Espro e LEROY MERLIN lançam turma do Projeto Formar em Curitiba

  • Quatro em cada dez jovens participantes em 2022 conseguiram um emprego formal, muitos deles na própria rede varejista;
  • Em 2023, mais de 100 jovens já participaram ou estão participando do Projeto Formar em todo o Brasil
Espro e LEROY MERLIN lançam turma do Projeto Formar em Curitiba
Formatura_FMT Formar_Turma 1 (215)

O Espro (Ensino Social Profissionalizante), entidade filantrópica que atua há mais de 40 anos na inserção e integração de adolescentes e jovens em vulnerabilidade no mundo do trabalho, inicia no dia 24 de julho, na cidade de Curitiba, uma nova turma do Projeto Formar, programa de formação profissional totalmente gratuito em parceria com a LEROY MERLIN, uma das maiores redes de varejo do Brasil focada em reforma, decoração e bricolagem.

A iniciativa tem o objetivo de capacitar jovens em situação de vulnerabilidade social com idades entre 17 e 22 anos. São 25 vagas disponíveis e as atividades acontecem no período da tarde, das 13h30 às 17h30. Os alunos receberão lanche, kit escolar, auxílio transporte, além de empréstimo de tablets com chips e plano de internet, viabilizando o acesso digital e estimulando a permanência de todos os alunos no curso. As aulas e o acompanhamento social dos alunos são realizados pelo Espro.

Os interessados devem utilizar o código LEROY ao realizar a inscrição neste link.

Para Mauro Filgueiras, Gerente de Desenvolvimento Responsável da LEROY MERLIN, este é um momento que traz muita alegria para a toda a companhia e, principalmente, nas unidades em que o programa acontece. “Gostaríamos de dar as boas-vindas aos novos alunos e reforçar o quão importante este projeto é para nossa empresa e também para a região sul. Na LEROY MERLIN, nós realmente acreditamos no poder transformador da educação”, aponta.

Em 2022, o Projeto Formar aconteceu na Brasilândia, um dos bairros mais vulneráveis da cidade de São Paulo. Ao todo, 46 jovens finalizaram o curso e 41% deles conseguiram um emprego formal, sendo que 75% encontravam-se em situação de altíssima vulnerabilidade. Do total de jovens empregados, 63% foram contratados pela própria LEROY MERLIN. Em 2023, o Projeto Formar passou pelas cidades de Osasco, Goiânia, Guarulhos, Fortaleza e Rio de Janeiro.

“Nós acreditamos muito nesse projeto e expandi-lo é algo que nos proporciona muito orgulho. Está em nosso DNA buscar sempre mudanças positivas que impactem a vida das pessoas e possibilitar essa capacitação é colocar em prática tudo que acreditamos. Essa nova fase do Projeto Formar vem para reforçar, novamente, nosso compromisso com a educação como uma ferramenta essencial para geração de novas oportunidades”, comenta Andressa Borba, diretora de Impacto Positivo da LEROY MERLIN.

Teoria e prática no varejo

As aulas presenciais serão divididas em 20 horas no polo do Espro, no início do curso e 20 horas no Módulo de Atividades Práticas, no qual os jovens estarão imersos diretamente nas unidades da LEROY MERLIN mais próximas do polo em que realizam as atividades teóricas.

“Ficamos muito felizes com a continuidade da parceria com a LEROY MERLIN. Grandes empresas, como ela, têm um papel fundamental no combate às desigualdades e na integração de jovens em vulnerabilidade no mundo do trabalho. Com a ampliação do Projeto Formar em âmbito nacional, seguimos com a nossa missão de, junto com a qualificação técnica, ajudar o jovem em sua formação como cidadão protagonista do seu futuro”, afirma Alessandro Saade, superintendente executivo do Espro.

A última turma do Projeto Formar em 2023 será na cidade de Campinas (SP). O início das atividades está previsto para começo de agosto.

Sobre o Espro

O Espro (Ensino Social Profissionalizante) atua na inserção de adolescentes e jovens em vulnerabilidade social no mundo do trabalho, por meio da socioaprendizagem, oferecendo uma extensa jornada gratuita, que começa nos Projetos de Formação para o Mundo do Trabalho (patrocinados ou personalizados para nossos parceiros) e segue no Programa de Aprendizagem Profissional ou no Programa de Estágio. Dessa forma, a entidade cumpre cinco dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU: trabalho decente e crescimento econômico, redução das desigualdades, educação de qualidade, saúde e bem-estar e erradicação da pobreza.

