Infraestrutura Brasil Holding XXI S.A. vence leilão do Lote 1 das Rodovias no Paraná

Infraestrutura Brasil Holding XXI S.A. vence leilão do Lote 1 das Rodovias no Paraná
O certame, que ocorreu nesta sexta-feira (25/8), em São Paulo, envolve mais de R$ 13 bilhões em investimentos

A Infraestrutura Brasil Holding XXI S.A. será responsável por administrar os 473 km do Lote 1 de Rodovias no Paraná. No leilão realizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e pelo Ministério dos Transportes, nesta sexta-feira (25/8), na B3 em São Paulo, o consórcio controlado pelo grupo Pátria Investimentos apresentou o valor de desconto de tarifa de 18,25%. O outro concorrente foi o Consórcio Infraestrutura PR.

“Parabéns ao grupo vencedor, estaremos juntos na trilha das concessões rodoviárias, começando pelo Paraná. É um grande ativo para vocês cuidarem. A população paranaense, que tinha grandes expectativas com este leilão, pode agora ficar um pouco mais tranquila porque um grande operador estará lá conduzindo os trabalhos, a operação e os investimentos. E a ANTT estará sempre próxima para trabalhar junto, encontrando as melhores soluções para o usuário, que é o nosso maior cliente”, afirmou o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, em seu discurso antes de bater o martelo na B3.

A concessão do Lote 1 para a Infraestrutura Brasil Holding XXI S.A. marca o início de um programa que abrangerá o estado do Paraná, incluindo rodovias federais e estaduais, com o objetivo de aprimorar a logística na região. Atualmente, as vias não têm uma concessionária responsável na área, já que as concessões foram entregues pelo estado há cerca de um ano e meio. O objetivo agora é revitalizar a manutenção e conservação dos trechos leiloados, impulsionar o desenvolvimento econômico das cidades conectadas, garantir a segurança dos usuários e promover benefícios cruciais para a infraestrutura da região e do país.

“Chegamos aqui com um projeto sustentável que será transformador para o estado do Paraná e, certamente, para o Brasil. Hoje aconteceu o maior leilão rodoviário que a Bolsa de Valores de São Paulo realizou este ano. Isso demonstra a vontade do Governo Federal em somar esforços para fortalecer os investimentos públicos e atrair mais capital privado, para melhorar a infraestrutura nacional, garantir mais competitividade ao país, para permitir mais avanço econômico, que signifique melhoria na qualidade de vida das pessoas”, destacou o ministro dos Transportes, Renan Filho.

Após a homologação do certame, a assinatura do contrato com a entrega de todos os documentos necessários e o cumprimento de todas as condições previstas no edital está prevista para dezembro. A assunção da concessionária acontecerá 30 dias após esse momento, ou seja, com previsão, em janeiro de 2024, quando se começará a operação e prestação dos serviços. A abertura das praças de pedágio ocorrerá após uma revitalização da estrutura e vistoria da ANTT, com estimativa para o primeiro trimestre do ano.

Para acessar todos os arquivos do editalclique aqui.

Concessão – A Infraestrutura Brasil Holding XXI S.A., do grupo Pátria Investimentos, será responsável pela operação, conservação, ampliação e manutenção do Lote 1 do Paraná por 30 anos. Essa concessão abrangerá Curitiba e cidades em sua área metropolitana, como Araucária, Campo Largo, Imbituva, Irati, Lapa e Prudentópolis, incluindo as BRs-277/373/376/476/PR e PRs-418/423/427.

Para o primeiro lote, em relação aos investimentos previstos (Capex), o valor estimado é de R$ 7,9 bilhões, dos quais 47% serão destinados à expansão e melhoria da capacidade das rodovias, de acordo com as diretrizes do projeto.

Quanto aos custos operacionais (Opex), cerca de R$ 5,2 bilhões serão direcionados para investimentos em serviços gerais e administrativos, tais como serviços médicos e mecânicos, áreas de descanso para caminhoneiros, sistemas de balanças e pesagem, entre outros. No total, estão previstos R$ 13,1 bilhões de investimentos totais para o Lote 1.

Benefícios – Entre as melhorias previstas estão 344 quilômetros de rodovias duplicadas, 81 km de faixas adicionais, 38 km de terceiras vias e 41 km de novas vias marginais. Além disso, a rodovia contará com 9 Bases de Serviços Operacionais e de Atendimento ao Usuário (SAU) que contarão com 3 ambulâncias tipo D, destinadas ao suporte avançado de vida, ou seja, para o atendimento e transporte de pacientes de alto risco de vida (tipo UTI), além de 7 ambulâncias tipo C. Também estará disponível um completo sistema de serviço de atendimento mecânico, com 6 guinchos leves, 4 guinchos pesados, além de 2 caminhões-pipa e 2 caminhões-gaiola. A previsão é que a concessão do Lote 1 crie, entre empregos diretos e indiretos, 81,7 mil postos de trabalho.

Vencedor – A Pátria é uma gestora de investimentos com experiência global, fundada em 1988, com dez escritórios em importantes centros financeiros do mundo, incluindo São Paulo. Este grupo é especializado na gestão de investimentos em diversas áreas, como energia, logística, infraestrutura de dados, transporte rodoviário e hidroviário. Possui expertise na concessão de rodovias, sendo responsável por três outorgas em rodovias de São Paulo: Eixosp, Concessionária Auto Raposo Tavares (CART) e Entrevias.