O papel primordial da Cultura

Daniel Medeiros*

 

Uma das grandes conquistas da civilizaรงรฃo foi a individuaรงรฃo humana. Os grandes contratualistas – Hobbes, Locke, Rousseau – cada um ร  sua maneira, desenhou o ser humano primeiro como um indivรญduo completo e sรณ depois como um problema social. No inรญcio, somos um, livres como em Hobbes, felizes como em Rousseau, dotados de direitos como em Locke. Freud certamente riu ao ler essas teorias, mas nรฃo discordou inteiramente delas. A capacidade humana de produzir um Eu de vontade e de controle, mesmo que nรฃo soberano, รฉ uma peculiaridade da nossa espรฉcie e um resultado de cada รฉpoca e lugar. Quanto menos ignorante e repressor for o ambiente, mais รฉ possรญvel sublimar as forรงas pulsionais em atividades prazerosas e nรฃo destrutivas. A Cultura, portanto, รฉ a saรญda para a humanidade; e por Cultura devemos entender criaรงรฃo do que nรฃo existe eย  desenvolvimento e refinamento do que existe, agregando camadas sobre camadas, depois filtrando e depurando, para enfim usar ou expor, tornando a vida mais prรกtica, alegre e bonita.ย 

A Cultura afeta nossos gestos e nossa relaรงรฃo com o Outro. Afinal, desejo sem peias รฉ o estado de guerra. Mas o desejo estabilizado pela atividade incessante do deslocamento ou da multiplicaรงรฃo dos objetos traduz-se como capacidade de produรงรฃo de mundos que tornam a vida mais rica porque mais interessante. Uma qualidade da pessoa culta รฉ justamente a abertura para as diversas manifestaรงรตes humanas: quanto mais desafiadoras, quanto mais instigantes, quanto mais exigentes, melhor. Um livro, uma peรงa, uma รณpera, um filme, uma conversa, um relacionamento. Nesse processo, a simplicidade nรฃo se confunde com a rudeza, com o mal acabado, com o desleixo. Ao contrรกrio, a simplicidade รฉ a quintessรชncia do refinamento. Obra de muito apuro, atenรงรฃo, treinamento: um gol, um verso, uma foto, uma cena, um passo de danรงa, um convite, um prato, um drink, um beijo. E viver assim e viver para isso รฉ tudo o que o mundo precisa.

Uma educaรงรฃo para a Cultura exige imprimir no indivรญduo a histรณria desse longo trajeto de criaรงรฃo e aprimoramento, mas imprimir com tinta removรญvel, como uma pele de cobra ou uma crisรกlida. Alimentado pela vivรชncia das histรณrias das grandes obras, a Cultura nรฃo espera repetiรงรฃo, mas inspiraรงรฃo para novos voos. Educar para a Cultura รฉ narrar a beleza dos esforรงos das pessoas – e isso requer envolvimento, tempo, disposiรงรฃo, esforรงo, prรกtica. ร‰ como a pipa em uma tarde de pouco vento. Ou com muito vento. De uma forma ou de outra, รฉ a habilidade de quem a conduz que permite sua exibiรงรฃo para os olhos dos admiradores. Educar para a Cultura nรฃo pressupรตe currรญculo, mas a intenรงรฃo de compartilhar a experiรชncia criativa e embelezadora do mundo com quem se dispuser.

Um indivรญduo tem um nome, um nome que escolhe para si. E veste-se como se sente bem e porta-se da forma que espera ser visto, e age como a liberdade permite, um narciso que sรณ tem por limite o olhar do outro e sua voz imperativa: “sim, eu quero; nรฃo, nรฃo quero”. Um mundo de Cultura รฉ o melhor – penso que o รบnico – anteparo contra a barbรกrie, que vรช o indivรญduo como parte de uma espรฉcie, limitado pela Biologia, determinado a agir porque รฉ assim que se deve, condenado a repetir a tradiรงรฃo de gestos e usos, sem criar ou desconstruir nada. A Cultura รฉ o melhor antรญdoto contra a hierarquia que nรฃo se recicla, repetindo os mesmos chavรตes e entoando os mesmos hinos, presos a uma nostalgia que nรฃo passa de lembranรงa encobridora de velhos traumas de infรขncia.ย 

Sem Cultura nรฃo hรก resistรชncia possรญvel. E nรฃo adianta falar em trincheiras e em armas, em vinganรงa ou castigo. Uma pessoa que construiu uma vida cheia de filigranas intrigantes fica meio ridรญcula com esse discurso, como uma roupa frouxa ou apertada demais. Ou nos impomos com palavras e gestos cheios de graรงa e alegria ou รฉ melhor que a luz se apague de vez.

*Daniel Medeiros รฉ doutor em Educaรงรฃo Histรณrica e professor de Humanidades no Curso Positivo.

@profdanielmedeiros

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