O objetivo principal do Espro é permitir aos jovens do Brasil desenvolver seus talentos para que assumam o protagonismo da construção do seu futuro e de uma sociedade mais inclusiva, bem como apoiar suas famílias e comunidades, seja por meio de projetos de capacitação ou assistência social.

Em 44 anos de existência, a entidade, que atua em âmbito nacional, encaminhou 521 mil jovens para sua primeira oportunidade de emprego e realizou 1,1 milhão de atendimentos sociais, englobando visitas domiciliares, acompanhamentos psicológicos, visitas técnicas, oficinas de geração de renda, encaminhamentos para a rede de apoio e outras iniciativas para desenvolver e melhorar a vida e o ambiente na jornada destes jovens e das comunidades onde vivem.

As empresas e parceiros do Espro têm acesso a um portfólio completo de soluções de recrutamento de jovens com a finalidade de transformar a sociedade por meio de projetos de impacto social idealizados para cada uma de suas necessidades.

O Espro tem 8 filiais e 50 núcleos regionais espalhados pelo Brasil, alcançando 992 municípios, capacitando anualmente mais de 25 mil jovens por meio dos programas e projetos. Para ampliar sua capilaridade nacional, a entidade criou a Rede de Aprendizagem Espro (RAE) que estabelece alianças com outras organizações para fazer o acolhimento dos jovens de forma colaborativa, por meio do seu Sistema de Aprendizagem (SAE).

Sobre a LEROY MERLIN

Há 24 anos no Brasil, a LEROY MERLIN é reconhecida como uma das mais importantes redes de varejo, focada em soluções completas para o lar. A companhia tem como objetivo proporcionar as melhores experiências para os seus Clientes e, por esse motivo, os coloca no centro das tomadas de decisões.

Com uma estratégia omnicanal, atua em 45 Lojas físicas em grandes formatos, duas unidades no conceito express e nas plataformas digitais, como e-commerce, televendas, WhatsApp e aplicativo.

A empresa oferta um milhão de itens, divididos em 15 seções: materiais de construção, madeiras, elétrica, ferramentas, cerâmica, sanitários, encanamentos, jardim, ferragens, organização, pintura, decoração, pisos laminados & vinílicos, iluminação e cozinhas. Além disso, possui marcas exclusivas com o objetivo de trazer sempre os melhores produtos do mercado.

A fim de possibilitar vivências únicas, a LEROY MERLIN entrega inspiração por meio de espaços ambientados, oferece o Programa de Fidelidade LEROY MERLIN Com Você que traz vantagens exclusivas para os membros participantes e o LEROY MERLIN Instala que conta com mais de 130 serviços disponíveis, uma rede de prestadores qualificados e a garantia da marca. Ainda podem ser encontrados nas unidades físicas em grandes formatos: estacionamento amplo, Cartão Presente, corte de madeiras, Fábrica de Cores, drive-thru, sistema de lockers, Clique e Retire, além do Celebre!, cartão que permite o parcelamento em até 10 vezes sem juros.

Com ações voltadas ao desenvolvimento das pessoas, a companhia disponibiliza a Universidade Corporativa, plataforma digital que concentra conteúdos relevantes e complementares às missões dos mais de 10 mil Colaboradores. A LEROY MERLIN também tem investido, cada vez mais, na área de Tecnologia & Inovação, focando em melhorias contínuas para os Clientes e Colaboradores.

Em termos de premiações e certificações, a companhia ocupa a 6.ª posição no ranking da GPTW Varejo, na categoria Super Grandes, que elenca as melhores empresas do segmento para trabalhar no Brasil e também foi certificada, em 2023, pelo Top Employers que consolida a companhia como uma das melhores empregadoras do país. Ainda, todas as Lojas físicas de grande porte possuem a certificação AQUA (Alta Qualidade Ambiental), voltada para a gestão e uso sustentável dos edifícios.

A marca é parte integrante do ADEO, terceira maior potência do setor de materiais de construção no mundo, e está presente em 13 estados brasileiros. Tem como pilar central a estratégia global We Make It Positive que transforma o negócio com 24 compromissos voltados à sustentabilidade, inovação, gestão da cadeia de valor e fomento ao desenvolvimento local. Confira mais informações acerca das iniciativas aqui!

Destaque da Semana

Alergia grave: pesquisadores desenvolvem primeira caneta de adrenalina nacional

Estimativa é que a caneta chegue ao mercado custando...

Forró da Lua Cheia agita o feriadão em Curitiba

Edição de novembro, que acontece nesta sexta (15/11), é a...

Tratamento do câncer de próstata com radioterapia

Você sabia que são esperados mais de 70 mil...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor