ExpoApras: futuro dos supermercados será moldado pelo consumidor

ExpoApras: futuro dos supermercados será moldado pelo consumidor
Houve um tempo em que era simples e fácil atrair, conquistar e reter o cliente. Era uma época com poucas opções de marcas e canais, o que limitava o consumidor a comprar os produtos nas lojas que existiam. Hoje, diante de um ambiente globalizado, com mais acesso e mais produtos à disposição, tudo ficou mais complexo. Atenta a esse cenário, a ExpoApras 2023 reunirá supermercadistas de todo o Brasil e palestrantes de renome para debater sobre o futuro do varejo.

Segundo o presidente da Apras, Carlos Beal, o desafio dos varejistas é entender as necessidades do consumidor para definir as estratégias do negócio. “Hoje, o consumidor é multicanal e quer escolher como e onde comprar. Cabe aos supermercadistas se adaptarem ao novo perfil de compra e se anteciparem aos possíveis cenários do futuro.”

Um dos palestrantes principais do evento, Arthur Igreja, abordará o tema “Transformação digital, o novo consumidor”, no dia 20 de abril, às 13h30. Para ele, o varejo está cada vez mais integrado e já estamos passando pela fase em que, aparentemente, tudo seria dominado pelo digital. “Mesmo sendo absolutamente essencial, ele não é tudo. Essa visão holística do varejo é fundamental, a busca por integração dos canais, ou seja, a genuína ominicanalidade.”

Ele acrescenta que o consumidor do futuro vem numa trajetória de muita ansiedade, de necessidade e demanda por velocidade. Ele busca conexões mais profundas com as marcas, tenta entender a história daquela empresa, o que ela faz de diferente e se isso bate com os seus valores pessoais. Mas é um consumidor que tem uma quantidade de informação que é cada vez maior, o que o torna mais exigente. “Muitas empresas ainda não entenderam esse novo perfil, de um consumidor que consegue muito facilmente trocar a opção prioritária. Por isso, é essencial se ter um senso absoluto de excelência, pois, em um deslize, esse consumidor pode ser perdido. É um desafio muito maior para a fidelização”, destaca.

Com esse perfil mais exigente, o consumidor passou a ocupar o centro das tomadas de decisão dos varejistas. E, após um período de pandemia em que os empresários acabaram ficando na defensiva, 2022 foi o ano do varejo apostar na retomada, de investir em novas lojas, reformar as antigas e de buscar ferramentas para conhecer mais o seu cliente. Para Tiago Nascimento, diretor comercial da RP Info, uma das expositoras da ExpoApras, mais do que relatórios superficiais, os varejistas querem cruzar dados e olhar para o consumidor, por isso, o software virou o coração da evolução do varejo.

Porém, mesmo com toda a tecnologia disponível, nada substituirá o potencial humano. O especialista em varejo e CEO da Unitrier Assessoria em Varejo e Unexx Retail Tech, Lauro Bueno, afirma que a Inteligência Artificial tem sido uma verdadeira aliada dos supermercados para identificar e mapear o perfil do cliente. “Assim, os varejistas conseguem criar um histórico na base do CRM para tomar decisões mais assertivas e pensadas especialmente para o perfil do seu cliente. Mas vale destacar que apesar de as ferramentas realizarem um trabalho importante, é essencial a presença de um profissional com capacidade analítica para fazer a leitura dos dados e analisar as sugestões que a tecnologia oferece.”

ExpoApras tecnológica
A ExpoApras terá um supermercado tecnológico montado dentro do estande da RP Info. Denominado de HIPELAB, o espaço reunirá as principais soluções e novidades para o varejo, entre elas, o Carrinho Inteligente da Nextop, que identifica, soma e recebe o pagamento das compras, tudo feito pelo próprio cliente.

Outra inovação presente no estande é o Cupom Verde, uma solução digital que substitui o cupom em papel. Além de ser sustentável, a novidade também oferece praticidade e segurança ao consumidor, já que o arquivo eletrônico tem validade documental para trocas, devoluções e garantias.

O Espaço foi idealizado para apresentar o HIPELAB, um instituto de pesquisa, desenvolvimento e inovação do HIPE Innovation Center – o único ecossistema de inovação que fomenta e investe em todo o ciclo empreendedor para o varejo, localizado em Curitiba, no coração do Vale do Pinhão.

Entre as soluções que nasceram no HIPE e que também estará presente na ExpoApras, está a Delphos – uma startup de Business Inteligence revolucionária e com capacidade de análise de dados muito rápida, que roda exclusivamente no Flex da RP Info. A tecnologia extrai os dados do próprio sistema ERP de forma online e oferece a liberdade para o usuário criar relatórios customizados, mesmo sem conhecimentos em TI ou programação.

ExpoApras: futuro dos supermercados será moldado pelo consumidor
O sócio e diretor comercial da Delphos, Hernandes Machado, explica que quando o cliente escolhe um produto, na verdade, está escolhendo atributos, como a cor, o sabor e a fragrância. “O software capta esses atributos e a preferência do cliente. Assim, quando o cliente faz uma escolha, o software processa isso e informa o varejista sobre a preferência do consumidor. Com essa informação, cada negócio terá a possibilidade de sugerir compra de produtos específicos e adotar estratégias de acordo com o perfil do consumidor”, completa Machado.

Sobre a ExpoApras
A ExpoApras acontece de 18 a 20 de abril, no Expotrade Convention Center, em Pinhais (Região Metropolitana de Curitiba). O evento é considerado um dos maiores e mais renomados do segmento supermercadista brasileiro e reúne mais de 300 marcas expositoras com os principais lançamentos, tecnologias, serviços e soluções para o varejo.

Dados do setor
O setor supermercadista paranaense recebe por dia 2,7 milhões de clientes em quase 5 mil lojas, gera aproximadamente 200 mil empregos diretos e indiretos e registrou faturamento de R$ 60 bilhões em 2021 – 9,9% do faturamento do segmento no Brasil.

Destaque da Semana

Suplementação de vitamina D agora é recomendada a toda criança e adolescente

Com cada vez menos crianças fazendo atividades ao ar...

Manter o equilíbrio em uma perna ajuda a avaliar a saúde ao envelhecer

Estudo sugere que, com a idade, o chamado equilíbrio...

HNSG promove Serenata de Natal e toca os corações de pacientes e comunidade

Na última terça-feira, 17 de dezembro, o Hospital Nossa...

Intervenção autoguiada pode reduzir uso de remédio para dormir entre idosos

Pesquisa analisou impacto da técnica de mediação comportamental em...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor