Mentiras doces, verdades amargas: dois dedos de prosa sobre fake news

Celso Hartmann*

 

โ€œUma mentira dita mil vezes torna-se verdadeโ€, dizia o ministro da propaganda nazista, Joseph Goebbels, hรก muitas dรฉcadas. A mรกquina de fake news alimentada por ele e seus aliados era, jรก naquela รฉpoca, poderosa e opressora. No entanto, quase um sรฉculo depois, mentiras continuam sendo apenas mentiras, ainda que sejam repetidas ร  exaustรฃo. E continuam, naturalmente, sendo usadas para os mais diversos fins. Da vantagem polรญtica ao bombardeamento de concorrentes, o uso de notรญcias falsas รฉ, hoje, um dos mecanismos mais difรญceis de combater.

O uso massivo das redes sociais facilita e acelera o processo de disseminaรงรฃo dessas notรญcias. Em uma fraรงรฃo de segundos, milhares e atรฉ milhรตes de pessoas passam a ter acesso a todo tipo de informaรงรฃo, divulgada, muitas vezes, tambรฉm por personalidades famosas. Compartilhar o que chega pelo celular รฉ um atalho curto e fรกcil de percorrer, sem nenhum tipo de obstรกculo a transpor. Checar a veracidade dos fatos, por outro lado, parece uma estrada longa, poeirenta e repleta de curvas sinuosas e abismos perigosos.

Dentro dos muros da escola nรฃo รฉ difรญcil encontrar exemplos de fake news que se espalham feito rastilho de pรณlvora entre estudantes, pais, funcionรกrios. Afinal, o ambiente escolar estรก, antes, inserido em um contexto muito mais amplo: a sociedade contemporรขnea. E, estando inserido nela, estรก sujeito a todo tipo de intempรฉrie que ela venha a enfrentar, inclusive as desse tipo de natureza. Se a sociedade sofre, hoje, com uma pandemia de informaรงรตes falsas, ora, nรฃo seria diferente com a escola.

Repetidas mil vezes, as mentiras nรฃo se tornam verdades, mas passam a ter um impacto significativo no dia a dia das pessoas e organizaรงรตes. Expostos sistematicamente a notรญcias falsas, estudantes de todas as idades passam a duvidar da veracidade de informaรงรตes e conhecimentos compartilhados com eles pelos professores, estudos acadรชmicos e atรฉ mesmo livros didรกticos. ร‰ que, se qualquer coisa pode ser verdade, qualquer coisa tambรฉm pode ser mentira. E essa relaรงรฃo de dรบvida e desconfianรงa รฉ bastante prejudicial ao aprendizado e desenvolvimento de crianรงas e adolescentes.

ร‰ da essรชncia humana querer ouvir apenas o que agrada ao coraรงรฃo e, por isso, acreditar em textos, artigos, vรญdeos e podcasts que estejam de acordo com a prรณpria opiniรฃo sempre serรก mais confortรกvel que confrontar uma opiniรฃo contraditรณria. Entretanto, quando alguรฉm se baseia apenas em informaรงรตes consoantes com a prรณpria opiniรฃo, corre-se o risco de prejudicar o pensamento crรญtico e tomar decisรตes calcadas atรฉ mesmo em emoรงรตes e preconceitos.

Faz parte do papel da escola contribuir para que a formaรงรฃo dos estudantes seja nรฃo apenas acadรชmica, mas tambรฉm humana. Preparรก-los para a vida lรก fora inclui dar estรญmulos para que eles e suas famรญlias compreendam as muitas dimensรตes existentes no mundo atual. Um mundo que รฉ, ao mesmo tempo, o mais completo em termos de acesso a todos os conhecimentos e o mais difรญcil de separar verdades absolutas de mentiras escabrosas. Somente unindo forรงas poderemos entregar a esse mundo seres humanos รญntegros, crรญticos e bem informados. Porque, se a mentira รฉ, por vezes, mais sedutora, apenas a verdade, ainda que amarga, pode construir um mundo melhor e mais justo para todos.

*Celso Hartmann รฉ diretor-executivo dos colรฉgios do Grupo Positivo.

Destaque da Semana

Feriados de novembro convidam a curtir a Vila Katu

Um complexo com gastronomia e diversรฃo para toda a...

Bosco Gastronomia lanรงa cardรกpio especial para encomenda da ceia de Natal

Uma seleรงรฃo variada para facilitar as celebraรงรตes de fim...

Nativa celebra 50 anos com novo empreendimento de luxo no litoral do Paranรก

Construtora รฉ a principal referรชncia em apartamentos de alto...

Homens sรฃo mais afetados pela hรฉrnia inguinal

A hรฉrnia inguinal รฉ um tipo de hรฉrnia que...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor