Pelo oitavo ano consecutivo a Elotech, a maior empresa se software de gestão pública do Paraná, é certificado pelo GPTW.
Participar do ranking das “Melhores empresas para trabalhar – GPTW Brasil”, é um motivo de celebração para as empresas. E, para os colaboradores, serve como indicação de fazer parte de uma jornada profissional de excelência.
O estudo leva em conta a avaliação do índice de confiança dos funcionários com o ambiente de trabalho e análise das melhores práticas de gestão de pessoas, entre outros quesitos.
Atualmente, ser uma empresa GPTW é tido no mercado como sinônimo de ser um local de trabalho positivo, onde os funcionários se sentem valorizados e satisfeitos. E esses dois atributos vêm acompanhados de muitas outras vantagens.
Em geral, colaboradores satisfeitos significam maior retenção de talentos, aumento da capacidade de atrair bons profissionais, fortalecimento da cultura organizacional, fortalecimento da marca empregadora, aumento da produtividade dos colaboradores, redução de custos com desligamentos e novos processos seletivos e melhor desempenho financeiro.
Participar de uma certificação no GPTW exige que a empresa tenha, por metodologia e valor organizacional, o pensamento voltado a desenvolver um ambiente de trabalho confortável, colaborativo, seguro física e emocionalmente e que proporcione desenvolvimento de carreira.
Isto porque o processo de certificação, composto por questionário avaliativo de clima e cultura, busca em sua essência levantar o nível de confiança que os colaboradores experimentam em seus líderes, o nível de orgulho que sentem pela organização, o quanto gostam de seus colegas e se sentem satisfeitos pelo trabalho que realizam aqui.
Como forma de identificar e premiar as empresas que trabalham isso em seu dia a dia, o Great Place To Work Institute – um instituto fundado na década de 80 no EUA, certifica as organizações que conseguem obter uma alta pontuação em diversos aspectos que somados oferecem um bom ambiente de trabalho.
“Gosto de lembrar que ser GPTW significa muito mais do que estar entre as melhores empresas para se trabalhar. Para nós esse certificado é um sinal de que a nossa organização se preocupa com as pessoas e com o desenvolvimento profissional delas, já que são os colaboradores que respondem a pesquisa de forma anônima e eles qualificam ou não nosso ambiente de trabalho”, explica Gheovana Brites, Analista de Recursos Humanos na Elotech.
“O mais legal é que ao final da certificação, nós temos a oportunidade de acessar o relatório com os itens de destaque da organização e o mapeamento dos nossos pontos de melhoria. É através deste material que ações como EloExperience, Strategy Review, Elotalks, 1 ON 1 e Escuta ativa, entre outros, são debatidas, organizadas e colocadas em prática, buscando proporcionar um ambiente de trabalho de acordo com o que nosso time necessita”, conclui ela.
Planejamento estratégico foi o primeiro passo
O Planejamento Estratégico da Elotech, a maior empresa de software de gestão pública do Paraná, que definiu as ações para 2023, teve como destaque a expansão na atuação do mercado nacional com a plataforma OXY, conjunto de sistemas para Gestão Pública.
Uma cultura só é implementada quando se torna rotina dentro da empresa, e esse evento foi o primeiro passo para a construção desse novo capítulo na nossa história. Estamos prontos para o futuro, e o futuro é agora. Inovação & Futuro & OXY”, detalha Leandro Souza, Diretor de Operações da Elotech.
Desde o período de isolamento social, a digitalização vem sendo impulsionada em todos os setores. Além da segurança de armazenar dados na nuvem, sistemas com essa tecnologia oferecem mais eficiência, flexibilidade, escalabilidade e redução de custos.
Gamificação e implementação da cultura spotify garantem foco nos colaboradores
A gamificação no ambiente de trabalho vem ganhando força por seu potencial de engajamento. O nome vem do inglês gamification, e trata-se de uma técnica que visa aplicar elementos de jogos para aumentar a motivação, o engajamento e o trabalho em equipe. Os elementos mais usados são: utilização de pontos, recompensas, desafios e competições.
Com o objetivo de reforçar os valores e a cultura interna de cuidado com os colaboradores e clientes, a Elotech apresentou este ano seu novo sistema de gamificação.
A colaboração, a autonomia, a performance e a integridade são os valores organizacionais usados para nortear as atividades. Além disso, os resultados buscam apoiar os objetivos estratégicos (OKR’s) de 2023.
A Elotech trabalha com a metodologia de squads, hoje possui 5 Tribos (agrupamentos de squads) a trabalharem com a gamificação: Knowledge, Possibility, Growth, Warriors e Shield. Tanto a gamificação quanto seus indicadores e prêmios são coletivos na empresa.
A organização de times é uma preocupação constante de empresas de tecnologia, pois está diretamente ligada ao sucesso e ganho de escala de métodos ágeis, ou Agile. Estes métodos são conhecidos por potencializarem a confiança entre as equipes e a assertividade de projetos, reduzindo os riscos de falhas por má comunicação entre times e clientes.
Foi na intenção de escalar os métodos ágeis dentro do Spotify que a empresa investiu em gestão de múltiplos times que funcionassem trabalhando em conjunto. Sua estratégia inovadora ganhou o nome de Modelo Spotify, e consiste em organizar times ágeis entre Tribos, Squads, Capítulos e Guildas.
Antes da implantação da cultura de Tribos na Elotech, todos processos eram separados – o suporte ficava distante do desenvolvimento, quando falamos de cultura, visão e foco. Cada setor enxergava apenas a sua realidade, como consequência esse modelo de cultura causava um atraso na entrega da solução ao cliente, pois sempre que o cliente demandava, a resposta dependia de uma série de agentes envolvidos no desafio.
Hoje além de todos trabalharem no mesmo ambiente, o Team Leader e o Coordenador de Suporte trabalham estrategicamente junto a todo time, pensando na melhor solução do desafio solicitado, utilizando da força de trabalho de cada área (suporte e desenvolvimento) de forma mais efetiva.
Ao aplicar essa metodologia o resultado foi nítido – a comunicação ficou mais clara e direta; as demandas urgentes chegam mais rapidamente para solução e na mesma logística uma resposta ao cliente. Conseguimos planejar melhor as implantações em novos clientes, fazer movimentos rápidos, colaboração entre colaboradores e entregas das demandas.
É válido ressaltar que as tribos agora possuem uma visão 360º das demandas. O time não fica sobrecarregado, possibilitando que os colaboradores compartilhem soluções e conhecimentos entre si.