e fidelizar os clientes”, explica o consultor. 

Gabriel Pianaro, consultor e head de marketing na Nexcore

Gabriel conta que uma das formas mais efetivas de começar o planejamento das campanhas de Páscoa é pesquisar dados sobre o comportamento dos consumidores em anos anteriores, entendendo o padrão seguido. “2020 e 2021 foram anos atípicos, já que a pandemia impactou toda a sociedade, em especial o comércio. Foram anos de mudanças expressivas no comportamento dos consumidores que se refletem na forma como vão as compras hoje, na escolha de seus produtos e no relacionamento que têm com as empresas. As empresas que entenderem e consigam usar isso a seu favor, já saem na frente”. 

Os dados da pesquisa da CNDL e do SPC Brasil dão um norte acerca de como deve ser o comportamento do consumidor em 2023. Segundo a pesquisa, os principais locais de compra dos produtos para a Páscoa deverão ser: supermercados (57%), lojas especializadas em chocolates (42%) e lojas de grandes varejistas (41%). Já a forma de compra deve ser feita em loja física por 73% dos consumidores. “O comércio físico segue forte, principalmente, no setor de alimentos, porém as empresas que souberem investir em estratégias de marketing em ambos os ambientes (físico e online) tendem a ter mais oportunidades de negócios. Além disso, é fundamental estar no ambiente digital e usar ele a seu favor com produção de conteúdos, promoções personalizadas, fortalecimento de marca e fidelização dos clientes”, explica Gabriel.

Dicas de campanhas de marketing para a Páscoa:

Não tenha medo de abusar do chocolate

Brasileiro adora chocolate e a Páscoa é sinônimo dessa iguaria, portanto use e abuse dessa guloseima. A vantagem é que o chocolate é um produto que “combina” com qualquer tipo de empresa, seja no ramo de serviços, seja de alimentação e varejo. Uma boa ideia é usar o chocolate para fazer logomarcas e brincadeiras interativas com o cliente como, por exemplo, uma loja de sapatos pode fazer sapatinhos de chocolate e distribuir para os clientes. Aproveite para fazer parcerias com chocolaterias artesanais e oferecer opções diferenciadas e de alta qualidade. Kits de produtos com guloseimas, balas e chocolates também podem ser boas ideias. Empresas de saúde e bem-estar podem agradar os clientes oferecendo opções de produtos feitos com chocolate 70%.

Aposte em geração de conteúdo e envio de mensagens

A Páscoa é uma boa oportunidade de enviar uma mensagem bonita aos seus clientes e manter o contato ativo. O e-mail marketing é uma boa opção já que não é invasivo e pode conter link de direcionamento para uma página de venda de produtos. Para isso invista num conteúdo interessante e com um título bem chamativo. Outra opção é o Whatsapp, que é uma das formas de comunicação mais usadas pelos brasileiros. Neste caso dê ao cliente a opção de se cadastrar para receber as suas mensagens e use o canal para envio de promoções exclusivas e novidades. 

Crie uma Landing Page (LP) especial para a data

A criação de uma LP ajuda a direcionar todas as ações de suas campanhas de SMS, Whatsapp, E-mail Marketing, redes sociais, etc, para um lugar específico, facilitando a geração de leads, aumentando o tráfego da página e concentrando a oferta de produtos. Desta forma você pode aumentar os resultados e gerar uma experiência positiva no momento em que o consumidor for buscar produtos e promoções.

Tenha estratégias de CTAs (chamados para ação) efetivas

Por ser uma campanha temática, sazonal, é importante ter muita clareza sobre qual ação é desejada pela sua empresa. Estratégias de senso de urgência são boas ideias, já que podem delimitar o período de duração tendo a data da Páscoa como parâmetro. Não se limite apenas a data e busque trabalhar o período inteiro, desde as semanas anteriores até a data da comemoração é fundamental adequar o tempo de duração com o tipo de campanha e o resultado esperado.

Invista em promoções e faça com que sua campanha chegue até o público

As promoções são as principais formas de chamar a atenção dos clientes que já conhecem a marca e de novos, principalmente, na última semana antes da Páscoa. Para isso invista em promoções diferenciadas e que tenham o cliente como principal foco. Porém, de nada adianta fazer promoções se o seu público não tiver acesso a elas ou não entender o seu conteúdo. Por isso, entenda qual é o tipo de divulgação que mais faz sentido para o seu segmento e tipo de negócio e planeje a sua ação de divulgação usando todos os canais da marca, como Whatsapp, redes sociais, e-mail marketing, etc. O importante é garantir que os consumidores saibam e participem da campanha, aumentando as vendas do seu negócio.

Capriche na decoração

A estratégia de trade marketing para sua loja física é um fator de decisão de compra, a exposição dos produtos, limpeza, organização mesmo no caos dos últimos dias se faz necessário. Negocie com seus fornecedores (indústrias) materiais de merchandising que possam somar a sua decoração e deixar o ambiente mais aconchegante, chamativo e de fácil compra.

Coloque o cliente no centro das atenções

O cliente deve ser o foco de todas as suas estratégias de divulgação e de vendas. Para isso, invista em oferecer um bom atendimento, um ótimo ambiente para compras,  em opções interativas e divertidas, em ouvir o que o cliente tem a dizer e fazer as mudanças necessárias para atendê-lo, sempre. 

Reforce os laços com a sua marca com os seus colaboradores 

Você pode investir em campanhas internas com seus colaboradores, como aulas de culinária e gincanas. Também pode envolver os familiares desses colaboradores com passeios em família, estreitando os laços entre empresa e funcionários.

 

Gabriel Pianaro (@gabrielpianaro) é palestrante, consultor, mentor e gestor de marketing com mais de 24 anos de atuação em estratégias de marketing e vendas. É hoje Head de Marketing na NExcore Conversas Conectadas e conselheiro do Núcleo Futuro e Tendências da ADVB/PR.

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