Celso Hartmann*
โUma mentira dita mil vezes torna-se verdadeโ, dizia o ministro da propaganda nazista, Joseph Goebbels, hรก muitas dรฉcadas. A mรกquina de fake news alimentada por ele e seus aliados era, jรก naquela รฉpoca, poderosa e opressora. No entanto, quase um sรฉculo depois, mentiras continuam sendo apenas mentiras, ainda que sejam repetidas ร exaustรฃo. E continuam, naturalmente, sendo usadas para os mais diversos fins. Da vantagem polรญtica ao bombardeamento de concorrentes, o uso de notรญcias falsas รฉ, hoje, um dos mecanismos mais difรญceis de combater.
O uso massivo das redes sociais facilita e acelera o processo de disseminaรงรฃo dessas notรญcias. Em uma fraรงรฃo de segundos, milhares e atรฉ milhรตes de pessoas passam a ter acesso a todo tipo de informaรงรฃo, divulgada, muitas vezes, tambรฉm por personalidades famosas. Compartilhar o que chega pelo celular รฉ um atalho curto e fรกcil de percorrer, sem nenhum tipo de obstรกculo a transpor. Checar a veracidade dos fatos, por outro lado, parece uma estrada longa, poeirenta e repleta de curvas sinuosas e abismos perigosos.
Dentro dos muros da escola nรฃo รฉ difรญcil encontrar exemplos de fake news que se espalham feito rastilho de pรณlvora entre estudantes, pais, funcionรกrios. Afinal, o ambiente escolar estรก, antes, inserido em um contexto muito mais amplo: a sociedade contemporรขnea. E, estando inserido nela, estรก sujeito a todo tipo de intempรฉrie que ela venha a enfrentar, inclusive as desse tipo de natureza. Se a sociedade sofre, hoje, com uma pandemia de informaรงรตes falsas, ora, nรฃo seria diferente com a escola.
Repetidas mil vezes, as mentiras nรฃo se tornam verdades, mas passam a ter um impacto significativo no dia a dia das pessoas e organizaรงรตes. Expostos sistematicamente a notรญcias falsas, estudantes de todas as idades passam a duvidar da veracidade de informaรงรตes e conhecimentos compartilhados com eles pelos professores, estudos acadรชmicos e atรฉ mesmo livros didรกticos. ร que, se qualquer coisa pode ser verdade, qualquer coisa tambรฉm pode ser mentira. E essa relaรงรฃo de dรบvida e desconfianรงa รฉ bastante prejudicial ao aprendizado e desenvolvimento de crianรงas e adolescentes.
ร da essรชncia humana querer ouvir apenas o que agrada ao coraรงรฃo e, por isso, acreditar em textos, artigos, vรญdeos e podcasts que estejam de acordo com a prรณpria opiniรฃo sempre serรก mais confortรกvel que confrontar uma opiniรฃo contraditรณria. Entretanto, quando alguรฉm se baseia apenas em informaรงรตes consoantes com a prรณpria opiniรฃo, corre-se o risco de prejudicar o pensamento crรญtico e tomar decisรตes calcadas atรฉ mesmo em emoรงรตes e preconceitos.
Faz parte do papel da escola contribuir para que a formaรงรฃo dos estudantes seja nรฃo apenas acadรชmica, mas tambรฉm humana. Preparรก-los para a vida lรก fora inclui dar estรญmulos para que eles e suas famรญlias compreendam as muitas dimensรตes existentes no mundo atual. Um mundo que รฉ, ao mesmo tempo, o mais completo em termos de acesso a todos os conhecimentos e o mais difรญcil de separar verdades absolutas de mentiras escabrosas. Somente unindo forรงas poderemos entregar a esse mundo seres humanos รญntegros, crรญticos e bem informados. Porque, se a mentira รฉ, por vezes, mais sedutora, apenas a verdade, ainda que amarga, pode construir um mundo melhor e mais justo para todos.
*Celso Hartmann รฉ diretor-executivo dos colรฉgios do Grupo Positivo.