A revolução das criptomoedas começou propriamente em 2008, quando um pseudônimo chamado Satoshi Nakamoto criou o Bitcoin. O BTC foi a 1ª criptomoeda popularmente conhecida no mercado brasileiro e internacional.
O aumento na popularidade das criptomoedas ao longo do tempo se deu por diversos motivos. Além das inovações oferecidas ao mercado, essas moedas digitais também ganharam espaço pelo fato de oferecerem segurança e até mesmo por serem uma boa opção de investimento.
A análise da cotação Bitcoin ajuda a compreender porque alguns investidores procuraram esse ativo para compor suas carteiras. Independente de qual for o motivo por trás da aquisição de uma criptomoeda, a verdade é que esses ativos digitais chegaram para ficar e, em alguns casos, revolucionar.
Uma das aplicabilidades das criptomoedas é na indústria do entretenimento, onde ela promete revolucionar esse mercado e trazer novas maneiras com as quais os consumidores pagam pelos serviços utilizados.
Maior controle no conteúdo visualizado
Uma das possibilidades que as criptomoedas abrem para quem utiliza ela na indústria do entretenimento é poder pagar apenas pelo conteúdo que realmente foi consumido. Por exemplo, digamos que você veja um vídeo, mas não consuma todo ele. Ou seja, não visualiza tudo até o final.
Nesse caso, ao invés de pagar por todo o vídeo, você paga apenas pela parte que realmente consumiu – nesse caso, que visualizou. Com isso, a indústria do conteúdo digital pode ficar completamente diferente do que é agora. Isso porque as pessoas pagam para ter acesso e não necessariamente pelo que consomem.
Essa otimização do mercado de conteúdo é um dos avanços que os entusiastas de criptomoedas prevém ao longo dos próximos anos. Isso é válido não só para conteúdo em vídeo, mas também para quem lê, ouve podcasts, entre outros tipos de entretenimento que estão disponíveis online.
Redução de intermediação
Existe uma série de intermediários financeiros que atuam entre quem produz o conteúdo e quem consome ele. Essa intermediação faz com que a indústria como um todo tende a ser mais cara do que ela realmente é. Afinal, mais pessoas participam do processo de produção e precisam ser pagas pelos seus serviços.
De acordo com manuais de produção, quanto menor intermediação o processo produtivo tiver, melhor será em termos de custo para quem pretende reduzi-lo. No caso das criptomoedas, um de seus conceitos principais é justamente o de remover qualquer tipo de intermediação.
Tanto nos pagamentos – onde não há intermediação de outras pessoas – quanto no próprio processo de disponibilizar o entretenimento e permitir que as pessoas possam consumi-lo, a ideia é que não haja intermediários para tornarem todo o processo ainda mais custoso.
Com isso, além de otimizar o custo operacional da indústria do entretenimento, as criptomoedas serão importantes aliadas para que os recursos que seriam gastos em intermediação possam ser investidos em outros setores, visando o desenvolvimento como um todo do mercado.
Adaptabilidade para todos os tipos de entretenimento
Tanto para quem consome vídeos, lê matérias em jornais digitais ou até mesmo acessa redes sociais para encontrar imagens que são interessantes para sua utilização, a verdade é que as criptomoedas são uma tendência no conteúdo digital e podem ser adaptáveis a diferentes tipos de entretenimento.
Sua mutabilidade faz com que diversas pessoas possam utilizá-la, independente de qual setor da indústria de entretenimento atuam. Isso já está previsto para acontecer ao longo dos próximos anos, assim como outras mudanças já foram vistas nesse mercado.
Portanto, mesmo que você seja um produtor ou alguém que consome, certamente as moedas digitais poderão impactar positivamente na maneira pela qual você consome, ou então produz o seu entretenimento, bem como distribui ele para que outras pessoas possam consumi-lo.