sábado, 18 janeiro 2025
25 C
Curitiba

Relançamento do Minha Casa Minha Vida pode ampliar oportunidades para representantes comerciais

Relançamento do Minha Casa Minha Vida pode ampliar oportunidades para representantes comerciais
Crédito:Pixabay

Aquecimento do setor da construção civil deve ampliar negócios diretos e indiretos

O relançamento do programa Minha Casa Minha Vida, com a confirmação da intenção do governo de construir 150 mil novas unidades pelo programa apenas na Faixa 1 (destinada a famílias de rendas mais baixas), além da retomada de aproximadamente 83 mil unidades que estão paradas, está deixando o setor da construção – e, por consequência, o dos representantes comerciais – animado.

Isso porque, de acordo com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em 2022, o mercado imobiliário registrou a primeira queda em cinco anos em relação ao número de lançamentos e de unidades residenciais vendidas. Assim, com a retomada do Minha Casa Minha Vida, a expectativa é de um novo aquecimento do mercado.

“Em 2020 e 2021, tivemos a pandemia. Foi um período em que as pessoas ficaram confinadas em casa e começaram a fazer modificações em suas residências. Isso mobilizou o setor. Então, veio 2022, ano eleitoral, com muitas situações nebulosas, muita instabilidade e o mercado se retraiu. Agora, em 2023, há a promessa de que esse programa terá um foco maior do governo e isso é importante, porque a construção civil mobiliza um grande contingente de segmentos e profissionais”, explica o consultor econômico e conselheiro do Conselho Federal de Economia, Carlos Magno Andrioli Bittencourt.

No caso dos representantes comerciais, o consultor explica, isso significa uma ampla gama de oportunidades, justamente devido ao círculo virtuoso que o aquecimento do setor cria. O presidente do Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Paraná (Core-PR), Paulo Nauiack, concorda: “Inicialmente, o impacto será sentido diretamente por aqueles que trabalham com fornecedores da construção civil, como quem comercializa materiais de construção, revestimentos, acabamentos etc. Mas a expectativa é que esse aquecimento movimente também outros segmentos, beneficiando ainda mais profissionais da área”, diz.

Para aproveitar, planejamento

O otimismo também está crescendo entre os representantes comerciais. “Para nós, a continuidade do programa é um fato que deve ser avaliado como uma oportunidade de ampliar as vendas, mesmo para quem já tem uma carteira de clientes considerável. Vemos a medida com bons olhos, principalmente a partir do meio do ano em diante”, afirma André Dias, proprietário da Rejak Representação de Material de Construção.

Porém, quem quiser aproveitar o bom momento do mercado precisa se preparar para isso, avalia Dias. “Primeiro, faço um planejamento para não perder o início do movimento de crescimento. Então, é importante formar uma estratégia, estabelecer um foco e quem serão nossos alvos”, recomenda. No caso da Rejak, algumas ações já estão sendo tomadas para garantir o sucesso nesta fase do setor, como a contratação de mais duas pessoas para atendimento especializado para construtoras.

Destaque da Semana

Parque infantil Kinder Space chega ao Catuaí Shopping Maringá

Com atrações para crianças de 1 a 12 anos,...

Receita esclarece que fiscalização do Pix não afetará autônomos

Nada mudará também para quem compartilha cartão de crédito Wellton...

Novas diretrizes sobre prevenção de AVC ressaltam riscos em mulheres

Documento cita a importância de monitorar o uso de...

Lojas do ParkShoppingBarigüi com até 70% de desconto

Liquidação Lápis Vermelho de verão acontece de 16 a...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Popular Categories

Mais artigos do autor