A revoluรงรฃo das criptomoedas comeรงou propriamente em 2008, quando um pseudรดnimo chamado Satoshi Nakamoto criou o Bitcoin. O BTC foi a 1ยช criptomoeda popularmente conhecida no mercado brasileiro e internacional.
O aumento na popularidade das criptomoedas ao longo do tempo se deu por diversos motivos. Alรฉm das inovaรงรตes oferecidas ao mercado, essas moedas digitais tambรฉm ganharam espaรงo pelo fato de oferecerem seguranรงa e atรฉ mesmo por serem uma boa opรงรฃo de investimento.
A anรกlise da cotaรงรฃo Bitcoin ajuda a compreender porque alguns investidores procuraram esse ativo para compor suas carteiras. Independente de qual for o motivo por trรกs da aquisiรงรฃo de uma criptomoeda, a verdade รฉ que esses ativos digitais chegaram para ficar e, em alguns casos, revolucionar.
Uma das aplicabilidades das criptomoedas รฉ na indรบstria do entretenimento, onde ela promete revolucionar esse mercado e trazer novas maneiras com as quais os consumidores pagam pelos serviรงos utilizados.
Maior controle no conteรบdo visualizado
Uma das possibilidades que as criptomoedas abrem para quem utiliza ela na indรบstria do entretenimento รฉ poder pagar apenas pelo conteรบdo que realmente foi consumido. Por exemplo, digamos que vocรช veja um vรญdeo, mas nรฃo consuma todo ele. Ou seja, nรฃo visualiza tudo atรฉ o final.
Nesse caso, ao invรฉs de pagar por todo o vรญdeo, vocรช paga apenas pela parte que realmente consumiu – nesse caso, que visualizou. Com isso, a indรบstria do conteรบdo digital pode ficar completamente diferente do que รฉ agora. Isso porque as pessoas pagam para ter acesso e nรฃo necessariamente pelo que consomem.
Essa otimizaรงรฃo do mercado de conteรบdo รฉ um dos avanรงos que os entusiastas de criptomoedas prevรฉm ao longo dos prรณximos anos. Isso รฉ vรกlido nรฃo sรณ para conteรบdo em vรญdeo, mas tambรฉm para quem lรช, ouve podcasts, entre outros tipos de entretenimento que estรฃo disponรญveis online.
Reduรงรฃo de intermediaรงรฃo
Existe uma sรฉrie de intermediรกrios financeiros que atuam entre quem produz o conteรบdo e quem consome ele. Essa intermediaรงรฃo faz com que a indรบstria como um todo tende a ser mais cara do que ela realmente รฉ. Afinal, mais pessoas participam do processo de produรงรฃo e precisam ser pagas pelos seus serviรงos.
De acordo com manuais de produรงรฃo, quanto menor intermediaรงรฃo o processo produtivo tiver, melhor serรก em termos de custo para quem pretende reduzi-lo. No caso das criptomoedas, um de seus conceitos principais รฉ justamente o de remover qualquer tipo de intermediaรงรฃo.
Tanto nos pagamentos – onde nรฃo hรก intermediaรงรฃo de outras pessoas – quanto no prรณprio processo de disponibilizar o entretenimento e permitir que as pessoas possam consumi-lo, a ideia รฉ que nรฃo haja intermediรกrios para tornarem todo o processo ainda mais custoso.
Com isso, alรฉm de otimizar o custo operacional da indรบstria do entretenimento, as criptomoedas serรฃo importantes aliadas para que os recursos que seriam gastos em intermediaรงรฃo possam ser investidos em outros setores, visando o desenvolvimento como um todo do mercado.
Adaptabilidade para todos os tipos de entretenimento
Tanto para quem consome vรญdeos, lรช matรฉrias em jornais digitais ou atรฉ mesmo acessa redes sociais para encontrar imagens que sรฃo interessantes para sua utilizaรงรฃo, a verdade รฉ que as criptomoedas sรฃo uma tendรชncia no conteรบdo digital e podem ser adaptรกveis a diferentes tipos de entretenimento.
Sua mutabilidade faz com que diversas pessoas possam utilizรก-la, independente de qual setor da indรบstria de entretenimento atuam. Isso jรก estรก previsto para acontecer ao longo dos prรณximos anos, assim como outras mudanรงas jรก foram vistas nesse mercado.
Portanto, mesmo que vocรช seja um produtor ou alguรฉm que consome, certamente as moedas digitais poderรฃo impactar positivamente na maneira pela qual vocรช consome, ou entรฃo produz o seu entretenimento, bem como distribui ele para que outras pessoas possam consumi-lo.