“Consumo de alimentos saudáveis veio para ficar e não deve ser ignorado”, aponta especialista

Para o marketing manager da marca, Rafael Hortz, a Geração Z é o principal catalisador do mercado de saudáveis. Créditos: Breno Brito.

Pesquisas do mercado mostram que o consumidor busca mais sabor em produtos com mais qualidade nutricional.

Manter uma vida equilibrada, com alimentação saudável e prática de exercícios físicos, é essencial para manter a saúde em dia. O consumo de alimentos saudáveis é cada vez mais incentivado pelas redes sociais e este fenômeno vem tornando-se cada vez mais comum. De acordo com pesquisa da Nielsen, o segmento cresce 12,7% ao ano, e impulsiona o resultado das categorias que atuam com diferentes drivers de crescimento, como lançamentos, descontos e pulverização de canais.

Uma das empresas especializadas em produtos saudáveis, a paranaense Vitao Alimentos, com linhas sem açúcar, glúten ou lactose, por exemplo, já mapeou o mercado e entendeu que o público, principalmente o da geração Z, está buscando uma variedade maior de produtos com qualidade nutricional nas gôndolas do mercado. Para o marketing manager da marca, Rafael Hortz, a Geração Z é o principal catalisador do mercado. “As redes sociais já são inerentes na vida de um consumidor que nasceu entre 1995 e 2010, e nesse meio a alimentação saudável é motivada, trazendo uma mudança positiva no comportamento”, afirma o especialista.

Outra pesquisa, do Instituto Qualibest, revela que 73% dos consumidores entrevistados são classificados como oscilantes, ou seja, têm o hábito de ingerir alimentos saudáveis esporadicamente. Destes, 45% valorizam o sabor e 35% optam por qualidade nutricional. “Entramos em um mercado que, além dos 12% dos que já desfrutam de uma alimentação equilibrada, conseguimos atingir também aqueles que acreditam em um estilo de vida mais benéfico nas refeições, mas que priorizam mais o sabor do que a qualidade”, relata Hortz, especificando as novas linhas criadas na Vitao com foco no sabor, feitas por meio de estudo de mercado e produzidas por chefs do segmento.

Após a pandemia do Coronavírus, se intensificou o desejo da população brasileira em consumir produtos alimentícios mais saudáveis e de melhor qualidade. “Como representantes e líderes deste setor, precisamos estar atentos ao crescimento dessa demanda de mercado, que tende a se consolidar e expandir. Não se trata de uma moda passageira; estamos diante de uma tendência significativa na forma como nos alimentamos. O consumo saudável veio para ficar, e entender este fenômeno é crucial”, destaca Rafael.

Prova disso é que “ainda há uma parcela muito grande da população, mais de um terço, que acha difícil de encontrar produtos de qualidade nutricional em evidência no mercado”, acrescenta Rafael, embasando-se no estudo de mercado da IHRSA.

Na prática

A Vitao Alimentos vem se adequando e reestruturando suas lojas e produtos por todo o país. O marketing manager da empresa compartilhou a realização de um LAB Group feito em 12 lojas pelo país de tamanhos diferentes. “Nisso, reorganizamos nossas categorias de consumo, capacitamos as equipes varejistas, os times de especialistas na indústria, fizemos mudanças em nosso planograma, entre outras ações com o objetivo de nos aproximar do consumidor”, conta Rafael.

O resultado desse trabalho foi uma média de crescimento de 30% e R$3,5 milhões de faturamento acumulado na categoria. “Tivemos um aumento de 70% no ticket médio dos checkouts que tinham uma opção saudável. Nossa análise é de que este futuro não tão distante de consumo saudável está cada vez mais presente no dia a dia da população”, finaliza.

Alimentação saudável e seus benefícios

Uma alimentação equilibrada fornece os nutrientes essenciais para a manutenção da saúde, como vitaminas, minerais, proteínas e fibras. Esses nutrientes desempenham um papel fundamental para o bom funcionamento do organismo, fortalecendo o sistema imunológico, promovendo o crescimento e a reparação celular, além de auxiliar na prevenção de doenças crônicas.

O controle de peso é outro fator importante, pois manter um peso saudável é essencial para a saúde geral. Uma alimentação saudável, combinada com a prática regular de atividade física, pode ajudar na perda de peso e no controle do índice de massa corporal (IMC).

A saúde cardiovascular também agradece quando nos alimentamos de forma mais saudável. Alimentos ricos em gorduras saturadas, colesterol e sódio devem ser evitados ou consumidos em quantidades moderadas para reduzir o risco de doenças cardíacas e acidente vascular cerebral.

O consumo saudável ajuda a melhorar a saúde mental. Há uma relação entre a qualidade da dieta e o risco de desenvolvimento de distúrbios mentais, como depressão e ansiedade. Uma dieta rica em alimentos frescos, como frutas, vegetais e peixes, e pobre em alimentos processados e açúcares refinados pode contribuir para a saúde mental e bem-estar emocional.

Outro benefício importante da alimentação saudável é que ela ajuda a aumentar a energia, a produtividade e melhorar a cognição. É recomendado consumir alimentos nutritivos, como uma combinação de carboidratos, proteínas e gorduras saudáveis, que são essenciais para manter os níveis de energia estáveis ao longo do dia.

Sobre esse novo mercado, o especialista de marketing da Vitao palestrou no Congresso SUPERNOVA, realizado dentro da APAS Show 2023, maior feira supermercadista do mundo realizada em São Paulo e que atraiu mais de 137 mil visitantes. O tema da apresentação foi sobre “Alimentos Saudáveis: Um Olhar para o Futuro não tão Distante”, trazendo insights do mercado e de experiências na Vitao Alimentos.

Sobre a Vitao Alimentos

A Vitao Alimentos tem 35 anos de mercado. Nascida em 1988, a marca é pioneira no segmento de produtos integrais no Brasil. Consolidada como uma das maiores referências nacionais do setor de alimentação saudável, a empresa conta com um portfólio completo oferecendo mais de 300 opções de produtos criados para garantir a melhor, mais equilibrada e saborosa experiência nutricional aos seus consumidores. Entre os itens de fabricação própria de destaque estão cookies, biscoitos e granolas integrais, chocolates sem açúcar e com ou sem lactose, doces sem açúcar a base de leite ou frutas, misturas para pães e bolos sem glúten, além do fracionamento e comercialização de farinhas, cereais e sementes, açúcar mascavo, arroz, sal marinho, cacau em pó, chá folhas e produtos orgânicos.

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