Especialista dá dicas de como usar a rede de contatos e crescer ainda mais
Uma das principais habilidades que difere os seres humanos de outros animais é a capacidade de comunicação. Com ela somos capazes de manter relações sociais baseadas em interesses pessoais e coletivos. Essas habilidades, graças ao avanço da tecnologia, ganham cada vez mais espaço na rotina pessoal e também profissional, é o que chamamos hoje de networking.
Denominado como a habilidade de desenvolver uma rede de contatos com potencial de alavancar negócios e oportunidades, o networking é uma estratégia fundamental para pessoas e empresas que queiram se destacar no mercado. “Não é apenas na vida pessoal que os relacionamentos são importantes, fazer networking e ampliar a rede de contatos é também fundamental na carreira e nos negócios, pois essa é uma maneira eficiente e muito interessante de conseguir bons negócios e de se desenvolver como empreendedor”, afirma o consultor e head de marketing na Nexcore, Gabriel Pianaro.
Gabriel conta que com o avanço tecnológico, o potencial do networking fica cada vez maior e mais abrangente, já que a barreira física passa a ser insignificante, porém outras dificuldades ainda são encontradas. “Os meios de se fazer networking estão cada vez mais acessíveis, pois temos na palma da mão diversas opções de conexões como redes sociais, aplicativos de mensagem, plataformas colaborativas ou até mesmo a boa e velha ligação, mas não basta ter acesso, é preciso saber fazer networking e isso realmente é algo que muitas pessoas ainda não conseguem fazer”, conta.
A importância do networking
Seja onde for, estamos sempre fazendo networking, seja de forma consciente ou não. Por isso é importante saber usar essa habilidade a favor dos seus interesses. “Ter network (contatos) não significa que você esteja fazendo networking, portanto é importante primeiramente entender essa diferença, pois ter uma lista de contatos não te coloca como uma pessoa que sabe se relacionar. É preciso ir além, conversar e trocar experiências, se aprofundar no universo do outro e se abrir para pessoas de diferentes perfis e contextos culturais. Com isso temos uma nova modelagem na nossa maneira de enxergar o mundo, algo que nos torna mais criativos”, explica Gabriel.
No mundo do empreendedorismo, o networking é uma das estratégias mais baratas e eficientes de se fazer negócios, pois, por meio de uma boa rede de contatos, é possível conhecer potenciais novos clientes, parceiros de negócios, fornecedores e até concorrentes que podem ajudar no benchmarking da empresa. “Estamos fazendo networking a todo momento, então por que não fazer de forma organizada e com estratégias que favoreçam a todos? Assim como a maioria das coisas da vida, a habilidade de fazer networking é algo que pode ser aprendido, com técnicas e bons exemplos”, conta o consultor.
Como fazer networking de forma eficaz
Para desenvolver as habilidades e encontrar a melhor forma de fazer networking, Gabriel afirma que, primeiramente, devemos deixar a ansiedade de lado, pois o resultado da sua conexão não dará resultados de um dia para o outro. Pelo contrário, para colher bons frutos é importante manter a constância nas ações, que devem ser direcionadas, e reforçar a rede de contatos sempre. “Estar em contato com as pessoas, se manter ativo em eventos, sair da zona de conforto são estratégias importantes, porém não quer dizer que elas darão frutos logo em seguida, é preciso gerar proximidade, algo que exige dedicação contínua. Também é importante manter relações equilibradas e naturais, evitando sempre tornar o relacionamento maçante”, reforça.
Dicas de como fazer networking
- Qualidade é mais importante que a quantidade
De nada adianta conhecer um monte de pessoas que não estão alinhadas com o seu propósito ou que você não conversa. Foque em usar a sua energia para gerar contatos relevantes que te ofereçam trocas de experiências e reciprocidade.
- Interaja sempre
O poder do networking está na interação, portanto quanto mais ativa for a sua rede, maior será a chance de você atingir o seu objetivo. Troque informações, faça comentários nas redes sociais, envie mensagens no privado, se mostre empático e solícito, sempre.
- Se aproxime de forma correta
Para fazer bons contatos é preciso ficar atento para não ser inconveniente, invasivo ou cometer qualquer deslize que prejudique a relação. Fique atento ao perfil da pessoa com quem quer fazer contato, caso seja um indivíduo mais expansivo, pode-se ir mais confiante, já com pessoas mais reservadas o melhor recurso é ser criativo e simpático.
- Participe de eventos
Eles são sempre uma fonte rica de informações relevantes sobre o mercado, uma oportunidade de fazer conexões profissionais e de conhecer empresas, tendências e técnicas diferentes. Em caso de palestras tente fazer perguntas ao palestrante, buscando uma conexão com ele também
- Faça cursos online e presenciais
Essa é uma ótima forma de aumentar o seu networking, já que na sala de aula você terá acesso a um ambiente propício para o compartilhamento de ideias e para conhecer novos colegas, mentores e até possíveis clientes. Neste local evite ficar escondido e converse com professores e colegas sobre a sua empresa ou aspiração profissional.
- Se mantenha atualizado
Esteja sempre atento às novidades e atualize os seus conhecimentos sobre a sua área de atuação. Desta forma você mostra autoridade em assuntos relevantes a todos e cria uma percepção mais apurada de quais pessoas devem fazer parte do seu networking.
- Busque sempre novos contatos e use as redes sociais a seu favor
A comunicação é o coração do bom networking e deve ser feita de forma constante e com equilíbrio, seja de forma presencial ou digital. Nesse panorama, o uso das redes sociais são um grande apoio, para isso foque em fazer postagens periódicas sobre assuntos de interesse da sua rede de contatos. Em se falando de networking, o Linkedin é a melhor plataforma para esse tipo de ação.
- Não saia vendendo
Jamais venda para o seu networking, os negócios ocorrerão de forma espontânea com a sua rede de contatos porque eles terão ciência do que você faz. Gere curiosidade, conte cases, dê exemplos do tipo de dor ou necessidade que você atende e a sua rede de contatos irá com certeza solicitar uma apresentação, uma demonstração e até uma proposta.
Gabriel Pianaro (@gabrielpianaro) é palestrante, consultor, mentor e gestor de marketing com mais de 24 anos de atuação em estratégias de marketing e vendas. É hoje Head de Marketing na NExcore Conversas Conectadas e conselheiro do Núcleo Futuro e Tendências da ADVB/PR.