quinta-feira, 19 dezembro 2024
16.6 C
Curitiba

Estudos comprovam que aprender música traz benefícios físicos e sociais para os alunos

Melhoras em respiração, postura, disciplina e até mesmo interação social estão vinculadas a prática do canto de acordo com recentes pesquisas

No cotidiano, é bastante perceptível a influência positiva que a música exerce em nossas vidas. Seja como meio para fornecer estímulo adicional durante atividades físicas, ou como acompanhamento para as rotinas diárias e obrigações profissionais, apreciar nossas composições favoritas é sempre uma alternativa viável. Contudo, essa vantagem pode adquirir uma dimensão muito mais abrangente quando transcendemos a simples audição e nos dedicamos ao estudo da música, buscando aprimorar nossa compreensão e participação ativa ao cantar ou tocar um instrumento.

Pessoas de diferentes faixas etárias têm adotado essa técnica com o propósito de aprimorar a concentração, otimizar o desempenho e reduzir o estresse, e todas essas alegações possuem suporte científico. O site norte-americano WebMD, um dos principais disseminadores de informações sobre saúde no mundo, elenca diversas maneiras pelas quais podemos empregar a música para cuidar da saúde mental. Muitas dessas abordagens são conhecidas, porém, uma delas se destaca por sua originalidade: a prática da criação musical.

Compor uma música, seja com a elaboração de uma batida, o aprendizado de um instrumento ou o ato de cantar, é uma abordagem altamente eficaz para canalizar e expressar sentimentos e emoções, pois ativa diversas áreas do cérebro. Segundo a WebMD, essa atividade proporciona um meio valioso de desabafo emocional, sendo mais acessível do que aparenta. Vanessa Rafaelly, professora de canto lírico e popular, além de cantora desde a infância, relata como a música sempre a auxiliou nos momentos difíceis, tornando-se uma parte intrínseca de sua vida. Ela ressalta que o ato de cantar permitiu a liberação do que estava sentindo por meio da música.

Qualquer um pode cantar, todavia, adicionar técnica e estudo pode ampliar significativamente os benefícios dessa prática. Vanessa destaca a importância crucial da respiração como um dos aspectos fundamentais do canto. Conforme mencionado em um artigo da BBC, o controle da respiração está diretamente vinculado a áreas do cérebro responsáveis por emoções específicas e ansiedade em geral, e o desenvolvimento da técnica vocal é uma forma natural de adquirir essa habilidade. Além do impacto na saúde física, o artigo também ressalta como a melhoria na respiração pode fortalecer o humor, a motivação e influenciar positivamente o sistema imunológico. A dedicação a essa prática resulta em uma evolução perceptível em si mesmo.

As benesses do estudo da música e do canto são inúmeras, incluindo a disciplina e a socialização. A música é considerada uma forma de expressão nobre com benefícios reconhecidos ao longo dos séculos. Devido a essas razões e ao princípio de que o conhecimento é uma ferramenta poderosa, buscar a orientação de um professor de canto pode tornar essa prática ainda mais vantajosa. O ato de cantar, por si só, é visto como uma forma de aliviar problemas, no entanto, o compromisso com o aprimoramento vocal pode proporcionar ainda mais benefícios e abrir novas possibilidades.

O Studio Voz Paraná é uma instituição de destaque na área de aulas de música e interpretação, liderada por Vanessa Rafaelly, bacharel em Canto na Belas Artes do Paraná. O estúdio oferece ensino de técnicas vocais baseado em conhecimentos em fisiologia e saúde vocal, interpretação e técnicas de estúdio e palco, nos mais variados estilos musicais, como evidenciado nos recitais de alunos realizados regularmente pela escola em palcos da cidade. Além de seu papel como professora, Vanessa Rafaelly é uma presença marcante nos palcos de Curitiba, participando de várias bandas e projetos, como o Seyren, grupo tributo ao Nightwish.

CONTATO
Studio Voz Paraná: (41) 992321405 (telefone e whatsapp)

Destaque da Semana

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Popular Categories

Mais artigos do autor