A tecnologia está cada vez mais presente nas empresas de e-commerce que necessitam de uma logística eficaz e sem erros, principalmente em um mundo onde cada vez mais os consumidores estão exigentes e querem agilidade e assertividade na entrega. O gerente de projetos da e-Ship WMS, Guilherme Cardoso, explica que juntamente com o aumento do uso de marketing das empresas que proporcionam as soluções, a busca para realização de PoC (Prova de Conceito) também apresentam o grande interesse para utilizar a tecnologia junto a sua operação.
A tecnologia pode proporcionar uma vantagem competitiva que melhora a eficiência operacional, automatizando processos e auxiliando na tomada das decisões, no entanto, ainda consegue transformar a sua intralogística. Para Cardoso, existem diversos motivos pelo qual as empresas não conseguem mudar sua logística com o uso da tecnologia, sendo o principal ponto a resistência ao uso de novas tecnologias e mudanças dos processos operacionais. Entende-se certo receio pelo fato de que essas empresas possam ter se frustrado com experiências anteriores por falta de planejamento com os projetos propostos. Pontos como a tecnologia utilizada pelo cliente ser ultrapassada, falta de conhecimento das falhas operacionais, falta de orçamento para tecnologia também prejudicam as transformações nas empresas.
Mapear os processos é fundamental
O principal ponto para o sucesso do projeto é a identificação e mapeamento dos processos. O projeto sempre se baseia nos processos, portanto, deve-se obter a compreensão de todos os processos existentes, para identificar as deficiências operacionais e intervir de forma incisiva com o uso da tecnologia nos principais gargalos expostos na operação.
“Além de documentar os processos, o uso dos fluxos pode auxiliar para retirada de dúvidas e uso para conhecimento de novos recursos que possam vir a fazer parte do processo operacional. Portanto, pode-se inferir que o mapeamento de processos é fundamental tanto para a excelência na entrega de qualquer projeto quanto para a compreensão de todo o processo envolvido”, explica o gerente de processos.
Processos ergonômicos garantem a escala operacional
A ergonomia no processo promove a segurança da entrega, a eficiência e o conforto dos recursos envolvidos. Para tanto, é preciso adequar as capacidades desses recursos e suas limitações, seja de tecnologia, colaborador ou espaço físico. Com a adaptação à realidade da operação é possível reduzir o esforço necessário para a entrega e consequentemente reduzir os erros que podem vir a ser ocasionados pelo excesso de repetitividade do processo operacional, proporcionando maior eficiência ao meio. “O mapeamento dos fluxos, identificação de deficiências operacionais e planejamento para execução são fundamentais para quem quer se destacar no e-commerce. Para ter a melhor experiência, é preciso aliar a implantação do projeto com o uso da ferramenta de WMS”, destaca Guilherme Cardoso.