60% dos brasileiros preferem comprar de forma híbrida; especialista em marketing dá dicas de como empresas podem se preparar para absorver essa demanda de novos consumidores
Segundo dados da pesquisa realizada pela All iN e Social Miner, em parceria com a Opinion Box, a quantidade de brasileiros que passaram a consumir de forma híbrida a partir de 2021 foi de 60%. Já o levantamento feito pela empresa Linx, mostrou que no primeiro semestre de 2022, as vendas omnichannel cresceram 20% no Brasil, sendo que as opções de compra online com retirada física aumentaram 90% no mesmo período. Esses dados reforçam a importância das empresas brasileiras integrarem estratégias de marketing offline e online para reforçarem suas abordagens omnichannel.
Segundo o palestrante e consultor de marketing, Gabriel Pianaro, no mundo dinâmico do marketing, integrar as estratégias offline e online em uma abordagem omnichannel tornou-se crucial para as empresas estabelecerem uma presença consistente e envolvente. “A integração do marketing offline e online é a chave para alcançar uma experiência de marca harmoniosa. Os consumidores esperam uma jornada fluida, onde a comunicação aconteça de forma consistente em todos os canais, oferecendo desta uma experiência de marca consistente e envolvente para os consumidores”, explica.
Para que empresas estejam preparadas para encantar esses novos clientes, Gabriel indica como pontos principais ações de aproximação de marca, como:
Conhecer o público
Aquele velho ditado popular que o cliente sempre tem razão? Não é verdadeira, o cliente tem dores, necessidades e desejos, Então antes de iniciar a integração on e off, é fundamental conhecer profundamente o público-alvo, uma vez que ter a compreensão dos comportamentos e incentivos de compra desses consumidores ajudará a direcionar as estratégias de marketing e determinar quais canais serão mais eficazes para alcançá-los. “Ao conhecer o seu público-alvo, é possível adaptar mensagens e escolher os canais mais relevantes para fazer a comunicação, seja online ou offline. Esse é certamente o primeiro passo para qualquer estratégia”, explica o consultor.
Além disso, a tecnologia impactou fortemente na forma como as pessoas consomem, gerando um consumidor muito mais conectado e com poder de escolha maior, uma vez que ele agora possui o controle remoto. Sendo assim, entender as características desse novo consumidor é fundamental para traçar uma estratégia impactante em todos os canais. “Hoje os consumidores contam com algumas características importantes uma vez que são mais informados, ocupados, imediatistas, conectados e infiéis. Importante entender que fidelizar um cliente atualmente não é garantia de que ele irá aceitar qualquer coisa,mesmo sendo um amante de um determinado produto ou marca. Entender esses momentos ajuda a pensar as estratégias de comunicação, que devem ser capazes de atrair o consumidor em qualquer um desses momentos”, afirma Gabriel.
Criação de uma identidade de marca coesa
Uma identidade de marca coesa é a base para uma integração bem-sucedida do marketing offline e online. É essencial que sua marca transmita a mesma mensagem e imagem, independentemente do canal em que os consumidores a encontrarem. “Uma identidade de marca consistente cria familiaridade e confiança nos consumidores, permitindo que eles se engajem com sua marca em diferentes pontos de contato. Clientes que interagem com a marca têm muito mais chances de finalizar as compras na sua loja, de serem fidelizados e de levarem a sua marca para outros possíveis clientes”, conta o consultor.
Integração de canais de comunicação
A integração do marketing offline e online requer uma sincronização dos canais de comunicação, que devem garantir que a mensagem transmitida seja coesa em todos os pontos de contato, como mídia impressa, anúncios de televisão, redes sociais, e-mail marketing e site. “Utilize elementos visuais e mensagens-chave consistentes em todos os canais para proporcionar uma experiência de marca contínua e integrada. Faça crossmídia, levando ao cliente conteúdos relevantes, em diversos espaços físicos e digitais e foque em conseguir uma interação real nestes esses ambientes. Está é uma ação que na academia chamamos de Comunicação Integrada de Marketing e que muitas vezes é esquecida na ânsia de vender a qualquer custo.“, reforça Gabriel.
Coleta e análise de dados
A coleta de dados é crucial para entender como os consumidores interagem com sua marca em diferentes canais. Utilize ferramentas analíticas para obter insights sobre seus comportamentos, influência de compra e eficácia das estratégias de marketing. “A análise de dados permite ajustar e otimizar suas estratégias, garantindo uma experiência mais personalizada e relevante para os consumidores, por isso ela deve contar com estratégias de captação, encantamento, fidelização e manutenção, além de uma base forte que deve começar pelo básico coletando o nome completo, idade, onde mora, o que ele comprou na sua loja, onde trabalha, cargo, estado civil, telefone, e-mail, rede social entre outros. De nada adianta elaborar estratégias mirabolantes se você não tiver dados básicos de quem são seus clientes.“, finaliza o consultor.
Gabriel Pianaro (@gabrielpianaro) é palestrante, consultor, mentor e gestor de marketing com mais de 24 anos de atuação em estratégias de marketing e vendas. É hoje Head de Marketing na NExcore Conversas Conectadas e conselheiro do Núcleo Futuro e Tendências da ADVB/PR.