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Alimentação nas empresas: tendência é diversificar serviços e proporcionar maior liberdade nas escolhas

Com futuro apontando para o formato híbrido, empresas que querem equipes presentes no dia a dia das operações passam a oferecer novas experiências para engajar e reter talentos

O isolamento social imposto pela pandemia trouxe um novo estilo de vida à população ao permitir maior flexibilidade na rotina. Aliás, a flexibilidade tornou-se prioridade para muitos no mercado de trabalho. Enquanto o futuro aponta o modelo híbrido de trabalho como certo às empresas, o desafio daquelas que não se enquadram neste formato é trazer de volta os colaboradores para suas sedes.

Uma pesquisa realizada pelo Google Workspace, em parceria com a IDC Brasil, mostra que em 2022 56% das organizações atuaram com formato híbrido. Em 2021, no auge da pandemia, este percentual era de 44%.

Fato é que a rotina do home office (forçada pela COVID 19) apresentou aos profissionais uma liberdade antes não vista nas empresas: seja com horários, vestuários e, principalmente, com a alimentação. E, como a alimentação está totalmente relacionada com a produtividade e desempenho, o que as empresas precisam fazer para engajar e reter talentos nesta nova economia?

Diversificar para atrair!

 

 

Com o retorno às atividades presenciais o mercado corporativo se viu diante de uma necessidade: permitir maior liberdade para que os profissionais façam escolhas individuais. Uma das tendências que chegou e já mostra resultados são as inovações em serviços de alimentação.

Quando existe um ambiente mais moderno, bem decorado, propício à integração entre os colaboradores nos momentos de intervalo para refeições e, principalmente, com uma gama de opções que traz quase a mesma liberdade ao profissional para escolher o que quer comer como se estivesse em casa, a empresa está investindo em uma experiência diferenciada de alimentação que vai muito além de um benefício. Esta experiência acaba tornando-se um atrativo para engajar e reter os talentos.

Localizada em Araucária, na RMC de Curitiba, a A1 Engenharia (empresa provedora de soluções integradas para plantas industriais e geração de energia) tem em sua planta industrial um restaurante corporativo desde 2017. Mas, foi no início de 2023, com os novos hábitos e necessidades trazidos pela pandemia, que a organização priorizou a alimentação no seu planejamento de gestão de pessoas e atualmente já dedica mais de 20% do tempo do time de RH exclusivamente à alimentação. “Nós passamos por um choque cultural muito grande. Ficamos muito tempo em nossas casas e tivemos liberdade de comer aquilo que queríamos. Por isso decidimos inovar o conceito do nosso restaurante e, com toda a expertise da Risotolândia Restaurantes Corporativos, transformamos o antigo refeitório em um espaço que promove experiências gastronômicas diferenciadas todos os dias para motivar ainda mais a nossa equipe neste novo momento”, fala Jheyme Barreto, gerente de Rh da A1.

Tendência: variedade e liberdade de escolha nas refeições!

No restaurante da A1, que serve diariamente 350 refeições entre café da manhã, almoço e jantar, tudo foi modificado. “Quando a equipe voltou do recesso de final de ano e se deparou com a novidade de um restaurante totalmente modernizado, com novos móveis, louças, plantas e, principalmente, com um novo conceito de atendimento e oferta de cardápios temáticos diariamente, tivemos a certeza de que alimentação não é apenas um benefício. Aqui ela é o motivo pelo qual nosso time tem ainda mais vontade de vir trabalhar e aproveitar este merecido tempo de intervalo para estar mais perto dos colegas de trabalho, num movimento de integração que, acima de tudo, é fundamental para os nossos negócios. Esta aproximação impulsiona contribuições coletivas e a criatividade”, complementa a gerente da RH da empresa.

Além do buffet tradicional, a Risotolândia trouxe à A1 formatos inovadores de menu, com pratos diferenciados que podem ser reservados previamente pelo colaborador, além de opções vegetarianas feitas à base de proteínas vegetais para um público flexitariano que cresce a cada dia. A pesquisa O Consumidor Brasileiro e o Mercado Plant-Based 2022, realizada pelo GFI Brasil, mostra que 28% dos brasileiros já se definem como flexitarianos, um estilo de alimentação que reduz o consumo de proteínas animais. O grupo (mais do que veganos e vegetarianos que são apenas 4% dos consumidores) é o principal público-alvo da indústria de proteínas alternativas vegetais à base de plantas.

Na A1, a Risotolândia também implantou serviço de lanchonete durante todo o expediente, espaço de chá e café, além de fazer reposição de produtos para o mercado honesto da empresa.

“É um case para o mercado corporativo. A A1 investiu de forma pioneira em uma diversidade de serviços que permite aos seus colaboradores a liberdade de escolha. Esta liberdade, além de motivar internamente, desperta o interesse de novos talentos e valoriza a imagem externa dos negócios. Estamos otimistas com esta parceria que já existe há seis anos, mas que se reinventou ao fortalecer uma tendência que veio para transformar o cenário dos restaurantes corporativos”, comenta Carlos Humberto de Souza, Diretor Presidente do Grupo Risotolândia.

“Antes divulgávamos o cardápio da semana. Agora deixamos todos na expectativa e fazemos das nossas refeições um verdadeiro evento, no qual os colaboradores são sempre surpreendidos com algo diferente.  Sexta-feira, por exemplo, era um dia que muitos não almoçavam por aqui. Preferiam sair almoçar fora, mudar a rotina. Hoje temos uma adesão muito superior, quase que total, e tudo isso só tem sido possível pois temos um time de atendimento sempre próximo. As profissionais do restaurante conhecem cada colaborador e estão sempre conversando com eles, não apenas para ouvir e evoluir, mas para tornar nossos profissionais parte do importante processo de alimentação que sabemos o quanto é fundamental para que eles se sintam felizes e dispostos no dia a dia”, acrescenta Jheyme.

Para ela, a parceria com a Risotolândia na execução deste audacioso projeto, trouxe tranquilidade para promover o bem-estar e saúde na empresa, deixando para eles apenas a preocupação de focar nas operações diárias e produtividade da equipe.  “O cardápio é pensado de modo que nós, da A1, possamos aproveitar o espaço que ocupamos na rotina de cada colaborador para mostrar o quanto a refeição é importante nas nossas vidas e reforçar que a satisfação do nosso time em relação ao serviço de alimentação não contribui apenas na melhora qualidade de vida, mas também da produtividade e engajamento com a empresa”, finaliza a gerente.

www.risotolandia.com.br 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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