CFM publica resolução com novas diretrizes para o marketing médico

O novo texto, que entra em vigor março de 2024, permite maior divulgação dos serviços médicos, com responsabilidade e sem sensacionalismo; especialista dá dicas para construir o marketing médico com foco em posicionamento e credibilidade

O plenário do Conselho Federal de Medicina (CFM) atualizou suas regras para a publicidade médica: a Resolução CFM nº 2.336/2023, publicada no dia 13 de setembro de 2023 no Diário Oficial da União, entrará em vigor 180 dias após a publicação e permite que o médico divulgue seu trabalho nas redes sociais, faça publicidade dos equipamentos disponibilizados no seu local de trabalho e, em caráter educativo, use imagens de seus pacientes, ou de banco de fotos.

Além de permitir ao médico mostrar o seu trabalho, a nova resolução também autoriza a divulgação dos preços das consultas, a realização de campanhas promocionais, o uso das imagens dos pacientes, investimentos em negócios não relacionados à área de prescrição do médico, além de outras permissões

            Segundo o especialista em marketing e estratégia de negócios, Frederico Burlamaqui, o marketing médico é uma importante ferramenta para a divulgação dos serviços e para a captação de pacientes. “A quantidade de médicos é cada vez maior e a concorrência cada vez mais acirrada. Ou o médico se vê como um negócio ou ele não vai atingir suas expectativas de sucesso profissional. Além disso, os pacientes estão cada vez mais conectados, buscando conteúdo e referências no ambiente digital antes mesmo de marcar a consulta. As indicações ainda são uma base forte para a captação de clientes, porém muitas vezes isso não é suficiente, sendo importante que os profissionais médicos saibam se posicionar nas mídias para garantirem ainda mais a credibilidade de seus serviços”, afirma o especialista.  “A publicidade médica é regulada pelo Conselho Federal de Medicina e a nova resolução traz grandes possibilidades para que esses profissionais se posicionem e divulguem seus trabalhos, independente da área de atuação”, completa Burlamaqui.

Uma pesquisa realizada pela Livance em 2021, aponta que mais da metade dos médicos, 55% dos entrevistados, não usam estratégias de marketing para divulgação de seus serviços e a maioria deles indica falta de conhecimento na área para a criação de suas divulgações. Porém, a pesquisa revela que o número coletado em 2021 foi 60% maior do que o coletado no ano anterior, o que indica que cada vez mais médicos estão buscando investimento em marketing como forma de divulgação.

Entre as principais vantagens, o especialista elenca o estabelecimento de um bom relacionamento com o público, maior conhecimento do público-alvo, propagação de conteúdo relevante, mensuração de resultados, oferta de comunicação em diferentes canais, melhor custo-benefício e construção de uma autoridade na internet”, conta o especialista.

            Para alcançar esses objetivos, Frederico indica que o primeiro passo é entender o que se quer com o marketing médico. “Como em todo o processo de marketing, é primordial definir os objetivos da marca, entendendo o que se quer atingir, que pode ser um número maior de agendamentos, maior visibilidade, propagação de conteúdo e ganho de autoridade, mais faturamento, etc.”, explica. Com o objetivo bem estruturado fica mais fácil entender quais ações de marketing e comunicação são necessárias. “A marca precisa ocupar um espaço na mente do seu consumidor. É importante ser lembrado por uma característica que diferencie o trabalho do médico dos demais”, completa.

Dicas para um bom marketing médico

– Marketing de conteúdo: a geração de conteúdo relevante deve ser a base das ações de marketing médico. Se o médico quer se tornar uma autoridade na área, ele pode investir em criar conteúdo para pessoas comuns buscando esclarecer dúvidas, como para colegas de profissão, com temas mais aprofundados. Já se o objetivo for ter mais clientes na clínica, o profissional pode trabalhar conteúdos sobre a importância de exames médicos preventivos, acompanhamento médico especializado e esclarecimento sobre as suas especialidades.

– Tenha uma identidade de marca clara e atrativa: a identidade de marca é aquilo que vai ficar registrado na memória das pessoas, podendo ser o nome do médico(a) ou da clínica. Neste processo é importante pensar nas cores usadas, fontes e demais questões visuais que possam ser marcantes ao seu público. Uma vez que a identidade esteja criada, ela deve estar em todas as comunicações, inclusive nas redes sociais, conteúdos e vídeos.

– Esteja ativo no ambiente digital: a presença digital tem a grande capacidade de posicionar melhor a clínica, para isso invista em canais de propagação de conteúdos e que contem com um atendimento ágil para caso de dúvidas dos pacientes. As redes sociais são ótimas para isso, assim como o whatsapp, lembrando que se deve ter uma equipe treinada para dar respostas. Estar bem pontuado no Google também é importante, assim como disponibilizar depoimentos de pacientes que reforcem a tradição e o atendimento ágil e humano realizado pelo corpo clínico.

–  Invista em Comunicação Estratégica: É importante utilizar ferramentas digitais que ajudam na comunicação e na captação de pacientes. Ela pode ser feita por meio de um site com linguagem adequada e acessível, design responsivo e fácil navegabilidade, com formulários de contato, otimização (SEO) para os buscadores de pesquisas, geração de conteúdo relevante em blog posts, e-books e newsletter, presença nas redes sociais, entre outras ações que irão colocar o médico em contato com seus pacientes também no ambiente digital.

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