Início Geral Tecnologia Como promover a cultura da inovação em pequenas e médias empresas?

Como promover a cultura da inovação em pequenas e médias empresas?

0

Especialista explica porque inovar é importante e como empresas podem se preparar para virar essa chave

 

Dados da pesquisa realizada pelo Sebrae, apontam que 43% das companhias se modernizaram de alguma forma a partir de 2020, reforçando que a inovação em pequenas e médias empresas é uma realidade cada vez mais forte no mercado brasileiro. Porém, o processo de inovação pode ser complexo principalmente quando envolve uma mudança de cultura das empresas.

 

Para o CEO do market4u, Eduardo Córdova, é importante que as pequenas e médias empresas entendam que a inovação é uma estratégia que visa fomentar um diferencial e uma vantagem competitiva no mercado. “Inovar não significa apenas criar, mudar  ou fazer algo que ninguém nunca fez, na verdade, inovar tem relação com aprimorar aquilo que já existe, seja um produto, a forma como se relaciona com os clientes ou processos dentro da empresa”, explica.

Por que inovar?

Inovar é pensar e trazer soluções que ajudem as empresas a se relacionarem melhor com o seu público, seja interno ou externo, a reduzir custos, agilizar processos, gerar melhores relações de trabalho, aumentar o lucro e demais ações que possam ajudar o negócio a crescer ainda mais. “É uma vontade de experimentar sem medo de errar, gerando uma cultura de rápida propagação e ambientes colaborativos e não hierárquicos. São ações que podem acontecer de diversas formas, desde um processo mais simples, até a reestruturação completa de uma empresa. O importante é entender que inovar é preciso para gerar um ambiente de trabalho melhor e mais favorável ao desenvolvimento de negócios, que devem buscar ser o mais sustentáveis possíveis, gerando um impacto favorável em toda a sua cadeia produtiva”, reforça o CEO.

Para que isso aconteça, Córdova explica que é preciso ter um ambiente favorável para a inovação acontecer, sendo fundamental que as  empresas criem um ecossistema que estimule a criação de novas ideias, e que possa ajudar os gestores a tomarem as melhores decisões. “De forma muito prática, o primeiro passo é entender o valor de inovar, observar que talvez os seus concorrentes já estejam investindo nisso. Uma vez que se tenha essa consciência, passa a ser importante estabelecer ações na rotina dos colaboradores, com objetivo de implantar a cultura da inovação de dentro para fora. Com a casa arrumada, pode-se pensar em ações externas que podem ter como foco a melhoria da experiência do cliente, o uso da tecnologia para vender mais e criar vantagens competitivas.” 

Como promover a inovação:

  • Foque na mudança de mindset – esse é o principal desafio das empresas, uma vez que a renovação da mentalidade envolve mudanças que vão muito além de questões ferramentais, exigindo uma transformação nas atitudes e modos de fazer negócios.
  • Faça a tecnologia ser parte da rotina – foque em automatizar processos rotineiros e no uso de ferramentas que ajudem a rotina a ficar mais ágil.
  • Busque conhecimento – a tecnologia, e o aprendizado contínuo, podem  aumentar a capacidade analítica das pessoas, favorecendo a construção de novas habilidades e a obtenção de conhecimentos que podem ajudar a prever comportamentos de mercado, além de aprimorar os conhecimentos da equipe.
  • Promova projetos – envolva o time em projetos e desafios, promovendo assim, a interação entre diferentes áreas e experiências. Esse tipo de processo acelera e enriquece os novos desenvolvimentos internos.
  • Saiba tomar decisões  – uma vez que existem ferramentas capazes de consolidar dados e preparar informações, as pessoas envolvidas no processo de inovação são cada vez mais “tomadores de decisões”. Nesse ponto, é fundamental também fomentar o pensamento estratégico, a visão macro e o entendimento do negócio como um todo para que essas decisões sejam as mais assertivas possíveis.
  • Erre rápido – um dos caminhos usados pela startups, o erro rápido é um processo importante no estímulo a processos inovadores e uma forma de gerar menores custos do que em projetos mais longos e complexos.

SEM COMENTÁRIOS

Sair da versão mobile